
A Academia Eça de Queirós é uma comissão permanente dos Amigos do Solar Condes de Resende - Confraria Queirosiana formada por todos os sócios e confrades com formação académica que se dedicam ao estudo, investigação e divulgação de temas oitocentistas e novecentistas, nomeadamente da vida, obra e época de Eça de Queirós.
Pesquisar neste blogue
terça-feira, 27 de dezembro de 2022
Palestra das últimas quintas-feiras do mês - 29.12.2022
quinta-feira, 15 de dezembro de 2022
Falecimento
Falecimento
No passado dia 13 de
dezembro faleceu a nossa Cara Colega membro da direção da associação Amigos do
Solar Condes de Resende – Confraria Queirosiana, Susana Maria Simões Moncóvio. A
ilustre finada era Doutora em História da Arte Portuguesa pela Faculdade de
Letras da Universidade do Porto, onde em 2014 apresentou a tese «O Centro
Artístico Portuense (1880-1893). Socialização do ensino da História e da Arte
moderna no Portugal de oitocentos». Tendo publicado muitos outros ensaios sobre
História da Arte, dedicou também o seu labor ao estudo e divulgação da vida e
obra de Eça de Queirós e seus familiares e contemporâneos, tendo publicado
vários artigos sobre estas matérias na Revista
de Portugal e em outros títulos da imprensa académica.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2022
J. A. Gonçalves Guimarães - bibliografia 2022
Curriculum Vitae
Joaquim António Gonçalves Guimarães, português, cartão de cidadão 02733837, filho de António Peixoto Guimarães e de Perpétua Gonçalves Rua, nasceu em Mafamude, Vila Nova de Gaia, a 30 de junho de 1951.
Formação escolar e técnica
Frequentou a Escola do Torne (Vila Nova de Gaia), fundada em 1868 pelo industrial têxtil de ascendência inglesa Diogo Cassels, depois o Liceu Alexandre Herculano, (Porto) e o Liceu Nacional de Vila Nova de Gaia (atual Escola Secundária Almeida Garrett), este apenas no último ano do ensino complementar alínea F (Ciências),enquanto frequentava o Centro de Formação de Técnicos e Auxiliares dos Serviços Clínicos, no Hospital Escolar de S. João (Porto),para a obtenção do curso técnico de Radiologia que concluiu em 1972.Em 1977, como aluno voluntário, concluiu o curso complementar na área de Letras (fazendo as disciplinas que nunca tinha frequentado) no Liceu Nacional de Vila Nova de Gaia, com média final de treze valores.
Técnico de Radiologia
Tendo frequentado o curso técnico de Radiologia no Hospital Escolar de S. João, entre janeiro e junho de1972 exerceu a profissão na Maternidade Júlio Dinis, Porto, até ser incorporado no serviço militar obrigatório. Depois de ter passado à disponibilidade em 1975 passou a exercer esta profissão nos Serviços Médico-Sociais do Distrito do Porto até setembro de 1983.Em 1976 fez um curso de proteção contra radiações ionizantes no LNETI (Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industriais, ex - Junta de Energia Nuclear) em Sacavém, tendo então visitado o único reator nuclear então existente em Portugal. Foi ainda sócio fundador, membro e presidente da direção e da assembleia geral do Sindicato dos Técnicos Paramédicos do Norte/Centro, tendo contribuído para a organização e definição das profissões de Diagnóstico e Terapêutica na área da Saúde.
Enfermeiro militar
Tendo sido incorporado no serviço militar em julho de 1972 no Regimento de Infantaria das Caldas da Rainha, passou pelo Regimento dos Sapadores de Caminho-de-Ferro para frequentar o curso de Enfermeiro no Hospital Militar da Estrela (Lisboa), tendo depois sido colocado no Hospital Militar do Porto. Em 1974 foi incorporado na Companhia de Artilharia 7258/73 em Torres Novas e mobilizado para Moçambique, para onde partiu a 8 de março, tendo sido colocado na zona de guerra em Chipera (Tete). Depois de passar por Tete e Beira regressou a Portugal a 12 de março de 1975.
Habilitações académicas
Em 1978 matricula-se como estudante-trabalhador no curso de História da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo concluído a respetiva licenciatura em 1982 com média de catorze valores, complementada em1983 com as disciplinas de História do Urbanismo e História da Arte no Antigo Egipto. Logo no segundo ano, e com mais dois colegas, tinha redigido o estudo O Foral de Gaia de 1255. Um texto e a sua época. Em 1991 naquela mesma faculdade frequenta o mestrado em Arqueologia, obtendo o grau de mestre em 1994 com a dissertação Gaia e Vila Nova na Idade Média – Arqueologia de uma área ribeirinha, orientada pelo Professor Doutor Carlos Alberto Ferreira de Almeida, que obteve a classificação de Muito Bom. Em 2013 matriculou-se na mesma faculdade no curso de doutoramento em História Contemporânea, concluindo a parte letiva com 19 valores, tendo apresentado a 7 de julho de 2021 à Faculdade de Letras da Universidade do Porto a sua tese de doutoramento intitulada «A Frota Mercantil do Porto e o comércio com o Brasil entre 1818 e 1825» orientada pela Professor Doutor Jorge Fernandes Alves. O júri foi composto pelos Professores Doutores Luís Miguel Duarte (FLUP), presidente; Jorge Fernandes Alves (FLUP), orientador; António Rafael Amaro (FEUC), arguente; Amândio Jorge Morais de Barros (IPP), arguente; João dos Santos Ramalho Cosme (UNL), vogal; Gaspar Martins Pereira (FLUP), vogal, tendo sido aprovado por unanimidade.
Membro do Gabinete de História e
Arqueologia
Na sequência do trabalho elaborado durante a licenciatura, em 1982 o Professor Doutor Humberto Baquero Moreno, então professor daquela faculdade, propõe aos autores (Joaquim António Gonçalves Guimarães, José António Afonso e Raúl Solla Prata) a sua publicação, para o que fez o respetivo prefácio. E também para serem co-fundadores na criação do Gabinete de História e Arqueologia de Vila Nova de Gaia, o qual viria logo a ser adotado pela assembleia municipal de Vila Nova de Gaia como grupo de trabalho autárquico naquelas áreas, depois de se lhe ter juntado um outro grupo de trabalho em Arqueologia liderado pelo Professor Doutor Armando Coelho Ferreira da Silva, também professor naquela faculdade. Desde então este organismo, que virá mais tarde a institucionalizar-se como associação e, desde 2004, como grupo de trabalho profissional integrado na associação Amigos do Solar Condes de Resende – Confraria Queirosiana com a designação de Gabinete de Historia, Arqueologia e Património, tem-se dedicado ao levantamento do Património do vale do Douro, e em especial das cidades de Gaia e Porto, mas também do vale do Côa, Régua e S. João da Pesqueira, à realização de estudos arqueológicos, históricos e antropológicos nesta área geográfica e à sua apresentação pública e edição em livros e atas de congressos, à organização de eventos e outras realizações culturais e ao incentivo e apoio a diversas dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Em todo este tipo de ações o signatário tem participado como membro desta estrutura profissional e seu coordenador a partir de 2004.
Técnico superior de História da Câmara
Municipal de Vila Nova de Gaia
Em setembro de 1983 é convidado para trabalhar na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, começando por organizar as 1.asJornadas de História Local e Regional, dinamizadas pelo Gabinete de História e Arqueologia, as quais reuniram aqui pela primeira vez profissionais da História e Arqueologia. No seguimento desta ação dinamizou o levantamento e inter-conhecimento dos literatos, dos artistas plásticos e dos músicos locais, para além do levantamento histórico documental, dos patrimónios arqueológico, edificado e etnográfico. Foi entretanto colocado no quadro mediante concurso público. Em 1986 foi secretário do 1.º Congresso Internacional Sobre o Rio Douro, organizado pelo Gabinete com a colaboração da autarquia local e no ano seguinte organizará as 1.as Jornadas de Antropologia Cultural. Tendo até aí trabalhado num espaço da Biblioteca Pública Municipal, a partir de 1987 passa a dirigir o Solar Condes de Resende, em Canelas, entretanto adquirido pela autarquia para Casa Municipal da Cultura para os aspetos relacionados com a Arqueologia, História, Antropologia Cultural e Património, bem assim como a sua ligação à vida e obra do escritor Eça de Queirós e para onde foi transferida parte da antiga Coleção Marciano Azuaga, até aí depositada na Biblioteca Municipal. Depois de obras parcelares de adaptação, a Casa abriu ao público a 20 de setembro de 1988, acolhendo nos dias seguintes as sessões do Congresso Internacional sobre Bartolomeu Dias e a sua Época, organizado com a colaboração da Universidade do Porto e no qual participaram alguns dos maiores vultos da História da Expansão. Em 1990 aí acolhe o IV Encontro de Historiadores Portugueses e Soviéticos, organizado pelo Centro de História da Universidade do Porto, a que se seguiram outras realizações culturais. Enquanto prosseguia com o trabalho naquelas áreas, desde 1991 que também aí, com a colaboração do Gabinete, organiza, e leciona em vários cursos livres do Solar Condes de Resende, uns de curta duração e um só professor, para assuntos mais específicos, outros habitualmente com treze sessões quinzenais de duas horas aos sábados, entre outubro e março, mais tarde organizados com a colaboração da associação Amigos do Solar Condes de Resende – Confraria Queirosiana e a sua Academia Eça de Queirós e certificados pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Gaia Nascente (ME), os quais têm tido a lecionar alguns dos mais conhecidos especialistas portugueses nas diversas disciplinas ministradas. Foram os seguintes os cursos organizados:
1 - 1991/1992 –
Introdução ao Património Cultural de Vila Nova de Gaia
2 - 1992 –
Fotografia
3 - 1992/1993 –
História do Património Natural de Vila Nova de Gaia
4 –1994–
Gastronomia do Douro Litoral
5 - 1994/1995 – A
Família como Realidade Histórica
6 - 2002 –
Geologia e Geomorfologia da Praia de Lavadores *
7 - 2002/2003 –
Introdução ao Estudo de Línguas Antigas: Egípcio, Chinês, Grego, Árabe,
Hebraico, Latim *
8 - 2003/2004 –
História de Gaia e do Grande Porto (1ª edição)
9 - 2004/2005 –
História da Arte em Gaia e no Grande Porto: do Românico a Eduardo Luís
10 - 2005/2006 –
História de Gaia e do Grande Porto (2.ª edição)
11 - 2006/2007 –
Cultura Popular, Etnografia e Folclore
12 - 2007/2008 –
Douro, Gaia, Porto: História e Carisma de uma Região (3.ª edição de História do
Grande Porto)
13 - 2008 – Arte
Rupestre Europeia *
14 - 2008/2009 –
Eça de Queirós, sua vida, sua obra, sua época
15 - 2009/2010 –
História de Gaia e do Grande Porto – Biografias de Homens e Mulheres ilustres
(4.ª edição)
16 - 2010/2011 –
Património Religioso e Arte Sacra
17 - 2011 –
História da Joalharia em Portugal *
18 - 2011/2012 –
Eça de Queirós, sua vida, sua obra, sua época (2.ª edição)
19 - 2012/2013 –
Esplendor da Arqueologia: Ciência, Cultura, Turismo
20 - 2013/2014 –
História Empresarial e Institucional
21 -2014/2015- História
e Carisma da Região do Douro Atlântico (Gaia, Porto, Matosinhos; 5ª edição de
História do Grande Porto)
22- 2015/2016–13
monumentos e sítios carismáticos do Douro Atlântico (Gaia/Porto/Matosinhos; 6.ª
edição de História do Grande Porto)
23 - 2016/2017 –
História Naval do Noroeste Português
24 - 2017/2018 –
Património Cultural de Gaia (PACUG)
25 - 2018
–Genealogia e História da Família *
26 - 2018/2019 -
Música & Músicos: aspetos do Património Musical Português
27 - 2019/2020 -
Revoluções e Constituições, comemorativo dos 200 anos da Revolução de 1820
28 - 2020/2021 –
Antigo Egito
29 - 2021/2022 –
História – Património – Turismo
30 – 2022/2023 – O
Brasil duzentos anos depois
Nota: não lecionou
nos cursos assinalados com *, tendo-o feito em todos os restantes.
Entretanto
no Solar organizara uma exposição permanente no seu Núcleo Museológico de Arqueologia
além de outras temporárias noutros espaços, continuando a acolher as mais
diversas manifestações culturais e a divulgar a vida e obra de Eça de Queirós e
o roteiro queirosiano de Vila Nova de Gaia. Em 1995 o espólio desta Casa foi
enriquecido com a aquisição pela autarquia do Arquivo Condes de Resende, o qual
comporta milhares de documentos manuscritos entre os séculos XI e XX, muitos
dos quais entretanto já usados para artigos de investigação, dissertações de
mestrado e teses de doutoramento. Com a criação em 2003 da associação Amigos do
Solar Condes de Resende – Confraria Queirosiana, de que foi sócio fundador, a
Casa passou a ter uma maior dinamização cultural e a ver o espólio aí
depositado ser enriquecido com a doação de acervos pessoais – como o do
escritor gaiense José Rentes de Carvalho – e outros.
Tendo atingido o limite de idade para trabalhar em funções públicas a 30 de junho de 2021, requereu a continuação em funções por mais cinco anos, o que foi deferido, reingressando no serviço a 1 de novembro de 2021devendo terminar essas funções a 31 de outubro de 2026. Porém a Câmara Municipal de Gaia só lhe renovou o prolongamento de funções até 31 de Outubro de 2022, passando então à situação de aposentado da função pública.
Docente
universitário
Em 1991passou a lecionar como assistente convidado, em
horário pós-laboral, na Universidade Portucalense Infante D. Henrique, as
disciplinas semestrais de Estudo e Valorização do Património Arqueológico, Estudo
e Valorização do Património Construído, Estudo e Valorização do Património
Natural e Gestão do Património, na licenciatura de Ciências Históricas - Ramo Património,
passando em 1995 à categoria de professor auxiliar convidado. A partir do ano
letivo de 2000/2001 até 2002/2003 leccionou as disciplinas de Património Arqueológico,
Património Construído, Património Natural, e Gestão do Património, tendo também
orientado seminários de licenciatura nestas áreas, e participado em outras ações de formação.
Em 1993 deslocou-se pela primeira vez a Cabo Verde
numa delegação do Centro de Estudos Africanos e Orientais desta universidade
para participar no “1.º Ciclo de Sensibilização: Arquivo-História-Património”
organizado pelo Arquivo Nacional eo Instituto Nacional de Cultura de Cabo Verde
e esta universidade, onde apresentará na cidade da Praia o tema «A Problemática
do Património». Aí voltará de novo em 1998, à cidade do Mindelo, para
participar nas III Jornadas Luso-Caboverdianas sobre Documentação, História e
Património, organizadas pelo Arquivo Histórico Nacional da República de Cabo
Verde com a colaboração desta universidade. Em 1999, no
cumprimento de um acordo com o Instituto Superior de Educação de Cabo Verde, na
cidade da Praia leciona um curso intensivo sobre Arqueologia e Património
Arqueológico, na licenciatura em Educação.
Desde a primavera de 1997, como docente desta universidade,
mas também como membro do Gabinete de História e Arqueologia de Vila Nova de
Gaia e responsável, desde 1985,pelas escavações arqueológicas na Quinta da
Ervamoira, Vale do Côa, e também em colaboração com o departamento de Zoologia
da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto dirigido pelo Prof. Doutor
Paulo Talhadas dos Santos, e com o patrocínio da Casa Ramos Pinto, programa e
dirige nas férias da Páscoa as Semanas de Estudos Especializados, destinadas a
equipas multidisciplinares de estudantes universitários para trabalharem o
Património da região e os conteúdos do Museu de Sítio de Ervamoira por si
concebido e entretanto inaugurado pelo Ministro da Cultura, Professor Doutor
Manuel Maria Carrilho, a 1 de novembro de 1997. As referidas semanas existiram
até à primavera de 2003.
Ainda em 1997 nesta universidade lecionou «Património
português em África, património africano em Portugal» num curso de extensão
universitária.
Em 1998 no seu Instituto de Formação e Cooperação
Internacional, no âmbito do programa de Formação Contínua de Professores
(FOCO), lecionou «Património Natural do Centro Histórico do Porto» e em 2001 «A
preservação do Património e a Escola: educar para a atitude».
Em 2002, com a Prof.ª Doutora Maria da Luz Oliveira,
organizou umas jornadas sobre «Arqueologia da Paisagem – uma abordagem
multidisciplinar». Nesse mesmo ano, no curso de especialização em Ciências
Documentais, realizou um Workshop sobre «Um Centro de Documentação na ótica do
utilizador» e, no ano seguinte, no mesmo curso, um outro sobre «O Centro de
Documentação do Solar Condes de Resende».
Em 2004, no curso de pós-graduação em Turismo, lecionou
a disciplina «Sociedade e Território Europeu».
Por entretanto ter sido extinta a licenciatura em Ciências Históricas – Ramo Património, em horário pós-laboral, deixou de lecionar regularmente nesta universidade.
Formador em
outras ações
Para além da lecionação em ações do Gabinete de
História e Arqueologia, do Solar Condes de Resende e da Universidade
Portucalense Infante D. Henrique, tem lecionado ainda em outras ações de formação,
nomeadamente:
Já em 1986 o Gabinete de História e Arqueologia de
Vila Nova de Gaia organizara a parte pedagógica de um Curso de Formação de
Artesãos financiado pelo Fundo Social Europeu e promovido pela Câmara Municipal
de Vila Nova de Gaia, onde lecionou «História Local e Regional».
Em 1993 lecionou «Património Cultural e Arqueológico»
num Curso de Formação de Auxiliares de Arqueologia organizado pela Câmara
Municipal do Porto e pelo Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto.
Em 1995 numa ação de formação dos professores do
Colégio S. Gonçalo, em Amarante, leciona «S. Gonçalo: metodologia do projeto
área-escola»
Em 1997 obtém o certificado de formador pelo Conselho
Científico - Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação.
Em 1998 participa como formador nas 1.as
Jornadas das Ciências da Terra na Escola EB 2/3 de Lustosa, Lousada.
Em 1998 faz uma ação de formação sobre «Porto
Património Mundial – Repercussão no rendimento escolar dos alunos» no Centro de
Formação FORPROF da Escola Secundária António Nobre, no Porto.
Em 2000 faz palestras formativas na Escola Superior
Artística do Porto sobre «A evolução do território de Vila Nova de Gaia»; na
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, no mestrado em Ambiente, sobre
«A interação do Património Natural com os outros Patrimónios»; na Escola
Secundária do Fundão sobe «Eça de Queirós e o Solar Condes de Resende» e na
Universidade do Minho, departamento da Educação sobre «Ervamoira: projeto de Património
sustentado».
Em 2004 leciona no Centro de Formação de Escolas Associadas
Gaia Oeste «Um percurso por Gaia e a sua História», de que fará uma segunda
edição em 2005.
Em 2006 obtém o Certificado de Aptidão Profissional de
Formador pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, tendo nesse mesmo
ano lecionado História da Arte no Inovinter - Centro de Formação e de Inovação
Pedagógica, delegação do Porto.
Em 2021 lecionou na I Internacional Heritage Summer School que decorreu entre 18 e 24
de julho no Douro, sobre Património Cultural, Paisagem e construção de
Identidades Territoriais, organizado pela Faculdade de Letras da Universidade
do Porto/ CITCEM,
apresentando no dia 21 o tema “S. Salvador do Mundo e
a aldeia de Pereiros, S. João da Pesqueira: dois locais singulares do
Património Duriense” no Museu do Vinho de S. João da Pesqueira, seguido de
visita guiada a estes locais.
Em 2022 lecionou na II Internacional Heritage Summer School que decorreu entre 17 e 23 de julho no Douro, organizada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto/ CITCEM, apresentando no dia 20 o tema «Quinta da Ervamoira - Vale do Côa: das escavações arqueológicas ao Museu de Sítio» no Museu de Sítio de Ervamoira, seguido de visita guiada ao mesmo.
Congressos e outros encontros científicos
(nos quais participou com comunicação também publicada; ver bibliografia)
1983
– Lisboa: Segundo Congresso sobre
Monumentos Militares Portugueses. Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos.
- Vila Nova de Gaia: 1.as Jornadas de História Local e Regional: Câmara
Municipal de Vila Nova de Gaia/ Gabinete de História e Arqueologia de Vila Nova
de Gaia.
1984
– Portalegre/ Cáceres: 1,º Simposium
sobre Castelos Raianos de Portugal e Espanha: Associação Portuguesa dos
Amigos dos Castelos/ Associación Española de Amigos de los Castillos.
-
Caminha: Seminário Luso-Galaico:
Câmara Municipal de Caminha.
1985
– Santa Maria da Feira: III Congresso sobre
Monumentos Militares Portugueses. Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos.
1986
– Vila Nova de Gaia, Porto e Douro: 1º
Congresso Internacional sobre o Rio Douro: Gabinete de História e
Arqueologia de Vila Nova de Gaia.
-
Porto: Colóquio
de Ourivesaria do Norte de Portugal. Fundação
Eng.º. António José de Almeida, 1986.
-
Arouca: 1as Jornadas de
História e Arqueologia do Concelho de Arouca. Câmara Municipal/ Centro de Arqueologia
de Arouca.
1987
– Vila Nova de Gaia: - 1as
Jornadas de Antropologia Cultural de Vila Nova de Gaia. Câmara Municipal de
Vila Nova de Gaia.
1988 – Santa Maria da Feira: 1.asJornadas de Estudo sobre a
Terra de Santa Maria: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
- Viseu: Iº Colóquio Arqueológico de Viseu. Associação de Defesa do
Património e Ambiente Amigos da Beira.
1989 – Loulé: III Jornadas de História Medieval do Algarve e Andaluzia. Câmara Municipal
de Loulé.
1990 – Vila Nova de Gaia: IV Encontro de Historiadores Portugueses e
Soviéticos. Universidade do Porto/ Centro de História.
1992 – Lisboa/ Mértola – IV Reunião de Arqueologia Cristã Hispânica:
Universidade Nova de Lisboa/ Universitat de Barcelona.
1993 – Porto: 1.º Congresso de Arqueologia Peninsular. Faculdade de Letras da
Universidade do Porto.
- Praia, Cabo Verde: 1.º Ciclo de
Sensibilização Arquivo – História – Património: Arquivo Histórico Nacional/
Universidade Portucalense Infante D. Henrique/ Instituto Nacional de Cultura
1994 – Ljubljana, Eslovénia – Inaugural
Meeting. European Association of Archaeologists.
- Vila Nova de Gaia: Seminário Sobre Património e Autarquias.
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia/ Solar Condes de Resende/ Universidade
Portucalense Infante D. Henrique.
- Braga: Encontro de Arqueologia Urbana: Câmara Municipal de Braga.
1995
- Matosinhos: 1º
Encontro de Olaria Tradicional: Câmara
Municipal de Matosinhos.
– Tondela: 2as Jornadas de Cerâmica Medieval e Pós-medieval.
Câmara Municipal de Tondela.
1996
-Vila Nova de Gaia, Porto e Douro: 2º
Congresso Internacional Sobre o Rio Douro: Gabinete de História e
Arqueologia de Vila Nova de Gaia.
–
Matosinhos: 2º
Encontro de Olaria Tradicional. Câmara
Municipal de Matosinhos.
1997
- Matosinhos:
III Encontro de Olaria Tradicional: Câmara
Municipal de Matosinhos.
- Porto: Colóquio A Indústria Portuense em Perspectiva Histórica. Faculdade
de Letras da Universidade do Porto.
1998 - Matosinhos: IV Encontro de Olaria Tradicional:
Câmara Municipal de Matosinhos.
- Guarda: 1.as Jornadas de Património da Beira Interior. ARA –
Associação de Desenvolvimento, Estudo e Defesa do Património da Beira Interior.
- Mindelo, Cabo Verde: III Jornadas
Luso-Caboverdianas sobre Documentação, História e Património: Arquivo Histórico
Nacional da República de Cabo Verde/ Universidade Portucalense Infante D.
Henrique.
- Porto: 1.º Congresso sobre a Diocese do Porto. Tempos e Lugares de Memórias.
Faculdade de Letras da Universidade do Porto/ Universidade Católica/ Centro de
Estudos D. Domingos de Pinho Brandão /
1999
– Vila Real: 3º Congresso de Arqueologia
Peninsular; Associação para o Desenvolvimento da Cooperação da Arqueologia
Peninsular.
-
Guarda: Colóquio
Beira Interior História e Património: Câmara Municipal
da Guarda.
- Vila Nova de Gaia: 1.as Jornadas de História Local
de Santa Marinha: Junta de Freguesia de Santa Marinha.
2000 - Porto: IV Jornadas Luso-Caboverdianas sobre Documentação, História e Património. Universidade Portucalense Infante D.
Henrique.
2001
– Porto: II Congresso Internacional de
História da Arte 2001 - Portugal: encruzilhada de Culturas, das Artes e das
Sensibilidades. Associação Portuguesa de História da Arte.
- Vila Nova de Gaia: 1as. Jornadas de História Local de Santa Marinha: Junta
de Freguesia de Santa Marinha.
-
Lisboa: IV Semana Cultural da China:
Instituto de Ciências Sociais e Políticas/ Centro de Estudos Chineses.
-
Porto, Lamego, Vila Real: IIº Simpósio Internacional
de História e Civilização da Vinha e do Vinho. Grupo de Estudos de História
da Vitivinicultura Duriense e do Vinho do Porto.
2002
– Lisboa: V Semana Cultural da China:
Instituto de Ciências Sociais e Políticas/ Centro de Estudos Chineses.
2003
– Porto: I Congresso Luso-Brasileiro de
Estudos Jornalísticos/ II Congresso Luso-Galego de Estudos Jornalísticos. Universidade
Fernando Pessoa.
-
Lisboa: VI Semana Cultural da China:
Instituto de Ciências Sociais e Políticas/ Centro de Estudos Chineses.
-
Freixo de Numão, Vila Nova de Foz Côa: 1.º
Congresso de Património, Arqueologia e Natureza do Douro Superior e Baixo Côa:
Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Freixo de Numão.
-
Angra do Heroísmo, Açores: I.º Congresso
Nacional de Gastronomia. Federação Nacional das Confrarias da Gastronomia
Portuguesa.
-
Porto: IV Colóquio Internacional “Em
buscada História das Mulheres”. Associação Portuguesa da História das
Mulheres
2004
- Porto: III Congresso Internacional de
História da Arte. Associação Portuguesa de História da Arte.
- Porto: 2º Encontro Internacional História da Vinha e do Vinho no Vale do
Douro. Grupo de Estudos de História da Vitivinicultura Duriense e do Vinho
do Porto.
-
Porto: VI Jornadas Luso-Caboverdianas em Ciências Sociais:
Universidade
Portucalense Infante D. Henrique.
- Matosinhos: VI Encontro de Olaria Tradicional:
Câmara Municipal de Matosinhos.
-
Freixo de Numão, Vila Nova de Foz Côa: 1.º
Congresso de Arqueologia de Trás-os-Montes, Alto Douro e Beira Interior:
Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Freixo de Numão. Parque
Arqueológico do Vale do Côa/ Câmara Municipal da Meda e Câmara Municipal de
Vila Nova de Foz Côa
2005 - Vila Nova de Foz Côa: 2.º Congresso de Arqueologia de
Trás-os-Montes, Alto Douro e Beira Interior: Associação Cultural,
Desportiva e Recreativa de Freixo de Numão. Parque Arqueológico do Vale do Côa/
Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa/ Centro Nacional de Arte Rupestre.
2006
– Chaves: Congresso “Saberes e Sabores”
(VI Congresso Galiza - Norte de Portugal).Delegação Regional do Norte do
Ministério da Cultura.
-
Vila Nova de Foz Côa: III Congresso de
Arqueologia de Trás-os-Montes, Alto Douro e Beira Interior. Associação
Cultural, Desportiva e Recreativa de Freixo de Numão/ Parque Arqueológico do
Vale do Côa.
-
Lisboa, Porto: 1.º Fórum Internacional de
Sinologia. Instituto Português de Sinologia.
2007
– Maia, Penafiel, Baião: I
Congresso Internacional do Vinho Verde: História, Economia, Sociedade e
Património. Associação
Portuguesa da História da Vinha e do Vinho.
- Lisboa: 2.º
Fórum Internacional de Sinologia. Instituto Português de Sinologia.
2008
– Vila Nova de Gaia: 3.º Fórum
Internacional de Sinologia. Instituto Português de Sinologia.
-
Leiria: Colóquio 200 anos após as
Invasões Francesas: impacto e dinâmicas na região. Câmara Municipal de
Leiria.
2009
– Porto: I Congresso de História da Santa
Casa da Misericórdia do Porto. Santa Casa da Misericórdia.
- Maia: I Jornadas Internacionais sobre Enoturismo e
Turismo em Espaço Rural: Associação Portuguesa da História da Vinha e do
Vinho/ Instituto Superior da Maia.
-Lisboa: XVIII Colóquio de História Militar.
Política Diplomática, Militar e Social do Reinado D. Carlos no centenário da
sua morte. Comissão Portuguesa de História Militar.
-
Pinhel, Meda, Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Nova de Foz Côa: V Congresso de Arqueologia do Interior Norte
e Centro de Portugal. Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de
Freixo de Numão/ Parque Arqueológico do Vale do Côa.
-
Lisboa: 4.º Fórum Internacional de
Sinologia. Instituto Português de Sinologia.
2010 - Maia: II Jornadas Internacionais de Turismo: Instituto Superior da Maia.
- Vila Nova de Gaia: 5.º Fórum Internacional de Sinologia. Instituto Português de
Sinologia.
-
Peso da Régua, Viana do Castelo: 1.º
Congresso Vinhas e Vinhos Associação Portuguesa da História da Vinha e do
Vinho.
2011
– Porto: I Congresso O Porto Romântico.
Universidade Católica.
-
Lisboa: 6.º Fórum Internacional de
Sinologia. Instituto Português de Sinologia.
2012 - Porto: II Congresso de História da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Santa
Casa da Misericórdia.
-
Porto: 7.º Fórum Internacional de
Sinologia. Instituto Português de Sinologia.
2013
– Leiria: 8.º Fórum Internacional de
Sinologia. Instituto Português de Sinologia.
- Porto: II Encontro Científico Cidades,
Espaços e Identidades. Universidade Lusófona.
2014
– Lamego: 2.as Conferências do
Museu de Lamego. Faculdade de Letras da Universidade do Porto/ CITCEM.
2015
– Vila Nova de Gaia: 1.ª Conferência
Cidades de Rio e Vinho. Gaiurb
2016
– Porto: III Congresso de História da
Santa Casa da Misericórdia do Porto. Santa Casa da Misericórdia
-
Golegã, Chamusca:
I Congresso Internacional o Cavalo e o Touro. Câmara
Municipal da Golegã e Câmara Municipal da Chamusca.
2017
– Lisboa: II Congresso de Arqueologia da
Associação dos Arqueólogos Portugueses. Associação dos Arqueólogos Portugueses.
- Vila Nova de
Gaia e Porto: II Congresso do Património
Mundial sobre “Pontes de Aço de Grande Arco do século XIX. Gaiurb.
-
Porto, Penalva do Castelo: IIº Congresso
Internacional da Vinha e do Vinho. Associação Portuguesa da História da Vinha
e do Vinho.
- Guimarães: 2.º Congresso Internacional “As Cidades na
História” – Sociedade”: Câmara Municipal de Guimarães
- Vila Nova de Gaia: Colóquio Imprensa Diária e Grande Guerra –
Arte, História, Jornalismo e Política: Câmara Municipal de Vila Nova de
Gaia/ FLUP/ CITCEM.
2018 - Vila Nova de Gaia: Colóquio Grande Guerra e Participação
Portuguesa – Repercussões: Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia/ FLUP/
CITCEM.
2019 – Porto: Encontros
de História e Património do Porto – Ruas do Porto: Universidade
Portucalense Infante D. Henrique.
-
Porto: Workshop Atlantic Connections:
Faculdade de Letras da Universidade do Porto/ CITCEM/ Universidade de
Greifswald
2020 - Porto: V
Congresso de História da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Santa Casa da
Misericórdia.
2021 – Porto – Instituto dos Vinhos do
Douro e do Porto, 21 de julho (por videoconferência) «Arte Publicitária dos
vinhos do Douro e do Porto: os artistas estrangeiros»
- S. João da Pesqueira – Museu do Vinho,
24 de julho – aula sobre «S. Salvador do Mundo e a aldeia de Pereiros, S. João
da Pesqueira: dois locais singulares do Património Duriense» integrada na I International Heritage Summer School,
organizada pela Universidade do Porto/ CITCEM/ FLUP.
–
Lisboa: Congresso Internacional sobre a Revolução de 1820, 11 a 13 de outubro,
Assembleia da República e Fundação Calouste Gulbenkian, onde apresentou a
comunicação «Os negociantes da praça do Porto e a Revolução de 1820»
2022 – Vila Nova de Foz Côa – Museu de
Sítio de Ervamoira, 20 de julho – conferência integrada na II International Heritage Summer School,
organizada pela Universidade do Porto/ CITCEM/ FLUP, sobre «Quinta da Ervamoira
- Vale do Côa: das escavações arqueológicas ao Museu de Sítio»
- Maia – Mosteiro de Moreira, 16 de novembro – Colóquio “Monges, Mosteiros e Territórios – Nos 400 anos do atual edifício do Mosteiro de Moreira”, organizado pela Câmara Municipal da Maia e a Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, com a comunicação «Luís de Magalhães e a Revista de Portugal»
Conferencista:
Desde 1984 tem realizado palestas e conferências para
todo o tipo de públicos, em escolas de todos os níveis de ensino, associações,
quartéis, autarquias, igrejas e instituições diversas, tendo criado no Solar
Condes de Resende as “palestras das últimas quintas-feiras do mês” (suspensas
temporariamente devido à pandemia) onde falou muitas vezes, sempre acompanhado
da apresentação de power points.
Das entretanto realizadas destaca as seguintes:
1984 – Vila Nova de Gaia: Casa-Museu Teixeira Lopes,
20 de janeiro –conferência sobre «O Centro Histórico de Gaia», onde pela
primeira vez em público se fez a caracterização do mesmo e a definição dos seus
limites.
1995 – Vila Nova de Gaia: Igreja Lusitana, 7 de maio –
palestra sobre «As fábricas e a vida económica gaiense em finais do século XIX:
Contribuição para a arqueologia industrial de Vila Nova de Gaia».
2001 – Vila Nova de Gaia: Escola Secundária dos
Carvalhos, 4 de maio – palestra sobre «Para que serve a História Local?».
2007 – Porto: Escola Secundária Artística de Soares
dos Reis, 12 de Janeiro – palestra sobre «Vida e obra do escultor Soares dos
Reis».
- Tarouca: Auditório Municipal, 30 de Novembro –
palestra sobe «A Arte Sacra de S. Salvador do Mundo, S. João da Pesqueira».
2008 – Porto: Escola Secundária Artística Soares dos
Reis, 14 de janeiro – palestra sobre «Roteiro biográfico de Soares dos Reis».
- S. João da Pesqueira: Salão Nobre dos Paços de
Concelho, 10 de maio – palestra sobre «O barão de Forrester e São João da
Pesqueira».
2009 – Vila Nova de Foz Côa: Auditório Municipal, 1 de
julho – palestra sobre «Museus do Vinho, virtudes e fragilidades».
- Porto: Salão Nobre do Quartel de Santo Ovídio, 26 de
Junho – palestra sobre «Vila Nova de Gaia e as Invasões Francesas» (com Susana
Guimarães).
2010 – Vila Nova de Gaia: Auditório da Casa Cálem, 16
de junho – palestra sobre «Aspectos de enquadramento da Arqueologia em meio
urbano».
- Vila Nova de Gaia; Escola Secundária Inês de Castro,
17 de novembro – palestra sobre «Inês de Castro rainha de Portugal».
- Vila Nova de Gaia: Escola Secundária /3 Diogo de
Macedo, 22 de Novembro – palestra sobre «A Primeira República em Gaia»
2011 – Mogadouro: Auditório Municipal, 19 de junho –
palestra sobre «Objetos de Mogadouro na Coleção Marciano Azuaga»
2012 – Régua: Biblioteca Municipal, 29 de março –
conferência sobre «Marquês de Soveral, homem do Douro e do Mundo».
- Vila Nova de Gaia: Quartel da Serra do Pilar, 17 de
novembro – palestra sobre «A batalha de 14 de Outubro de 1832 episódio maior do
Cerco do Porto»
2013 – Vila Nova de Gaia: Solar Condes de Resende, 16
de novembro – conferência sobre «Âmbito, objectivos e interesse social,
económico e cultural da História Empresarial e Institucional»
- Porto: II Encontro Científico
Cidades, Espaços e Identidades. Universidade Lusófona, 30 de maio: «Marquês de
Soveral, Homem do Douro e do Mundo».
2014 – Vila do Conde: Escola Superior de Estudos Industriais
e de Gestão, 2 de maio – palestra sobre «As Bibliotecas da minha vida».
- Ovar: Escola de Artes e Ofícios, 10 de maio –
conferência sobre «O cantar dos Reis em Ovar: tradição cristã e singularidade
vareira»
2015 – Vila do Conde: Escola Superior de Estudos
Industriais e de Gestão, 2 de maio – palestra sobre «A escrita profissional da
História e os Direitos de Autor».
- Vila Nova de Gaia: ISLA, 26 de setembro – palestra
sobre «Exportação de produtos pré-industriais para o Brasil a partir da Barra
do Douro no período constitucional»
- Porto: Forte de S. João Baptista na Foz, 18 de
novembro – palestra sobre «Os biógrafos de Eça de Queirós»
2016 – Avintes: Junta de Freguesia, 27 de fevereiro –
palestra sobre «Karl Frithiof Waldemar Löfgren».
- Madrid: Westin Hotel, 20 de junho – conferência
sobre «Modelos de embarcaciones históricas portuguesas de los siglos XVI a
XVIII».
- Porto: Palácio da Bolsa, 3 de outubro – conferência
sobre «Os portos do Porto (Matosinhos, Gaia, Porto): o porto por excelência».
2017 – Vila Nova de Gaia: Mareantes do Rio Douro, 13
de janeiro - palestra sobre «A Festa de S. Gonçalo em Gaia. Origem e evolução
de um culto de mareantes».
- Porto: Igreja da Lapa, 24 de fevereiro – palestra
sobre «A outra margem do Cerco do Porto»
- Copenhaga:
Palácio da Bolsa, 3 de maio – conferência em inglês sobre «Models of Portuguese
Historic ships of the 16th-19th Centuries».
- Évora: Club “Bota Rasa”, 20 de Maio – conferência
sobre o «Roteiro queirosiano do Alentejo»
- Porto: Forte de S. João Baptista na Foz, 30 de junho
– conferência sobre «O que é que Camilo Castelo Branco tem a ver com Gaia?»
- Vila Nova de
Gaia: Auditório do Centro Social e Paroquial de São Cristóvão de Mafamude, 5 de
Setembro – palestra sobre «Um percurso de turismo pela vida e obra de Soares
dos Reis
2018 – Manchester:
Midland Hotel, 2 de março – conferência sobre «Models of Portuguese Historic
ships of the 16th-19th Centuries».
- Porto: Centro da Stella Maris, 18 de abril –
conferência sobre o «Marechal Duque de Saldanha:” ele poderia ter sido um
rei”».
- Vila Nova de
Gaia: Escola Secundária Almeida Garrett, 20 de Abril – palestra sobre «Os
forais de Gaia. A propósito do foral manuelino de 1518: 500 anos de História»
- Vila Nova de Gaia: Auditório Municipal, 28 de junho
– palestra sobre «500 anos do Foral Manuelino» (Dia do Município).
2019 – Porto – Faculdade de Letras da Universidade do
Porto, 8 de outubro – conferência sobre «The Douro Bar and its Porto Merchant
Fleet in the Constitucional Period (1818-1825)»
2022 – Vila Nova de Gaia – Auditório Municipal, 12 de
setembro – «História da Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Gaia»
na celebração do 125.º aniversário desta associação.
-
Quartel da Serra do Pilar, 14 de Outubro – Colóquio Gaia Villanovense.
Gloriosas Ações. Brava Gente, organizado pelo Arquivo Municipal de Vila Nova de
Gaia, comunicação «Biografia de alguns “Polacos da Serra”»,
-
Arquivo Municipal Sophia de Melo Breyner – Centenário da Primeira Travessia
Aérea Lisboa-Rio de Janeiro – 100 TAAS, colóquio no Arquivo Histórico Municipal
de Vila Nova de Gaia, comunicação «Memórias de Ícaro em Vila Nova de Gaia»
- Torres Vedras – Museu Municipal Leonel Trindade, 26 de novembro - Ciclo de Conferencias comemorativo dos 600 anos da morte de São Gonçalo de Lagos, comunicação «O culto popular aos santos de nome Gonçalo em Portugal e Brasil. Uma abordagem histórica, arqueológica e antropológica».
Museologia e participação na curadoria de exposições.
1981
- Exposição Bibliográfica sobre Gaia - suas Gentes e suas Terras, Vila Nova de
Gaia: Biblioteca Pública Municipal; colaboração.
1984
- 1834 - Exposição Comemorativa dos 150 anos da Restauração do Município de
Gaia. Vila Noa de Gaia: Biblioteca Pública Municipal; colaboração.
1985
- A Geração de Aljubarrota - Exposição Evocativa das Comemorações do 600º
Aniversário de Aljubarrota. Vila Nova de Gaia: Biblioteca Pública Municipal;
colaboração.
-
Músicas & Músicos - Exposição Evocativa do Ano Europeu da Música. Vila Nova
de Gaia: Biblioteca Pública Municipal; colaboração.
1986
- O Douro - Rio e Região - Exposição Documental. Vila Nova de Gaia: Biblioteca
Pública Municipal, 1986; colaboração.
1989
- Exposição “1889” - O Ano da Morte de Soares dos Reis. Vila Nova de Gaia, Solar
Condes de Resende.
1990
- Núcleo de Arqueologia do Museu de Vila Nova de Gaia; projecto de instalação;
em colaboração. Vila Nova de Gaia, Solar Condes de Resende.
1992
-Cerâmica esmaltada peninsular da Baixa Idade-Média. Vila Nova de Gaia, Solar Condes
de Resende.
1993
- Roteiro Arqueológico de Vila Nova de Gaia, Solar Condes de Resende.
1995
- Mundurukús, Carajás e outros índios do Brasil. Vila Nova de Gaia: Solar
Condes de Resende; em colaboração com António Sérgio dos Santos Pereira.
1996 –Museu de
Sítio de Ervamoira, Vale do Côa, Adriano Ramos Pinto, Vinhos, S.A., elaboração
de programa museológico.
1997
– Museu de Ervamoira - Guia do Visitante (coordenação e texto).
-
O Triunfo das Asas - a 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul por Aviadores
Portugueses em 1922. Vila Nova de Gaia: Solar Condes de Resende.
1998
- Camélias e outras flores, pintura portuguesa dos séculos XIX/XX. Vila Nova de
Gaia: Solar Condes de Resende.
2000
- Retractos Reais da Monarquia Constitucional: das Belas Artes à Arte
Publicitária Vila Nova de Gaia. Solar Condes de Resende.
2002
–Museu da Casa Adriano Ramos Pinto, Vila Nova de Gaia, elaboração de conteúdos.
-
A maravilhosa arte dos papéis recortados chineses. Vila Nova de Gaia, Solar
Condes de Resende.
2006-
Objectos arqueológicos e outros de Trás-os-Montes e Alto Douro na Coleção
Marciano Azuaga. Vila Nova de Gaia, Solar Condes de Resende.
2008
- Bonecos de barro de Gaia das cascatas sanjoaninas, Vila Nova de Gaia, Solar
Condes de Resende.
2010
- Os romanos em Gaia. Vila Nova de Gaia, Solar Condes de Resende.
2018
– J. Rentes de Carvalho: vida e obra. Vila Nova de Gaia, Solar Condes de
Resende.
2019
– Pratos Souvenir de todo o mundo. Vila
Nova de Gaia, Solar Condes de Resende.
2021 – Água Fresca: Cerâmica Popular Portuguesa no Solar Condes de Resende.
Publicações periódicas: fundador e colaboração
Foi fundador dos títulos Gaya; Revista de Portugal (nova série);Observatório, Técnico Paramédico (O); Zhongguo Yanjiu - Revista Portuguesa de Estudos Chineses, e tem colaborado com trabalhos seus em variadas publicações periódicas (ver bibliografia).
Prémios e distinções
1995 – Medalha de
Mérito da Junta de Freguesia de Canelas, Vila Nova de Gaia.
2001 – Medalha de
Mérito Cultural da Junta de Freguesia de Santa Marinha, Vila Nova de Gaia –
Classe Ouro.
2005 – Medalha de Mérito Cultural e Científico da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia – Classe Prata.
Associações culturais e cívicas de que faz parte.
- A Beneficência
Familiar, Porto - sócio
- Academia
Alagoana de Letras (Maceió, Alagoas, Brasil) – sócio correspondente, cadeira
04, patrono Arthur Ramos.
- Amigos do Solar
Condes de Resende - Confraria Queirosiana, Vila Nova de Gaia, secretário da direção
e coordenador do seu Gabinete de História, Arqueologia e Património e da
Academia Eça de Queirós; diretor adjunto da Revista
de Portugal.
- Associação
Cultural Amigos de Gaia, Vila Nova de Gaia - sócio; ex-membro da direção
- Associação de
Amigos dos Pereiros, S. João da Pesqueira - membro honorário
- Associação
Portuguesa da História da Vinha e do Vinho, Porto - membro do concelho fiscal
- Associação
Portuguesa dos Amigos dos Castelos, Lisboa - sócio
- Comissão da
Carteira Profissional de Jornalista - TE-164 A, Lisboa
- Confraria do
Vinho do Porto, Vila Nova de Gaia - cavaleiro
- Confraria do
Vinho Verde, Porto – confrade
- Domus Cerceto –
Associação de Apoio à Deficiências, Vila Nova de Gaia - sócio
- Federação das Confrarias
Enófilas Portuguesas, Vila Nova de Gaia - membro honorário
- Federação
Portuguesa dos Amigos dos Museus de Portugal, Lisboa - vogal da direção
- Liga das
Associações de Socorros Mútuos de Vila Nova de Gaia - sócio
- Misericórdia de
Vila Nova de Gaia - irmão
- Sociedade Eça de
Queirós do Recife, Brasil - membro honorário
Bibliografia geral de
Joaquim António Gonçalves Guimarães
(por ordem cronológica de elaboração ou publicação: as edições em livro vão indicadas a negrito; os textos policopiados vão com o título em corpo direito; não inclui textos de caráter literário ou jornalístico, exceto quando publicados em livro)
1971
- 5.º Centenário do nascimento de Albrecht
Dürer 1471-1971. Notícia biográfica. Vila Nova de Gaia: Biblioteca dos
Jovens do Torne.
1979
- 1.º Encontro dos Técnicos de Radiologia,
Radioterapia, Radioisótopos e Radioimunoensaios (em colaboração
com Carlos Rego). Porto: Sindicato dos Técnicos Paramédicos do Norte/Centro,
1979.
1980
- Um Manual de
Radioscopia e Radiologia Clínica de 1899. «O Técnico Paramédico», n.º 1, Porto,
1980; 4 p..
1981
- Ano Internacional do Deficiente Mental. Um caso de
trabalho concreto: a CERCIGAIA. «O Técnico Paramédico», n.º 2, janeiro/
março, p. 20-24.
- Exposição Bibliográfica sobre Gaia - suas Gentes e
suas Terras
(prefácio não assinado e colaboração). Vila Nova de Gaia: Biblioteca Pública
Municipal, 1981; 16 p.
1982
-
Para uma Análise Actual da Problemática
da Evolução do Ser Humano. «O Técnico Paramédico», n.º 7 e n.º 8, Porto,
1982; 8 p.. (separata).
1983
- O Castelo de Gaia: propostas para um estudo actual. In Livro do Segundo Congresso sobre Monumentos
Militares Portugueses. Lisboa, 1983; 4 p..
- As Descobertas de Pasteur e Koch na Imprensa
Portuguesa da Época.
«O Técnico Paramédico», n.º9, Porto, 1983; 7 p.., ilustrado (separata).
- O
Foral de Gaia de 1255 - um texto e a sua época (de colaboração com José
António Afonso e Raul Solla Prata); Colecção Documentos sobre Vila Nova de
Gaia, n.º 1. Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal/ G.H.A.V.N.G., 1ª tiragem,
agosto de 1983; 2ª tiragem, novembro 1983; 150 p..
- Notas Bibliográficas para o Estudo do Povoamento
Pré-castrejo do Concelho de Vila Nova de Gaia. «Arqueologia» n.º 8, Porto, 1983;
9 p.. (separata).
- Problemática Toponímia na Constituição do Concelho de
Gaia. «Gaya»,
vol. I, Vila Nova de Gaia, 1983; 10 p...
1984
- O Centro Histórico de Vila Nova de Gaia: Zona de
Protecção do Património Construído, Histórico, Paisagístico, Arquitectónico. «Boletim da
Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 16, maio de 1984 e n.º 17, dezembro de
1984; 4+4 p...
-O Concelho de Canidelo de D. Pedro e D. Inês. «Gaya», vol. II,
Vila Nova de Gaia, 1984; 8 p.. (separata).
-
1834 - Exposição Comemorativa dos 150
anos da Restauração do Município de Gaia (organização e colaboração). Vila
Nova de Gaia: Biblioteca Pública Municipal, 1984; 24 p....
-
Panorâmica Geral da História de Vila Nova
de Gaia. «Pedras Vivas», jornal da Escola Secundária António Sérgio, Vila
Nova de Gaia, 1984; 3 p.. (posteriormente com várias edições revistas pelo
autor e várias edições piratas).
-
A Serra do Pilar Acrópole de Vila Nova de
Gaia. In O Mosteiro da Serra do Pilar,
Colecção Monumentos de Vila Nova de Gaia 1. Vila Nova de Gaia: Câmara
Municipal: Gabinete de História e Arqueologia de Vila Nova de Gaia., 1984; 5
p..
1985
- O Cerimonial na Ordem de Cristo. «Cidade de
Tomar», n.ºs 2612 a 2617, Tomar, 1985; 6 p...
-
A Geração de Aljubarrota - Exposição
Evocativa das Comemorações do 600º Aniversário de Aljubarrota
(colaboração).Vila Nova de Gaia: Biblioteca Pública Municipal, 1985; 32 p.
- História de Gaia (direção da edição). Câmara
Municipal de Vila Nova de Gaia/Gabinete de História e Arqueologia. Em
publicação entre 1985 e 2001, incompleta; fascículos 1 a 28 (do Iº e IIº
volumes); cada fascículo 16 p...
-
João Rodrigues de Sá, um primeiro
escritor de Gaia? «MeaVilla», n.º 1, Vila Nova de Gaia, 1985; 5 p..
- A Legislação Sanitária no Período Constitucional. «Interfarma»,
ano II, n.º 23, Porto, julho de 1985, 11 p.. (separata).
-
Músicas & Músicos - Exposição
Evocativa do Ano Europeu da Música (colaboração). Vila Nova de Gaia:
Biblioteca Pública Municipal, 1985; 48 p.
- Os Oficiais do Regimento de Artilharia do Porto em
Valença do Minho na Segunda Metade do Século XVIII. «Gaya», vol.
III, Vila Nova de Gaia, 1985; 11 p.. (separata).
1986
- Livro do Congresso - 1º Congresso
Internacional sobre o Rio Douro (organização e colaboração).Vila Nova de
Gaia: Gabinete de História e Arqueologia; 1986; 128 p.
- O Douro - Rio e Região - Exposição Documental (colaboração).
Vila Nova de Gaia: Biblioteca Pública Municipal, 1986; 12 p.. (separata).
-
A Exposição Agrícola-Industrial de Gaya,
em 1894. «Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 21, outubro de
1986, n.º 22, maio de 1987, n.º 23, novembro de 1987, nº 24, junho de 1988 e
n.º 25, novembro de 1988; 4+6+6+9+4 p...
-
A Guerra da Sucessão em Espanha e as
Pretensões Fronteiriças Portuguesas no Início do Século XVIII. «Gaya», vol.
IV, Vila Nova de Gaia, 1986; 12 p.. (separata).
- Inventário do Património Cultural Construído da
Freguesia de Vilar do Paraíso. «Gaya», vol. IV, Vila Nova de Gaia,
1986; 25 p.. (separata).
-
A Música do Passado em Vila Nova de Gaia.
«Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 20, maio de 1986; 4 p...
- A Praia de Vila Nova. Concurso para o Estudo Prévio do Plano de Pormenor da Zona Ribeirinha,
Entre a Ponte D. Luiz I e a Rua Rei Ramiro, na Cidade de Gaia. Vila Nova de
Gaia: Câmara Municipal, 1986; 5 p...
- O “Relicário D. João I” de Filipe Bandeira. In Actas do Colóquio de Ourivesaria do Norte de
Portugal. Porto: Fundação Eng.º. António José de Almeida, 1986; 11 p.. (separata).
1987
- O Comércio dos Vinhos de Ribadouro e o Desenvolvimento
Medieval e Moderno de Vila Nova de Gaia. «Gaya», vol. V, Vila Nova de Gaia, 1987; 20 p.. (separata).
- Livro das Jornadas - 1as Jornadas
de Antropologia Cultural de Vila Nova de Gaia, (organização e colaboração).Vila
Nova de Gaia: Câmara Municipal, 1987; 56 p.
- O Povoamento Medieval da Terra de Arouca: Contributo
para a Elaboração da sua Carta Arqueológica. In Actas das 1as Jornadas de História e Arqueologia do Concelho
de Arouca. Arouca: Câmara Municipal/ CAA, 1987, 18 p.. (separata).
1988
- Álbum Fototípico e Descritivo das Obras de
Soares dos Reis - Livro de Centenário 1889-1989 (Posfácio e direção da
edição). Vila Nova de Gaia, 1988, 127 p...
- A Estação Arqueológica da Quinta de Santa Maria da
Ervamoira, Muxagata, Vila Nova de Foz-Côa (em colaboração com Maria da Graça
Peixoto), Col. Quinta da Ervamoira – I. Vila Nova de Gaia: Adriano Ramos-Pinto,
Vinhos/ G.H.A.V.N.G., 1988; 24 p..
-
O Património Cultural Construído da
Freguesia de Vilar de Andorinho. «Boletim Comemorativo das Bodas de Ouro da
Associação Recreativa “Os Modestos de Vilar de Andorinho”, 1988; 2 p...
- De Portucale Castrum ao Julgado de Gaia. In História
de Gaia. Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal/ Gabinete de História e
Arqueologia, 1988, 16 p.
- Um Português em Londres: Cartas de J. M.
Virginiano, Correspondente dos Ferreiras da Régua no Período Pós-napoleónico/ A
Portuguese in London: Letters from J. M. Virginiano, correspondente of the
Ferreira family of Régua in the post-Napoleonic period; (versão inglesa de
Gomes da Torre e Carvalho Homem). Vila Nova de Gaia: Arquivo A.A. Ferreira,
1988; 252 p.
- VII Centenário do Foral de Vila Nova Doado por D.
Dinis (1288-1988)
(colaboração); Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, 1988; 40 p.., ilustrado.
- Foral de Vila Nova doado por D. Dinis e D. Isabel em
1288
(atualização do texto) e Capitães do Mar,
Navegantes, Mareantes e Colonos Gaienses. In Comemorações dos 700 anos do Foral de Vila Nova....Vila Nova de
Gaia: Câmara Municipal, 1988, 6 p...
1989
- Álbum do Nome e Renome de Diogo de Macedo -
Livro do Centenário 1889-1989(Posfácio e organização da edição). Vila Nova
de Gaia: ed. Afons’eiro, 1989; 127 p...
- O Ano da Morte de Soares dos Reis. «Boletim da
Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 26, maio de 1989; 9 p..,; idem, in Catálogo da Exposição “1889”, Vila Nova
de Gaia: Câmara Municipal/Sector de Acção Cultural; 7 p....
- Escavações Arqueológicas na Igreja do Bom Jesus de
Gaia.
«Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 28, dezembro, Vila Nova de
Gaia, 1989, 8 p....
- Estampas e Mapas Antigos de Gaia (Séc. XVII a XIX), 1, (Seleção,
organização e comentário)., Vila Nova de Gaia: edições Afons’eiro, 1ºedição,
1989; 2ª edição, 1991; 2 p.. de texto + 12 gravuras.
- O Juiz de Paz de Avintes no Período Constitucional. «Caminho Novo»,
Avintes, dezembro, 1989, 6 p..
-
Mahamud: Algumas Dificuldades na Fixação
da Biografia de um Guerreiro Berbere do Algarb Al-Andalus In Actas das III Jornadas de História Medieval
do Algarve e Andaluzia. Loulé: Câmara Municipal, 1989; 11 p...
-
1889 - O Ano da Morte de Soares dos Reis
(organização, textos e ilustração).Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal/ Solar
Condes de Resende, 1989; 32 p....
-
Plano de Pormenor do Castelo de Gaia - Inventário Geral, 1.ª parte (em
colaboração com AFONSO, José António; CAMPOS, Ernesto; PEDROSA, António;
PEDROSA, Fantina; TAVARES, Joaquim António; VALENTE, António; (dactilografado),
1989; 189 p..
1990
- A Alfândega do Porto e o Comércio entre a Barra do
Douro e os Portos Russos do Báltico em 1820. «Revista de História». Porto:
Universidade/ Centro de História, 1990; 20 p. (separata).
- As Armas de Vila Nova de Gaia e a Heráldica Municipal
Oitocentista. «Boletim
da Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 30, dezembro de 1990; 7 p..
- A Camiliana da
Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia (colaboração).Vila Nova
de Gaia: Biblioteca Pública Municipal, 1990; 50 p..
-
Espólio Arqueológico do III Milénio proveniente de Sintra existente no Núcleo
Museológico de Arqueologia de Vila Nova de Gaia (Casa Municipal de Cultura/
Solar Condes de Resende), 1990; (dactilografado), 68 p...
- A Estação Arqueológica da Quinta de Santa Maria da
Ervamoira: Novos Dados, (em colaboração com M.ª da Graça Peixoto). In Actas do Iº Colóquio Arqueológico de Viseu,
1990; 10 p.. (separata).
- O Megalitismo no
Litoral do Entre-Douro-e-Vouga: Inventário de Monumentos e Tentame
Interpretativo; trabalho para o mestrado em Arqueologia da F.L.U.P., Porto,
1990 (dactilografado); 105 p...
-
Projecto de Instalação do Núcleo de Arqueologia do Museu de Vila Nova de Gaia
(em colaboração com Maria Belém Cerdeiras de Campos Paiva), 1990;
(dactilografado), 35 p...
- Trovadores Medievais de Gaia. «Boletim da
Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 29, junho de 1990; 8 p.. (separata).
1991
- Arqueologia Gaiense - Ensaio Bibliográfico. «Boletim da
Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 31, julho de 1991; 10 p.., ilustrado.
-
Heráldica Santamariana. «Boletim da
Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 31, julho de 1991 (I - Casa de
Garfães); n.º 32, dezembro de 1991 (II - Leitões-Coelhos); n.º 33, junho de
1992 (III- Cernaches); n.º 34, dezembro de 1992 (IV - Leites Pereiras); n.º 35,
junho de 1993 (V - Figueiredos); n.º 36, dezembro de 1993 (VI - Pereiras
Brandões); n.º 37, junho de 1994 (VII - Ordem de S. João de Malta); n.º 39,
junho de 1995 (VIII - Borges, Pintos, Ataídes, Coutinhos); 1+1+1+1+2+2+2+1 p..,
ilustrado.
-
Introdução ao Estudo da Metalurgia Castreja do Ferro no Entre-Douro-e-Mondego,
trabalho para o mestrado em Arqueologia da F.L.U.P., 1991; 24 p..
(dactilografado).
-
Introdução ao Estudo do Povoamento Medieval
da Terra de Santa Maria. «Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia»,
n.ºs. 32 e 33, dezembro de 1991 e junho de 1992; 5+9 p...
- Roteiro
Camiliano de Vila Nova de Gaia (ideia, organização e orientação de pesquisa
de J. A. Gonçalves Guimarães desenvolvida por Anselmo Freitas), Solar, nº 1, Vila Nova de Gaia. Câmara
Municipal, abril de 1991. 143 p..
- Vila Nova de Gaia
nos Finais da Idade-Média - Estudo de Arqueologia Medieval, trabalho
apresentado ao mestrado em Arqueologia da F.L.U.P., Porto, 1991,
(dactilografado); 84 p...
1992
- Contributo para o estudo da cerâmica esmaltada
peninsular da Baixa Idade-Média. Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal/
Solar Condes de Resende, 1992, 35 p...
-
Museologia Arqueológica Gaiense.
«Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 34, dezembro de 1992 e n.º
35, julho de 1993; 5+2 p...
-
Plano de Pormenor do Castelo de Gaia - IIª Parte - em colaboração com AFONSO,
José António; CAMPOS, Ernesto; PEDROSA, António; PEDROSA, Fantina; TAVARES,
Joaquim António; VALENTE, António, 1992; (dactilografado), 230 p...
- A Festa de S. Gonçalo em Vila Nova de Gaia: Origens e
Evoluções de um Culto de Mareantes. «Revista de Ciências Históricas», vol.
VII. Porto: Universidade Portucalense Infante D. Henrique, 1993; 21 p.. (separata).
1993
- Canastros e Caniços Arouquenses - Mostra Fotográfica
de Filomeno Silva (organização
e selecção de textos). Vila Nova de Gaia; Câmara Municipal/ Solar Conde de
Resende, 1993; 16 p..
- A Problemática do Património. «Africana», n.º
especial, setembro de 1993; 15 p.. (separata).
- Roteiro Arqueológico de Vila Nova de Gaia.
Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal/ Solar Condes de Resende, 1993; 56 p...
- Jardins de Vila Nova de Gaia - Breve Bosquejo
Histórico.
«Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 36, dezembro de 1993 e n.º
37, junho de 1994, 6+6 p...
- Arqueologia e Arte Melitense em Vila Nova de Gaia. «Filermo», n.º
2, Porto, junho de 1993; 10 p.. (separata).
-
Gaia e Vila Nova na Idade Média - Arqueologia de uma Área Ribeirinha, dissertação
de mestrado apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1993;
179 p.., 7 Mapas, 7 Quadros, 1 Gráfico e XXXVI Estampas (dactilografado).
-
Alguns materiais arqueológicos de
estações da margem sul do Rio Douro: As tegulae.
«Lvcerna», Centro de Estudos Humanísticos, 2.ª Série, vol.III, Porto, 1993; 19
p.. (separata).
1994
- O Vinho e os Primórdios da Cultura Portuguesa, Porto: LASVIN, 1994;
8 p...
-
Vila Nova de Gaia e a Exposição
Internacional do Porto no Palácio de Cristal em 1865. «Mvsev», IV Série,
n.º 2, Porto, 1994; 6 p...
- Oporto Golf Club - Livro do Centenário
(1890-1990); direcção da edição, pesquisa e texto (colaboração de Paula
Brito). Espinho: OGC, 1994; 108 p.
- Artefactos Líticos de Espargo - Santa Maria da Feira. «Ul-vária», n.º
1 Oliveira de Azeméis, 1994; 13 p.. (separata).
- Seminário Sobre Património e Autarquias (direção da
edição e colaboração). Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal/ Solar Condes de
Resende, 1994; 32 pags..
- Arqueologia Urbana no Centro Histórico de Vila Nova de
Gaia - Ponto da Situação e Perspectivas Futuras. «Bracara Augusta»,
vol.XLV, 1994; 24 p.. (separata).
- A Estação Arqueológica da Quinta de Santa Maria da
Ervamoira - Muxagata - Vila Nova de Foz Côa (em colaboração com Maria da Graça
Peixoto). «Gaya», vol. VI, 1994; 28 p.. (separata).
1995
- A Escola de Antropologia do Porto e os Estudos
Pré-históricos em Portugal. «Revista de Ciências Históricas», vol. X,
Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto, 1995; 20 p. (separata).
- Gaia e Vila Nova na Idade Média -
Arqueologia de uma Área Ribeirinha; Série Monografias n.º 4, Universidade
Portucalense Infante D. Henrique, Porto, 1995; 318 p.
- Eça de Queiroz e os Condes de Resende (com ilustrações
de Sérgio Veludo Coelho. Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal/ Solar Condes de
Resende, 1995; 48 p...
- Escavações Arqueológicas na Igreja de Gaia. In Actas da IV Reunió d’Arqueologia Cristiana
Hispànica. Barcelona: Universitat/ Institut d’Estudis Catalans, 1995; 13 p..
(separata).
- Títulos nobiliárquicos de Vila Nova de Gaia. «Boletim da
Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 40 dezembro de 1995; 5 p...
- O Lugar do Torne: Estudo de Microtoponímia Gaiense. In Gaia de há Cem Anos. Vila Nova de Gaia: Igreja
Lusitana, 1995, 13 p.. (separata).
- As Fábricas e a Vida Económica Gaiense em Finais do
Século XIX. Contribuição para o Estudo da Arqueologia Industrial de Vila Nova
de Gaia.
In Gaia de há Cem Anos. Vila Nova de
Gaia: Igreja Lusitana, 1995, 10 p.. (separata).
- Arqueologia do Vale do Côa - a Estação Arqueológica da
Quinta de Santa Maria da Ervamoira. «Trabalhos de Antropologia e Etnologia»,
vol. XXXV, fasc. 4, Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, Porto,
1995. 7 p...
–
A Colecção Marciano Azuaga e a sua
Bibliografia. In PEREIRA, António Sérgio dos Santos (1995) – Mundurukús, Carajás e outros índios do
Brasil. Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal/ Solar Condes de Resende, p.
5-14.
1996
- A Estação Arqueológica da Quinta
da Ervamoira - Muxagata, Vila Nova de Foz Côa. «Douro - Estudos
& Documentos», n.º 1, Porto: GEHVID, 1996, 3 p...
- A Formação de Quadros e de
Pessoal Especializado: um Objectivo Tradicional dos Empresários Gaienses de
Sucesso desde o Século XIX. In Formação
Profissional - Training Activity - 15 anos. Vila Nova de Gaia: Salvador
Caetano, 1996; 4 p..
- Sessenta Séculos Sobre Rodas. Vila Nova
de Gaia: Fundação Salvador Caetano,
1996; 228 p...
- Livro do Congresso - 2º Congresso
Internacional Sobre o Rio Douro (organização e colaboração). Vila Nova de
Gaia: Câmara Municipal/ Gabinete de História e Arqueologia, 1996; 72 p...
- As Colecções de Cerâmica do Solar Condes de Resende. In Actas do 1º Encontro de Olaria Tradicional.
Matosinhos: Câmara Municipal, 1996, 10 p...
- Títulos Nobiliárquicos de Vila Nova de Gaia – II: os
Condes de Resende.
«Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 41, junho de 1996; 5 p..
Publicado também in O Canelinhas,
jornal da Escola Secundária Condes de Resende (Canelas, Vila Nova de Gaia), n.º
7 abril de 2003.
- Títulos Nobiliárquicos de Vila Nova de Gaia – III:
Viscondes de Vila Nova de Gaia. «Boletim da Associação Cultural Amigos de
Gaia» n.º 42, dezembro de 1996; 2 p...
1997
- Os Mártires de Arrifana - Memória da Guerra
Peninsular (em colaboração com Sérgio Veludo Coelho e Felicidade Moura
Ferreira). Santa Maria da Feira: Junta de Freguesia da Vila da Arrifana, 1997;
128 p...
- Bonecos de barro provenientes de
escavações arqueológicas em Vila Nova de Gaia». In Actas do 2º Encontro de Olaria Tradicional
de Matosinhos. Matosinhos: Câmara Municipal, 1997; 18 p.., ilustrado.
-
O Vinho do Porto Adriano e a 1ª Travessia
Aérea Lisboa-Rio de Janeiro; Colecção Adriano, coordenação. Vila Nova de
Gaia: Adriano Ramos Pinto, 1997; 48 p..
- O Triunfo das Asas - a propósito
da 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul por Aviadores Portugueses em 1922. In O Vinho do Porto Adriano e a 1ª Travessia
Aérea Lisboa-Rio de Janeiro; Colecção Adriano (coordenação de Gonçalves
Guimarães). Vila Nova de Gaia: Adriano Ramos Pinto (Vinhos) S.A., 1997; 22 p.
- Memória histórica dos antigos comerciantes e
industriais de Vila Nova de Gaia; Livro do Centenário da Associação
Comercial e Industrial de Vila Nova de Gaia, Vila Nova de Gaia: ACIGAIA, 1997;
208 p...
- Museu de Ervamoira - Guia do Visitante (coordenação e
texto). Vila Nova de Gaia: Adriano Ramos Pinto (Vinhos S.A.), 1997, 56 p..
-Arqueologia de Vale de Cambra:
Balanço de um Século de Tentativas. «Boletim Cultural de Vale de Cambra», n.º
1, Câmara Municipal de Vale de Cambra, 1997; 8 p...
- O forno cerâmico de Santo Ovídio, Vila Nova de Gaia. «Arqueologia
Industrial», III série, vol.1, n.º 1-2, Museu da Ciência e Indústria, Porto,
1997, 12 p.., (separata).
1998
- Musée d’Ervamoira - Guide duvisiteur (coordenação e texto).
Vila Nova de Gaia: Adriano Ramos Pinto (Vinhos) S.A., 1998; 56 p...
-
O Pólo Industrial da Serra do Pilar.
In ALVES, Jorge Fernandes, coord. - A
Indústria Portuense em Perspectiva Histórica- Actas do Colóquio,
coordenação. Porto. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1998; 10 p..
(separata).
- O núcleo de cerâmica Rafael
Bordalo Pinheiro do Solar Condes de Resende. In Actas do III Encontro de Olaria Tradicional de Matosinhos - 1997.
Matosinhos: Câmara Municipal, 1998; 10 p..
-
Das escavações arqueológicas ao Museu de
Sítio de Ervamoira: um programa global de investigação multidisciplinar. In Terras do Coa - da Malcata ao Roboredo.
Guarda: Estrela-Coa, 1998, 10 p..
-
Ervamoira Museum - Visitor’s Guide
(coordenação e texto). Vila Nova de Gaia: Adriano Ramos Pinto (Vinhos S.A.),
1998, 56 p..
-
Um Museu de Sítio para a Quinta da
Ervamoira (Vale do Côa): Projecto e Programa. «Espaço e Memória», n.º 1.
Porto: Universidade Portucalense Infante D. Henrique, 1998, 34 p. (separata)
-
O Barão de Forrester e os estudos
durienses. S. João da Pesqueira: Associação dos Amigos de Pereiros, 1998,
10 p..
-
Museus locais públicos e privados:
tradição e inovação. Análise de um século da museologia de Vila Nova de Gaia.
«Africana», n.º especial. Porto: Universidade Portucalense Infante D. Henrique,
1998; 20 p. (separata).
-
Olaria popular de Ossela (Oliveira de
Azeméis). Contribuição para o estudo das cerâmicas negras da Beira Alta e suas
ramificações litorais (em colaboração com António Manuel Silva). In Actas das 2as Jornadas de
Cerâmica Medieval e pós-medieval. Tondela: edições Afrontamento, 1998, 20
p, (separata).
-
A Arte da Tanoaria em Vila Nova de Gaia:
breve apontamento. In A Oficina de
Tanoaria de Miguel dos Santos Oliveira. Vila Nova de Gaia: Solar Condes de
Resende, 1998; 21 p.
-
A Oficina de Tanoaria de Miguel dos
Santos Oliveira (com a colaboração de Elsa Fontão). Vila Nova de Gaia:
Solar Condes de Resende, 1998 32 p..
-
Camélias e outras flores (com
tradução de texto em japonês). Vila Nova de Gaia: Solar Condes de Resende,
1998, 12 p..
-
Títulos nobiliárquicos de Vila Nova de
Gaia - IV - Barão de S. João de Canelas. «Boletim da Associação Cultural
Amigos de Gaia», n.º 46, dezembro de 1998. Vila Nova de Gaia: 2 p..
1999
- Das escavações arqueológicas ao
Museu de Sítio de Ervamoira. «Côavisão - Cultura e Ciência», n.º 1,
1999. Vila Nova de Foz Côa: Câmara Municipal; 6 p..
- Títulos nobiliárquicos de Vila
Nova de Gaia - V: viscondes de Almeida Garrett. «Boletim Cultural
da Associação Amigos de Gaia», n.º 48, julho de 1999, Vila Nova de Gaia; 7 p..
- Serra do Pilar Património Cultural da
Humanidade. Vila Nova de Gaia: Fundação Salvador Caetano, 1999, 210 p.
-
Cerâmica arqueológica do Museu de
Ervamoira. In Carlos Alberto Ferreira
de Almeida In Memoriam. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do
Porto, 1999, 14 p. (separata).
- Valadares de Gaia - breves notas
sobre a população na Idade Média. «Orfeão» n.º 6, abril de 1999. Vila Nova
de Gaia: Orfeão de Valadares, 4 p.
- Roteiro garrettiano de Vila Nova de Gaia (em
colaboração com Sérgio Veludo Coelho e Deolinda Mota). Solar, nº 2, novembro de
1999. Vila Nova de Gaia: Solar Condes de Resende, 111 p..
2000
-
Os destinos da Casa e Quinta do Maravedi. In Fundação Conservatório Regional de Gaia – 15 anos de Actividade.
1985-2000. Vila Nova de Gaia, p. 73-76.
-
Cerâmica arqueológica de Gaia. Análise de
elementos de uma sequência de longa duração (em colaboração com Carla
Teixeira Pinto). In Actas do 3º Congresso
de Arqueologia Peninsular, vol. I, "Arqueologia Peninsular. História,
Teoria e Prática"; coord. de Vitor Oliveira Jorge. Porto: ADECAP, 2000, p.
491-510, (separata).
-
Valadares de Gaia. A sua população na
primeira metade do século XVI. «Orfeão» 7, abril de 2000. Vila Nova de
Gaia: Orfeão de Valadares, p. 4-5.
-
Os moinhos do Côa. Introdução ao seu
estudo. «Côavisão - Cultura e Ciência», n.º 2. Vila Nova de Foz Côa: Câmara
Municipal, p. 15-20.
-
Nos quinhentos anos de História
portuguesa e brasileira. Armas do Império do Brasilno Centro Histórico de Gaia.
«Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 50, junho de 2000. Vila
Nova de Gaia: Associação Cultural Amigos de Gaia, p. 31-34.
- Roteiro queirosiano de Vila Nova de Gaia
(em colaboração com Ana Filipa Correia); Solar: Cadernos de Cultura Gaiense,
n.º 3. novembro de 2000. Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal/ Solar Condes de
Resende, 117 p-.
-
Vila Nova de Gaia no roteiro queirosiano.
In GUIMARÃES, J. A. Gonçalves: CORREIA, Ana Filipa - Roteiro queirosiano de Vila Nova de Gaia, Solar: Cadernos de
Cultura Gaiense, nº 3, Novembro de 2000. Vila Nova de Gaia: Solar Condes de
Resende, p. 63-76.
- Retratos Reais da Monarquia Constitucional:
das Belas Artes à Arte Publicitária (em colaboração com Susana G.
Guimarães). Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal/ Solar Condes de Resende, 2000,
87 p..
-
Um século de arqueologia em Vila Nova de
Gaia. «Al-madan», II série, n.º 9, outubro de 2000. Almada: Centro de
Arqueologia, p. 155-168.
-
Cerâmica romana e medieval de Ervamoira.
In Actas do Colóquio Beira Interior
História e Património. Guarda: Câmara Municipal, 2000, p. 171-184 (separata).
– Caracterização
do Património Histórico e Cultural da Zona Histórica de Gaia (coordenação geral
e textos). volume I, GUIMARÃES, J. A. Gonçalves; TEIXEIRA, Maria de Fátima;
GUIMARÃES, Susana Cristina G. G. - Caracterização
Geográfica; volume II, GUIMARÃES, J. A. Gonçalves; BARBOSA, Sandra – Património Arqueológico; volume III,
tomo I, GUIMARÃES, J. A. Gonçalves; GUIMARÃES, Susana – História do Entreposto do Vinho do Porto – as empresas (publicado
como GUIMARÃES &GUIMARÃES, 2001); tomo II, GUIMARÃES, J. A. Gonçalves;
Solar Condes de Resende - História do
Entreposto do Vinho do Porto; volume IV, GONÇALVES, António Abrantes Jorge;
SILVA, Maria João Veloso Saleiro e; GUIMARÃES, Vasco Paulo Aragão – Património Arquitectónico; volume V,
GUIMARÃES, J. A. Gonçalves; CORREIA, Ana Filipa – Património Construído; volume VI, tomo I, GUIMARÃES, J. A.
Gonçalves; TEIXEIRA, Maria de Fátima; GUIMARÃES, Susana Cristina G. G. – Antologia de textos sobre o Entreposto;
tomos II e III, GUIMARÃES, J. A. Gonçalves; TEIXEIRA, Maria de Fátima – título idem; volume VII, tomos I, II e III,
MARTINS, Alcina Manuela de Oliveira; MARTINS, Maria da Conceição de Oliveira;
GUEDES, Joaquim Avelino Barbosa; MOREIRA, Sérgio; MONTEIRO, Paula Cristina
Afonso; RODRIGUES, Ana Cristina Monteiro – Património
Documental. Vila Nova de Gaia: Gabinete de História e Arqueologia de Vila
Nova de Gaia, policopiado (publicado volume III, tomo I; ver GUIMARÃES &
GUIMARÃES, 2001).
2001
-
A Quinta e o Museu de Ervamoira: da
Arqueologia ao Turismo Cultural no Vale do Côa. In Turismo em espaço rural. Porto: Vida Económica, p. 117-123.
- Vinho de Adão, Uvas de Eva: a mulher na Arte
Publicitária (em colaboração com Ana Filipa Correia). Vila Nova de Gaia:
Adriano Ramos Pinto, 111 p..
- As Faianças do Solar Condes de Resende. In Itinerário da Faiança do Porto e Gaia.
Porto: Museu Nacional Soares dos Reis, pág. 223-229.
-
Que Arqueologia para Cabo Verde?.
«Africana», n.º 6 Especial (Actas das IV Jornadas Luso-caboverdianas sobre
Documentação, História e Património). Porto: Universidade Portucalense Infante
D. Henrique/ Arquivo Histórico Nacional de Cabo Verde, 2001, p. 127-139.
-
Vestígios paleocristãos de Ervamoira,
Vale do Côa. In Arqueologia da
Antiguidade na Península Ibérica (Actas do 3.º Congresso de Arqueologia
Peninsular, vol. VI). Porto: ADECAP; p. 617-631.
- Prontuário Histórico do Vinho do Porto
(em colaboração com Susana Guimarães), Vila Nova de Gaia: Gabinete de História
e Arqueologia; 200 p..
-
A população de Stª. Marinha na primeira
metade do século XVI. In 1as.
Jornadas de História Local de Santa Marinha. Vila Nova de Gaia: Junta de Freguesia
de Santa Marinha, 2001, p. 125-152.
-
O Castelo de Crestuma: uma estação
arqueológica quase desconhecida. (em colaboração com Susana Gonçalves
Guimarães). «Al-madan», II série n.º.
10, dezembro 2001. Almada: Centro de Arqueologia, p. 43-47. Também editado em
CD-Rom.
2002
-
Relações comerciais entre a Barra do
Douro e a China: a exportação do Vinho do Porto. In Estudos sobre a China - IV. Lisboa: Centro de Estudos Chineses do
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas; vol. II, p. 539-553.
-
A Festa do S. Gonçalo em Vila Nova de
Gaia. Novas achegas para uma análise do culto gonçalvino popular. «Boletim
da Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 53, dezembro de 2001, p. 17-24.
-
Novas achegas para a história do Castelo
de Gaia. In Actas do III Congresso
Monumentos Militares Portugueses (Santa Maria da Feira, 26 a 30 de junho de
1985). Lisboa: Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, p. 27-36.
-
Touradas em Gaia. In No Tempo das Touradas - de esplêndida
corrida a tradição repudiada. Porto: Câmara Municipal, 4 p..
-
Vestígios arqueológicos paleocristãos de
Portucale Castrum Antiquum (Gaia). In Actas
do I Congresso sobre a Diocese do Porto, Tempo e Lugares de Memória, vol.
I. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto/ Universidade Católica/
Centro de Estudos D. Domingos de Pinho Brandão, p. 543-556, (separata).
- Títulos Nobiliárquicos de Vila
Nova de Gaia V/VI: Visconde das Devesas-Conde das Devesas. «Boletim da
Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 54, junho de 2002, p. 13-19.
- O Museu da Casa Adriano Ramos
Pinto: Um novo espaço museológico no Centro Histórico de Gaia. «Boletim da
Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 55, dezembro de 2002, p. 23-30.
-
Navios construídos nos estaleiros de Vila
Nova no período constitucional. «Revista de Ciências Históricas», vol.
XVII. Porto: Universidade Portucalense Infante D. Henrique, p. 153-170 (separata).
- A arte de artificiar os vinhos. «Douro - Estudos
& Documentos», vol. VII (14), 2002. Porto: GEHVID, p. 197-213.
- O papel chinês e o papel
ocidental - a propósito da exposição A maravilhosa arte dos papeis recortados
chineses no Solar Condes de Resende. «Africana», n.º 25, 2002. Porto:
Universidade Portucalense Infante D. Henrique, p. 105-112.
2003
- A exportação de vinho de missa
para a China durante a Guerra sino-japonesa e a Segunda Grande Guerra. In Estudos sobre a China - V, volume I.
Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, p. 467-488,
ilustrado.
- Ervamoira: da granja romana à
quinta medieval de Santa Maria, uma hipótese de musealização das ruínas. «Côavisão -
Cultura e Ciência», n.º 5. Vila Nova de Foz Côa: Câmara Municipal, p. 73-84.
- Arte rupestre em Canidelo, Vila
Nova de Gaia, levanta interrogações aos arqueólogos. «Boletim da
Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 56, junho de 2003, p. 76-80; idem «Al-madan», II série (12), dezembro
de 2003, p. 200-202.
- Moleiros e moleiras, padeiros e
padeiras de Avintes na primeira metade do século passado. In A broa de Avintes: o prestígio através do
tempo. Vila Nova de Gaia: Confraria da Broa de Avintes, p.17-24.
- As Mulheres dos Carvalhos
(Pedroso), Vila Nova de Gaia no século XIX a partir de análises dos seus
testamentos: encontros e desencontros familiares (em colaboração
com Susana Guimarães). «Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia», nº 57,
dezembro de 2003, p. 43-48.
- In Memorian - Domingos Carvalho
da Silva. Era de Pedroso, enriqueceu de nostalgia e morreu brasileiro. «Boletim da
Associação Cultural Amigos de Gaia», nº 57, dezembro de 2003, p. 33-34.
- Brasileiros ilustres de Vila Nova
de Gaia - quinhentos anos de relações humanas, artísticas e literárias entre a
terra das caves do Vinho do Porto e o império da doce fala. «Africana», n.º
26/27. Porto: Universidade Portucalense Infante D. Henrique, p. 95-112.
- Estudos sobre a China VI - Actas
da VI Semana Cultural da China. «Africana», n.º 26/27. Porto: Universidade
Portucalense Infante D. Henrique, p. 269-272.
- Contributo para o estudo da
História da Paisagem do Alto Douro vinhateiro. «Revista de
Ciências Históricas», vol. XVIII, 2003. Porto: Universidade Portucalense
Infante D. Henrique, p. 158-170.
2004
- Os chineses na imprensa europeia
da 2ª metade do século XIX e princípios do século XX. Imagens da China e dos seus
povos nas grandes revistas europeias. In Estudos
sobre a China VI. Lisboa: Centro de Estudos Chineses/ Instituto Superior de
Ciências Sociais e Políticas, vol. I, p. 265-346.
- Alguns (quase) desconhecidos periódicos do Porto no
período constitucional. In Jornalismo de
Referência. Actas do I Congresso Luso-Brasileiro de Estudos Jornalísticos/ II
Congresso Luso-Galego de Estudos Jornalísticos. Porto: Universidade
Fernando Pessoa, 2004, p. 343-351.
- As semanas de Estudos Especializados em Ervamoira:
experiências e balanço. «Côavisão - Cultura e Ciência», n.º 6, 2004. Vila Nova
de Foz Côa: Câmara Municipal, p. 141-151.
- A actividade metalúrgica em Ervamoira: uma primeira
abordagem (em
colaboração com Eva Baptista). «Côavisão - Cultura e Ciência», n.º 6, 2004.
Vila Nova de Foz Côa: Câmara Municipal, p. 153-165.
- A gastronomia portuense no
Período Constitucional. In I Congresso
Nacional da Federação Nacional da Confrarias da Gastronomia Portuguesa - Actas.
Santarém: Federação Nacional das Confrarias da Gastronomia Portuguesa, p.
51-62.
- Cultos femininos no território
gaiense e santamariano: continuidades antigas, descontinuidades recentes (em colaboração
com Susana Guimarães). «Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 58, junho de 2004, p. 24-31.
- Os ex-votos de Gaia e os ex-votos
portugueses (em
colaboração com Henrique Guedes). In II
Congresso Internacional de História da Arte - 2001. Portugal: encruzilhada de
Culturas, das Artes e das sensibilidades. Actas. Coimbra: Livraria
Almedina, p. 455-470.
- Preferências musicais femininas
da Belle Époque aos loucos anos vinte (em colaboração com Maria de Fátima
Teixeira). «Revista de Portugal», n.º 1, novembro de 2004. Vila Nova de Gaia:
Confraria Queirosiana/ Gailivro, p. 39-46.
- Atães e Lobeira do Concelho de Guimarães -
História e Património Religioso (em colaboração com Maria de Fátima
Teixeira). Guimarães: Fábrica das Igrejas Paroquiais de Atães e Lobeira, 176
p..
- Da imprensa oitocentista como
fonte histórica: análise de alguns periódicos mercantis do período
constitucional. «In'
Cid - Revista de Ciências da Informação e da Documentação», n.º 1, 2004. Porto:
Universidade Portucalense Infante D. Henrique, p. 237-256.
- Entre Pombal e Costa Cabral: análise de alguns
testamentos de mulheres gaienses das primeiras décadas do século XIX. «Boletim da
Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 59, dezembro de 2004, p. 33-48.
- As mulheres na Arqueologia portuguesa.
In Fazer a História das Mulheres. Da Casa à Escola, da Escola à Universidade.
Lisboa: Universidade Aberta/ CEMRI, p. 87-100.
- Exportação de produtos não vinícolas do Douro entre
1818 e 1825. «Douro
Estudos & Documentos» (Actas do 2º Encontro Internacional História da Vinha
e do Vinho no Vale do Douro), n.º 18. Porto: GEHVID/ IVDP/ UP/ UTAD, 2004, p.
219-250.
- História da
Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Gaia/
History of the Commercial and Industrial Association of Vila Nova de Gaia (em
colaboração com Susana Guimarães e Eva Baptista).
2005
- Alguns
documentos que pertenceram a William Wharton Cassels, primeiro bispo anglicano
da China Ocidental, nascido em Portugal. Contributo para a Sínica Lusitana. In Estudos sobre a China VII, vol. I.
Lisboa: Centro de Estudos Chineses do Instituto Superior de Ciências Sociais e
Políticas, p. 357-396.
- Estudos sobre a China VII. In “Das Artes
das Letras”, suplemento de «O Primeiro de Janeiro», 21 de fevereiro de 2005, p.
26-27.
- A Numária de Ervamoira e a do Baixo Côa (em colaboração
com Susana Guimarães).
«Côavisão -
Cultura e Ciência», n.º 7, p. 275-286.
- As Leiteiras de Gaia e a venda de leite ao domicílio
nos anos quarenta do século XX (com Ana Cristina Rodrigues). «Boletim da
Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 60, junho de 2005, p. 16-32.
- Alguns pintores de camélias. In Catálogo da Expocamélia Santo Tirso 2005. Santo
Tirso: Museu Municipal Abade Pedrosa, p. 4-10.
- A Família e a Maternidade no imaginário religioso do
século XVIII: o caso gaiense (em colaboração com Eva Baptista).
«Revista de Portugal», n.º 2. Vila Nova de Gaia: ASCR-Confraria Queirosiana, 2005,
p. 15-22.
- As câmaras municipais do Minho no início do Estado
Novo (1928-1932) - o seu contributo para o "Relicário D. João I"
oferecido a Salazar. «Mínia»,
n.º 11-12, IIIª série, Braga, p. 195-212.
- Espingardeiros e espingardas em Gaia: a propósito do
Núcleo de Armas de fogo da Colecção Marciano Azuaga. «Boletim da
Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 61, dezembro de 2005, p. 3-8.
- Espólio arqueológico da América
pré-colombiana em Portugal. «O Arqueólogo Português», série IV, vol. 23.
Lisboa: Museu Nacional de Arqueologia, p. 451-466 (separata).
2006
- Porcelanas chinesas encontradas em contexto
arqueológico na região do Porto. In Estudos
sobre a China VIII, vol. II. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais
e Políticas, 2006, p. 639-670.
- Estudos sobre a China VIII - na hora do salto em
frente dos estudos sobre a China em Portugal. In "Das Artes das
Letras", suplemento de «O Primeiro de Janeiro» de 6 de março de 2006.
- Eça de Queiroz pela mão de A. Campos Matos. In "Das
Artes das Letras", suplemento de «O Primeiro de Janeiro» de 13 de março de
2006.
- «A vida mais duvidosa/ é menos perigosa». In "Das
Artes das Letras", suplemento de «O Primeiro de Janeiro» de 17 de abril de
2006.
– De Gaia para o Mundo. «Casa da
Cultura», n.º 0, abril de 2006, Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal, p. 26-28.
- Metalurgia de Ervamoira - Vale do Côa: estudo das
peças (em
colaboração com Eva Baptista). «Côavisão - Cultura e Ciência», n.º 8, p. 9-16.
- O Sítio Arqueológico da Quinta dos Bons Ares,
Sebadelhe, Vila Nova de Foz Côa. «Côavisão - Cultura e Ciência», n.º 8, p.
17-24.
- Objectos arqueológicos e outros de Trás-os-Montes e
Alto Douro na Colecção Marciano Azuaga (Solar Condes de Resende, Vila Nova de
Gaia), (em
colaboração com Eva Baptista e Fátima Teixeira). «Côavisão - Cultura e
Ciência», n.º 8, 2006, p. 25-40.
- Os condiscípulos de Eça de Queiroz em Coimbra,
naturais do distrito do Porto. In "Das Artes das Letras",
suplemento de «O Primeiro de Janeiro» de 22 de maio de 2006, p. 18-21.
– Recordações da China. Memórias vivas de emigração e
retorno na área do Grande Porto. "Das Artes das Letras",
suplemento de «O Primeiro de Janeiro» de 26 de junho de 2006, p. 7-10.
- Relações comerciais entre a Barra do Douro
(Porto-Gaia, Portugal) e os portos do Golfo da Biscaia, desde a Idade Média até
ao reconhecimento da independência do Brasil (1825). «Itsas Memoria –
Revista de Estúdios Marítimos del País Vasco», n.º 5. Donostia/ San Sebastian:
UntziMuseo/ Museu Naval, 2006, p. 707-735.
- Nomes femininos dos veleiros da Frota Mercantil do
Porto no período constitucional. In Estudos
em homenagem do Professor Doutor José Marques, vol. 2. Porto: Faculdade de
Letras da Universidade do Porto, 2006, p. 313-330.
- Pioneiros da fotografia em Gaia. «Boletim da
Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 62, julho de 2006, p. 9-13.
- Estes nomes que de Gaia são…. «Casa da Cultura»,
n.º 1, julho de 2006, Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal, p. 30-33.
-História da paisagem de um chão antigo. Evolução do
território onde se implanta o Parque Biológico Municipal de Gaia. In Fórum 2003-2004 (Comunicações IV).
Avintes: Junta de Freguesia, 2006, p. 165-190.
- Da arte de viver pobre ao ofício de morrer rica:
história de uma mulher de Avintes no século XIX. In Fórum 2003-2004 (Comunicações V).
Avintes: Junta de Freguesia, p. 75-88.
- Os proprietários oitocentistas da área do Parque
Biológico de Gaia.
In Fórum 2003-2004 (Comunicações V).
Avintes: Junta de Freguesia, p. 215-224.
- S. Cristóvão
de Eça de Queirós, direção da edição, pesquisa iconográfica, e texto; (colaboração de Anabela Mimoso e José Manuel
Tedim). Vila Nova de Gaia: Edições Gailivro/ Confraria Queirosiana, 2006, 242
p.
- A legenda cristoforiana na História e na
Geografia. In QUEIRÓS, Eça de – S.
Cristóvão. Vila Nova de Gaia: Edições Gailivro, 2006, p. 213-229.
- Existe uma «Gastronomia queirosiana»? Reflexões
acerca de um tema eciano recente. In Actas
do Congresso “Saberes e Sabores” (VI Congresso Galiza - Norte de Portugal).
Porto: Delegação Regional do Norte do Ministério da Cultura, 2006, p. 143-150.
- Médicos gaienses famosos. «Casa da
Cultura», n.º 2, outubro de 2006. Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal, p.
31-33.
- Um «Vencido da
Vida» - Notas biográficas sobre Luís Pinto de Soveral (marquês de Soveral,
1853-1922). «Revista
de Portugal», n.º 3, 2006, Vila Nova de Gaia: Confraria Queirosiana/ Edições
Gailivro, p. 22-36.
- São Gonçalo e São Cristóvão em Gaia. In São Gonçalo e São Cristóvão, Vila Nova de
Gaia, o Santo é nosso; texto de J. A. Gonçalves Guimarães e fotografias de
Luís Pedrosa e Hernâni Gonçalves. Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal, 30 p.
- Mahamud: algumas
dificuldades na fixação da biografia de um guerreiro berbere do Al-GarbAl-Andalus (reedição de texto
publicado em 1989). In Um nome para uma
escola: Almeida Garrett; direcção e coordenação de Albano Martins. Porto:
Universidade Fernando Pessoa, p. 53-63.
- Panorâmica Geral da História de Gaia. «Boletim da
Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 63, dezembro de 2006, p. 29-35.
(actualização de texto publicado em 1984).
- Eça de Queirós e as Belas Artes. In Salon d’Automne 2006, catálogo. Vila
Nova de Gaia: ASCR - Confraria Queirosiana, p. 3-4.
-A Colecção de
Retratos Reais da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. «Boletim
Interactivo da APHA», n.º 4, dezembro de 2006 (Actas do III Congresso
Internacional de História da Arte, Porto 2004), www.apha.pt/boletim.
- Carta arqueológica de Peso da Régua (em colaboração
com Amândio Barros e Susana Barros); versão em CDRom, 124 p..
- Produtos alimentares da Beira Douro no século XVI:
persistências e abandonos gastronómicos da região. «Douro Estudos
& Documentos», n.º 21, 2006. Porto: GEHVID, p. 107-130.
2007
- Recordações da China: memórias vivas de emigração e
retorno na área do Grande Porto; reedição in «ZhongguoYanjiu - Revista
Portuguesa de Estudos Chineses», vol.1 n.º 1. Lisboa/ Porto: Instituto
Português de Sinologia, p. 15-28.
- Presença de Gaia nas Artes Gráficas do Vinho do Porto.
«Casa
da Cultura», n.º 3, janeiro de 2007, Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal, p.
30-33.
- O Instituto Português de Sinologia e a sua Revista
Portuguesa de Estudos Chineses. In “Das Artes Das Letras”, suplemento de
«O Primeiro de Janeiro», 26 de março de 2007, p. 18-19.
- São Salvador
do Mundo santuário duriense; coordenação, texto e fotografia (em
colaboração com Eva Baptista, Maria de Fátima Teixeira, Maria dos Anjos
Ribeiro, Paulo Alves e Paulo Talhadas dos Santos). Vila Nova de Gaia: Município
de São João da Pesqueira/ Edições Gailivro, 144 p..
- Algumas notas a propósito do culto religioso e profano
a S. João Baptista. In
“Das Artes das Letras”, suplemento de «O Primeiro de Janeiro», 18 de junho de
2007, p. 6-7.
- A saúde em Gaia noutros tempos. «Boletim
da Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 64, junho de 2007, p. 20-29.
- Roteiro sentimental gaiense no romance Ernestina de J.
Rentes de Carvalho. «Casa
da Cultura», n.º 4, junho de 2007, Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal, p.
28-31.
- Algumas reflexões em volta da arte, da ciência e da
cultura.
In Salon d’Automne, 2007. Vila Nova
de Gaia: ASCR - Confraria Queirosiana, p. 3-5.
- Relações comerciais da Barra do Douro com Cabo Verde
entre 1818 e 1825.
«Revista de Portugal», n.º 4, 2007. Vila Nova de Gaia: ASCR - Confraria
Queirosiana/ Edições Gaialivro, p. 17-28.
- Títulos nobiliárquicos de Vila Nova de Gaia – VII:
Barão, Visconde e Marquês de Sá da Bandeira. «Boletim da Associação Cultural
Amigos de Gaia», n.º 65, dezembro de 2007, p. 9-12.
- Esses distantes anos 7 e 9 da nossa era. A propósito
dos 2000 anos das Tesserae Hospitales do Monte Murado. «Boletim da
Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 65, dezembro de 2007, p. 23-29.
- Adriano de Paiva – O pioneiro português da ideia da
televisão. «Casa
da Cultura», n.º 5/6, dezembro de 2007, Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal, p.
66-69.
2008
- Macau e o deserto: a propósito do lançamento do n.º
2 de ZhongguoYanjiu
– Revista de Estudos Chineses. In “Das Artes Das Letras”, suplemento de «O
Primeiro de Janeiro» de 3 de Março de 2008, p. 14-15.
- Intervenção Arqueológica em São Salvador do Mundo, São
João da Pesqueira (em
colaboração com Maria de Fátima Teixeira e Artur Jorge Fernandes Oliveira).
«Côavisão - Cultura e Ciência», n.º 10, p 175-187.
- Gaia e a China: uma antiga e insuspeitada relação. «Casa da Cultura»,
n.º 7, abril de 2008, Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal, p. 26-28.
- Para uma Arqueologia da Paisagem Gaiense: os estudos
sobre as condições físicas e ambientais do seu território. «Boletim da
Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 66, junho de 2008, p. 5-15.
- Os ex-votos da capela do Senhor do Palheirinho,
Avintes, e um outro de Serzedo. «Boletim da Associação Cultural Amigos de
Gaia», n.º 66, junho de 2008, p. 46-50.
- Artur Napoleão (1843-1925): um grande músico
internacional de ascendência gaiense insuspeitada. «Casa da Cultura»,
n.º 8, agosto de 2008, Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal, p. 07-09.
- Marquês de Soveral,
Homem do Douro e do Mundo/ The Marquis de Soveral, Son of the Douro, Man
of the World, versão inglesa de Karen Bennett. São João da Pesqueira: Câmara
Municipal/ Edições Gailivro, 220 p.
- O santuário de São Salvador do Mundo de São João da
Pesqueira. Estudo e Proposta de Valorização Patrimonial: I – Arqueologia. In Actas das sessões do III Congresso de
Arqueologia de Trás-os-Montes, Alto Douro e Beira Interior (2006), vol. 04.
Vila Nova de Foz Côa: PAVC, p. 154-160.
- Cocheiros e carroceiros em Gaia (em colaboração
com Maria de Fátima Teixeira). «Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia»,
n.º 67, dezembro de 2008, p. 29-39.
- A colecção de retratos reais da Câmara Municipal de
Vila Nova de Gaia. «Revista
de Portugal», n.º 5. Vila Nova de Gaia, Confraria Queirosiana, p. 37-56.
- «O sítio mais romântico e importante de todo o Rio
Douro» ou S. João da Pesqueira pela mão do Barão de Forrester. In O Barão de Forrester Sessão Evocativa,
Outubro de 2008. S. João da Pesqueira: Associação dos Amigos de Pereiros, p.
5-12.
- Os estudos sobre as relações entre a região do Porto e
a China: ponto da situação. «Zhongguo Yanjiu - Revista Portuguesa de
Estudos Chineses», n.º 3. Lisboa/ Porto: Instituto Português de Sinologia, p.
167-181.
- O Barão de Forrester e a Arqueologia Duriense. In Barão de Forrester Razão e Sentimento. Uma
Histórias do Douro (1831-1861). Peso da Régua: Museu do Douro, 2008, p.
134-141.
2009
-Para uma arqueologia da paisagem duriense – S.
Salvador do Mundo e Ribeira de Galegos em S. João da Pesqueira: proposta de
rentabilização para fins turísticos. In Actas
das I Jornadas Internacionais sobre Enoturismo e Turismo em Espaço Rural. Porto/
Maia: APHVIN/GEHVID/ ISMAI, 2009, p. 111-128.
- Vila Nova de Gaia e as Invasões Francesas (com Susana
Guimarães). «Casa da Cultura», n.º 10, abril de 2009, Vila Nova de Gaia: Câmara
Municipal, p. 28-31.
-A Serra do Pilar ao longo dos
tempos. «Polacos
da Serra, revista do Regimento de Artilharia n.º 5», Vila Nova de Gaia: RA5, p.
30-35.
- Os Mártires de Arrifana. Memória
da Guerra Peninsular (com
Sérgio veludo Coelho e Felicidade Moura Ferreira), 1997. In Arrifana e as Invasões Francesas; colectânea
de textos, coordenação de Roberto Carlos e colaboração de Francisco Ribeiro da
Silva. Santa Maria da Feira: Junta de Freguesia da Arrifana, p. 159-187.
- Baron Forrester
and the Archaeology of the Douro. In Baron Forrester, Sense and Sensibility. A Story of the Douro
1831-1861.Peso
da Régua: Museu do Douro, 2009, p. 134-141.
- Os ex-votos da capela do Senhor do Palheirinho,
Avintes, no contexto da iconografia gratulatória gaiense. In Fórum 2006/2008 – VI Comunicações.
Avintes: Junta de Freguesia, p. 25-33.
- Manuel Pamplona Carneiro Rangel (1774-1849) combatente
da Guerra Peninsular, senhor da Quinta de S. Julião em Avintes. In Fórum 2006/2008 – VI Comunicações.
Avintes: Junta de Freguesia, p.261-267.
- O Culto Jacobeu em Vila Nova de Gaia. «Casa da Cultura»,
n.º 11/12, maio de 2009, Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal, p. 41-44.
- Cocheiros e carroceiros em Gaia (em colaboração
com Maria de Fátima Teixeira), continuação. «Boletim da Associação Cultural
Amigos de Gaia», n.º 68, junho de 2009, p. 23-29; Idem, idem, n.º 69,
dezembro de 2009, p. 52-58.
- D. Carlos e o Marquês de Soveral: o Soberano e o
Diplomata. In XVIII Colóquio de História Militar.
Política Diplomática, Militar e Social do Reinado D. Carlos no centenário da
sua morte. Actas. Lisboa: Comissão Portuguesa de História Militar, 2009, p.
129-146 (separata).
- Introdução ao Estudo do Povoamento medieval da Terra
de Santa Maria: Actualização bibliográfica. «Villa da Feira», ano VIII n.º 23,
outubro de 2009, p. 49-65.
- Copados bosques de árvores pomposas – a propósito de
árvores na malha urbana do Porto. «Revista de Portugal», n.º 6, novembro de
2009, p. 43-51.
-Relações comerciais da Barra do Douro com Cabo Verde
entre 1818
e 1825. «Africana», n.º 28, 2008. Porto: Universidade Portucalense Infante D.
Henrique/ Arquivo Histórico Nacional de Cabo Verde, p. 249-265.
- Legados oitocentistas gaienses à Santa Casa da
Misericórdia do Porto. In A
solidariedade nos séculos: a confraternidade e as obras: Actas do I Congresso
de História da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Lisboa: Alêtheia
editores, 2009, p. 361-381.
- Rocha Peixoto e a Revista de Portugal. «Póvoa de Varzim
Boletim Cultural», vol. 43, 2009, p. 67-77.
2010
- A propósito de
biografias oitocentistas… “Alexandre Alberto da Rocha de Serpa Pinto
(1848-1900): construção e desconstrução de um percurso biográfico” por Nuno
Resende. «As
Artes entre as Letras», n.º 18, 27 de janeiro de 2010, p. 08/09.
- Mobilidade e relações comerciais entre a Barra do
Douro e Viana entre 1818 e 1825. «Estudos Regionais. Revista Cultural do
Alto Minho», II Série, n.º 4, janeiro de 2010, p. 213-234.
- As moedas cerâmicas da Câmara Municipal de Gaia. «Casa da Cultura»,
n.º 13, abril de 2010, Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal, p. 15-17.
- O Vinho Verde na obra de Eça de Queiroz (com a colaboração
de Susana Guimarães).In Vinho Verde, História, Economia, Sociedade e
Património. Actas do I Congresso Internacional do Vinho Verde: História,
Economia, Sociedade e Património. Porto:
APHVIN/ GEHVID; Confraria do Vinho Verde, 2010, p. 165-180.
- Os romanos em Gaia. «Boletim da
Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 70, junho de 2010, p. 5-20.
- Roteiros
Queirosianos: da Literatura ao Turismo. In Dinâmicas
de Rede no Turismo Cultural e Religioso. Actas das II Jornadas Internacionais
de Turismo, vol. I, Maia: ISMAI 2010, p. 171-184.
- Republicanos,
Monárquicos e outros: as vereações gaienses durante a 1ª República,1910-1926. Vila Nova de Gaia: ASCR-Confraria Queirosiana, 2010,
128 p.
- O Castelo de
Crestuma, Parque Botânico e Sítio Arqueológico. «Casa da
Cultura», nº 14, maio/ agosto de 2010, Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal, p.
30-31.
- Imagens da antiga Xangai na imprensa ocidental. «Revista de
Portugal», n.º 7, novembro de 2010, p. 25-38.
- Revista de Estudos
Chineses – ZhongguoYanjiu. Lisboa: Instituto Português de Sinologia, n.ºs
4 e 5, 2008 e 2009. «Revista de Portugal», n.º 7, novembro de 2010, p. 63-65.
- O Centro Republicano de Pedroso e o associativismo
político em Vila Nova de Gaia (com a colaboração de Maria de Fátima
Teixeira). «Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 71, dezembro de
2010, p. 20-28.
- Olaria vidrada encontrada no Vale do Côa: primeiras
achegas a partir das escavações arqueológicas de Ervamoira B. «Olaria», 2ª
série, n.º 4. Barcelos: Museu de Olaria, p. 162-168.
- O Núcleo chinês da Colecção Azuaga: o coleccionismo
como lazer (em
colaboração com Susana Guimarães). «ZhongguoYanjiu - Revista Portuguesa de
Estudos Chineses», n.º 6. Lisboa: Instituto Português de Sinologia, p. 239-256.
- A Confraria do Vinho do Porto – algumas notas sobre a
sua origem e evolução durante os primeiros dez anos de existência. «Douro – Vinho,
História & Património», n.º 1, 2010. Porto: APHVIN/ GEHVID, p. 199-216.
2011
- O Centro Republicano de Pedroso e o associativismo
político em Vila Nova de Gaia (com a colaboração de Maria de Fátima
Teixeira). «Jornal dos Carvalhos», ano 21, n.º 247, 25 de fevereiro de 2011,
p.17-19.
- Gastronomia no Douro. Produtos alimentares da Beira
Douro no século XVI. Persistências e abandonos gastronómicos da região. «O Rabelo», S.
João da Pesqueira: Douro em Mim, 2011, p. 11-27.
- A Música em Gaia, do passado ao futuro: a propósito
dos 25 anos da Fundação Conservatório Regional de Gaia. In
www.conservatoriodegaia.pt, 4 p..
- Manuel Pamplona Carneiro Rangel (1774-1849),
combatente da Guerra Peninsular. (em colaboração com Susana Guimarães).
«Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 72, junho de 2011, p.
22-30.
- Da Geografia à
Toponímia: caracterização da Paisagem de Pereiros. In Pereiros. S. João da Pesqueira, por A.
Silva Fernandes, J. A. Gonçalves Guimarães, Nuno Resende. S. João da Pesqueira:
Associação dos Amigos de Pereiros, 2011, p. 17-46.
- Import-Export de matérias primas e manufacturas cerâmicas
pela barra do Douro entre 1818 e 1825, seguida de duas peças inglesas
importadas. «Revista de Portugal», n.º 8, 2011, p. 75-87.
- O Castelo de Crestuma revelado pela Arqueologia. As
principais fases de ocupação do sítio arqueológico (com António
Manuel S. P. Silva). «Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 73,
dezembro de 2011, p. 5-13.
- Vila Nova de Gaia e as Invasões Francesas (em colaboração
com Susana Guimarães). «Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 73,
dezembro de 2011, p. 22-33.
- Arqueologia, Etnologia e História do Cabedelo (em colaboração
com António Manuel S. P. Silva). In Guia
da Reserva Natural Local do Estuário do Douro, coordenação de Nuno Gomes
Oliveira, Vila Nova de Gaia: Águas e Parque Biológico de Gaia, EEM, dezembro de
2011, p. 45-50.
- O caso das chinesas curandeiras de Lisboa que queriam
pôr os cegos a ver no primeiro ano da República Portuguesa. «ZhongguoYanjiu -
Revista de Estudos Chineses». n.º 7, Lisboa, Instituto Português de Sinologia,
p. 225-246..
2012
- Aspectos românticos na vida do 1º Visconde de Beire»
(em colaboração com Susana Guimarães). In Actas
do I Congresso O Porto Romântico, vol. II, coordenação de Gonçalo
Vasconcelos e Sousa, Porto, Universidade Católica Editora, 2012, p. 285-298.
- A obra do escultor macaense Raul Xavier: espírito do
Oriente na Arte do Estado Novo em Portugal. «Revista de Cultura», n.º 38, abril
de 2012 (edição internacional), Macau, p. 77-91.
- Bonecos de barro de Gaia das cascatas sanjoaninas:
figurado pré-industrial que chegou aos nossos dias. «Boletim da Associação
Cultural Amigos de Gaia», n.º 74, junho de 2012, p. 46-55.
- Em busca dos vestígios da Ibéria, tradução do
castelhano de texto de MitjaGuštin, Tras
las huellas de Iberia/ Em busca dos vestígios da Iberia (Iberia 1970-1996),
Ljubljana, Littera picta, 2012, p. 3-35.
- Vinhos do Douro na Casa dos Condes de Resende (em colaboração
com Susana Guimarães). In I Congresso
Internacional Vinhas e Vinhos. Actas, coordenação de António Barros Cardoso
e Sílvia Trilho, Viana do Castelo, Câmara Municipal/ APHVIN/GEHVID, 2012, p.
271-282.
- Legados oitocentistas gaienses à Santa Casa da
Misericórdia do Porto (continuação): o do provedor Doutor António Ribeiro da
Costa. In Culto, Cultura, Caridade, Atas do II
Congresso de História da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Porto: Santa
Casa da Misericórdia, 2012, p. 375-389.
- Os condiscípulos de Eça de Queirós em Coimbra naturais
do distrito do Porto.
«Revista de Portugal». n.º 9, 2012, p. 28-38..
- O Mosteiro de S. Domingos de Donas de Vila Nova de
Gaia ou Convento de Corpus Christi: breve resenha histórica. «Boletim da
Associação Cultural Amigos de Gaia» n.º 75, dezembro de 2012, p. 14-17.
- A representação dos chineses na obra de Eça de
Queirós. «ZhongguoYanjiu
- Revista de Estudos Chineses. n.º 8, Lisboa, Instituto Português de Sinologia,
p. 59-74..
2013
- Ermo de São Salvador do Mundo, santuário duriense. «Douro, Vinho,
História & Património/ Wine, History and Heritage n.º 2, Porto,
APHVIN/GEHVID, 2013, p. 155-182.
- Música e Músicos em Gaia. «Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia, n.º 76, junho de
2013, p. 27-31.
- Castelo de
Crestuma. A Arqueologia em busca da História (em colaboração com António Manuel
S. P. Silva). Vila Nova de Gaia: Águas e Parque Biológico de Gaia/ ASCR -
Confraria Queirosiana, junho de 2013, 20 p..
- Complexo arqueológico do Castelo de Crestuma.
Resultados da primeira campanha de escavações arqueológicas (em colaboração
com António Manuel S. P. Silva, Laura Sousa, e Filipe M. Soares Pinto). In Terra de Santa Maria: espaços de cultura em
debate no 10º aniversário da revista Villa da Feira, Santa Maria da Feira,
LAF, junho de 2013, p. 45-68.
- O Ermo de São Salvador do Mundo, santuário duriense. «O Rabelo, n.º 2,
outubro de 2013, p- 06-23.
- Adriano Ramos Pinto
Vinhos e Arte (em colaboração com Graça Nicolau de Almeida), Vila Nova de
Gaia: Adriano Ramos Pinto (Vinhos) SA, 2013, 375 p..
- Roteiros queirosianos: da biografia à ficção
literária. «Revista
de Portugal», n.º 10, Vila Nova de Gaia, Confraria Queirosiana, novembro de
2013, p. 48-57.
- Necrópoles antigas no território gaiense – a propósito
da abertura do cemitério paroquial de Canelas em 1890. (em colaboração
com Francisco Barbosa da Costa), «Boletim da Associação Cultural Amigos de
Gaia, n.º 77, dezembro de 2013, p. 5-13.
- O Castelo de Crestuma (Vila Nova de Gaia) e a ocupação
tardo-antiga no Baixo Douro» (em colaboração com António Manuel S. P.
Silva). In Arqueologia em Portugal 150
anos, Lisboa, AAP, 2013, p. 883-893.
2014
- A 1ª Grande Guerra em Vila Nova de Gaia. «Face ao Douro»,
ano XIX, n.º 46, junho 2014, Vila Nova de Gaia: Escola Secundária de Olival, p.
3-6.
- Nos quarenta anos do 25 de Abril: Jovens do Torne,
memória gaiense dos anos sessenta. «Boletim da Associação Cultural dos
Amigos de Gaia», n.º 78, junho de 2014, p. 46-51.
- Lembranças da praia de Lavadores. «O Tripeiro», 7ª
série, ano XXXIII, número 8, agosto 2014, p. 226-230.
- História Empresarial: contributo para uma recente
disciplina académica em Portugal., «Revista de Portugal», n.º 11, novembro de
2014, p. 37-44.
- Mafamude: de freguesia rural a sede do Município de
Vila Nova de Gaia. «Boletim
da Associação Cultural Amigos de Gaia», n.º 79, dezembro de 2014, p. 5-24.
- Da intervenção ao
Museu de Sítio: a experiência da Quinta da Ervamoira. In Atas das 2.as Conferências do
Museu de Lamego/ CITCEM – Quintas do Douro: História, Património e
Desenvolvimento. Lamego: Museu, 2014, p. 88-102 (versão online).
- Vale Meão. Antecedentes de uma quinta vinícola e
olivícola no Douro Superior. «Douro, Vinho, História e Património/
Wine, History and Heritage, n.º 3, Porto: APHVIN/GEHVID, 2014, p. 143-170.
- Nos 30 anos do Solar Condes de Resende. Memória da sua
ação pública. «Revista
de Portugal» n.º 11, novembro de 2014, p. 3-6.
- Das escavações arqueológicas ao
Museu de Sítio de Ervamoira: um programa global de investigação
multidisciplinar. In Terras do Coa - da Malcata ao Roboredo, 2ª
edição. DRCN, 2014, p. 207-211..
2015
- Panorâmica Geral da História de Gaia. In XXV Exposição Filatélica Nacional e
Inter-Regional. Gaya 2015. Vila
Nova de Gaia: Clube de Colecionadores de Gaia, Boletim 1, p. 2-5 e Catálogo, p.
4-13.
- Educação Cívica e Património Local (Atividade de
Enriquecimento Curricular); (em colaboração com Eva Baptista e Fátima Teixeira),
in Interacções, vol. 11, n.º 35 Os
Municípios na educação e na Cultura, http:/7www.eses.pt/interaccoes.
- Vila Nova de Gaia e a 1ª Grande Guerra. In PEREIRA,
Gaspar Martins; ALVES, Jorge Fernandes; ALVES, Luís Alberto; MEIRELES, Maria
Conceição (2015) - A Grande Guerra
(1914-1918): Problemáticas e Representações, Porto: CITEM, p. 233-242.
- PAMPLONA CARNEIRO RANGEL, MANUEL (em colaboração
com Susana Gonçalves Guimarães). In MATOS; A. Campos, organização e coordenação
(2015) – Dicionário de Eça de Queiroz.
3ª edição. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S. A., 2015, p. 995-999.
- Os quatro músicos
Napoleão.
«Glosas 13. Homenagem a Gilberto Mendes». Lisboa, novembro de 2015, p. 56-64.
- A comercialização
de Vinho Verde por empresas do Vinho do Porto: o caso da Casa Ramos Pinto (em colaboração
com Graça Nicolau de Almeida). «Vinho Verde História e Património.
History and Heritage», n.º 1, Porto, APHVIN/GEHVID, 2015, p. 63-74, ilustrado.
- Quinta da Ervamoira: da Arqueologia ao Museu de Sítio.
«Revista
de Portugal», n.º 12. Vila Nova de Gaia: Confraria Queirosiana, p. 9-26.
2016
- Modelos de
embarcações históricas portuguesas dos séculos XVI a XIX. Modelos de
embarcaciones históricas portuguesas de los siglos XVI a XIX (tradução para
castelhano de Natalia Diaz Carrasco). Vila Nova de Gaia: Quinta da Boeira, 80
p.
- José Pamplona Carneiro Rangel (1805-1811) e Manuel Pamplona Carneiro
Rangel (1824), provedores da Santa Casa da Misericórdia do Porto (em colaboração com Susana Guimarães). In Saúde,
Ciência, Património, Atas do III Congresso de História da Santa
Casa da Misericórdia do Porto. Porto: SCMP, 2016, p. 401-416.
- Aprestos e representações equestres da Coleção
Marciano Azuaga (em colaboração com
Susana Guimarães). In COIMBRA, Fernando Augusto, coord. –TheHorseandtheBull in
Prehistoryand in History, Actas do I Congresso Internacional o Cavalo e o Touro
na Pré-história e na História, Golegã/Chamusca, 2016, p. 256-265.
- A Frota Mercantil
do Porto no Período Constitucional. «Revista de Marinha». Lisboa: Editora
Náutica Nacional, L.da, n.º 992, julho/agosto de 2016, p. 50-53.
- Educação Cívica e
Património Local (Atividade de Enriquecimento Curricular) aplicada à freguesia
de Mafamude (em colaboração com
Eva Baptista e Fátima Teixeira). «Boletim da Associação Cultural Amigos de
Gaia», n.º 82, junho de 2016, p. 9-18.
- Macau na Primeira Exposição Colonial
Portuguesa – Porto, 1934. A viagem à China ao pé da porta. «Revista de
Portugal». Vila Nova de Gaia: Confraria Queirosiana, n.º 13, novembro de 2016,
p. 43-52.
- Alberto Sampaio e
a
Revista de Portugal. «Vinho Verde. História e Património. History and Heritage».
Porto: APHVIN/GEHVID, 02, 2016, p. 115-125.
- O Centro Histórico
de Gaia, como estrutura portuária atlântica. «Douro. Vinho, História &
Património. Wine, Historyand Heritage. Porto: APHVIN/GEHVID, 05, 2016, p.
53-94..
2017
– A escola primária gaiense durante o Estado Novo
na obra literária de Afonso Ribeiro e J. Rentes de Carvalho. In RIBEIRO,
Cláudia Pinto; ARAÚJO, Francisco Miguel, coords. – A História da Educação em Vila Nova de Gaia. Porto: CITCEM, p.
103-124.
– Biografias de Mafamudenses ilustres. «Boletim da Associação Cultural
Amigos de Gaia», n.º 85, Dezembro de 2017, p. 6-22.
– Modèles de
bateaux historiques portugais du XVIe au XIXe siècle = Model of
portuguese historic ships ofthe 16th – 19thcenturies
(tradução para francês de David Fonseca e para inglês de Rosa Maria Cartledge. Vila
Nova de Gaia: Quinta da Boeira, Arte e Cultura, 80 p.
–
O «Relicário D. João I» de Filipe José
Bandeira, oferecido a Salazar. «Revista de Portugal», n.º 14. Vila Nova de
Gaia: ASCR – Confraria Queirosiana, p. 48-56.
– O Centro Histórico de Gaia, a Barra do Douro
e o Mundo. In SILVA, António Manuel S. P., org. – Cidades de Rio e de Vinho. Memória.
Património. Reabilitação. Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal; [Porto]:
Edições Afrontamento,
p. 60-99.
– O Projeto CASTR’ UÍMA (Vila Nova de Gaia,
2010-2015): elementos e reflexões para um balanço prospectivo (co-aut. Com SILVA, António Manuel S. P.;
PINTO, Filipe M. S.; SOUSA, Laura; LEITE, Joana; LEMOS, Paulo; PEREIRA, Pedro;
TEIXEIRA, Maria de Fátima). In ARNAUD, José Morais; MARTINS, Andrea, coords. – Arqueologia em Portugal 2017 – Estado da
Questão. [Actas do II Congresso de
Arqueologia da Associação dos Arqueólogos Portugueses]. Lisboa: Associação dos Arqueólogos Portugueses, p. 137-154.
2018
- Património
Cultural de Gaia. Património Humano. Personalidades Gaienses (coordenação
em colaboração com Gonçalo Vasconcelos e Sousa»; textos de António Adérito
Alves Conde; António Lima; António Manuel S. P. Silva; Eva Baptista; Francisco
Queiroz; Gonçalo Vasconcelos e Sousa; Isilda Braga Costa Monteiro; J. A.
Gonçalves Guimarães; José Augusto de Sottomayor-Pizarro; José Guilherme Abreu;
João Maria Távora de Magalhães Basto; Laura Castro; Laura Cristina Peixoto de
Sousa; Licínio Santos; Lourenço Correia de Matos; Manuel Ferreira da Silva;
Maria de Fátima Teixeira; Maria de São José Pinto Leite; Mário Jorge Barroca;
Paulo Jorge Sousa Costa; Paula Leite Santos; Susana Guimarães; Susana Moncóvio;
Teresa Campos dos Santos; Virgília Braga da Costa). Vila Nova de Gaia: Câmara
Municipal/ Solar Condes de Resende/ ASCR – Confraria Queirosiana, 294 p.;
Textos de J. A. G.G.– Património Cultural de Gaia (PACUG). Um
Projeto Global (Prefácio), p. 7-9; Lúcio
Lávio Tusco, p. 21; Mafamude, p.
22 [em colaboração]; Ordonho II, Rei,
p. 23; Ramiro II, p. 24; Afonso Henriques, D., Rei, p. 27; João da Gaia, p. 32; Estevão Pires Coelho, p. 33; Pedro I, D., Rei, p. 35; Manuel I, D., Rei, p. 39; Fernão de Magalhães, p. 40; Manuel Fernandes de Calvos, p. 41; Nuno da Silva, p. 44 [em colaboração]; Filipe de Távora e Noronha, p. 47; José Pereira dos Santos, p. 50; Pedro Leite Pereira de Melo, p. 54 [em
colaboração]; Manuel Alves Souto, Barão
do Corvo, p. 54; Rosa Maria da
Conceição e Silva, p. 58; José
Liberato Freire de Carvalho, p. 61 [em colaboração]; Visconde de Beire, p. 63 [em colaboração]; Visconde de Vila Nova de Gaia, p. 67; Conde de Laborim, p. 68;
António Ribeiro da Costa, p. 70 [em colaboração]; Barão do Candal, p. 71; Visconde
de Santo António de Vale da Piedade, p. 72; Visconde de Oliveira, p. 74 [em colaboração]; Visconde da Pena, p. 75; Conde de Castro, p. 76; Marquês Sá da Bandeira, p. 77; Pedro IV, D., Rei, p. 79; Almeida Garrett, Visconde de Almeida
Garrett, p. 81; Visconde da Graceira,
p. 89 [em colaboração]; Barão de
Forrester, p. 90 [em colaboração];
Antónia, D., “A Ferreirinha”, p. 91;
Visconde de Oliveira do Douro, p. 93 [em colaboração]; Visconde das Devesas, p. 94;Frederick
William Flower, p. 95; Visconde de
Castro Silva, p. 106 [em colaboração];
Camilo Castelo Branco, Visconde de Correia Botelho, p. 108; Joaquim Pereira Fula, p. 115 [em
colaboração]; Visconde de Proença Vieira,
p. 116; Barão de S. João Baptista de
Canelas, p. 119; Caetano Pinho da
Silva, p. 124 [em colaboração];
Marciano de Azuaga, p. 129; Eduardo
da Costa Santos, p. 131 [em colaboração]; Visconde da Ermida, 1.º, p. 134 [em colaboração]; Artur Napoleão dos Santos, p. 138; Eça de Queirós, p. 141; Adriano de Paiva, Conde de Campo Belo, 1.º,
p. 145; Flórido Toscano, p. 151
[em colaboração]; Salvador Brandão, p.
153 [em colaboração]; Agostinho de
Almeida Rego, p. 155 [em colaboração];
Domingos da Rocha Romariz, p. 156 [em colaboração]; Adriano Ramos Pinto, p. 158;
Maximiano Lemos, p. 161 [em
colaboração]; Francisco Gonçalves Cortez,
p. 162 [em colaboração]; Osório
Gondim, p. 167 [em colaboração]; Venceslau
Pedro da Silva, p. 171 [em colaboração]; Alberto Júlio Pereira, p. 189 [em colaboração]; Adelino Gonçalves Gomes, p. 192 [em colaboração]; Augusto Francisco da Rocha, p. 199 [em
colaboração]; Miguel Joaquim da Silva
Leal Júnior, p. 200 [em colaboração]; Conde
das Devesas, 2.º, p. 202; João
Porfírio de Lima Calheiros Lobo, p. 203 [em colaboração]; Santos Costa, p. 208 [em colaboração]; Ramiro Mourão, p. 209 [em colaboração]; Magalhães Costa, p. 209 [em
colaboração]; Waldemar Lӧfgren, p.
210 [em colaboração]; José Domingues da
Rocha Beleza, p. 214 [em colaboração];
Armando Leça, p. 234 [em colaboração];
Cunha da Rasa, p. 236; Avelino
Monteiro, p. 239; Joaquim Francisco
Pedrosa Júnior, p.240 [em colaboração];
António Pereira da Costa, p. 245;
Visconde de Pereira Machado, p. 251 [em colaboração]; Afonso Ribeiro, p. 258 [em colaboração]; César Morais, p. 264. In GUIMARÃES, J. A. Gonçalves; SOUSA, Gonçalo
de Vasconcelos e, coordenação (2018) –
Património Cultural de Gaia. Património Humano. Personalidades Gaienses. Vila
Nova de Gaia: Câmara Municipal/ Solar Condes de Resende/ ASCR – Confraria
Queirosiana, 294 p.
–
O Núcleo Documental J. Rentes de Carvalho
– I. «Revista de Portugal», n.º 15, novembro de 2018. Vila Nova de Gaia:
ASCR- Confraria Queirosiana, p. 7-22.
– O Senhor dos Vinhos (João Nicolau
de Almeida). «O Tripeiro», 7.ª série, ano XXXVII, n.º 10, outubro de 2018,
p. 299.
- Produção de vinhos de marca em contexto urbano: o caso
dos Nicolau de Almeida em Vila Nova de Gaia(em colaboração com Licínio
Santos)- «Douro Vinho, História e Património – Wine, History and Heritage», n.º
07, Porto, APHVIN/GEHVID, p. 53-70.
2019
- O edifício de tradição romana sob a igreja
do Bom Jesus de Gaia (Vila Nova de Gaia – Portugal) destruído nos últimos dias
do reino dos Suevos. In LÓPEZ QUIROGA, coord. In Tempore Sueborum. El Tiempo de los Suevos en la Gllaecia (411-585).
El Primer Reino Medieval de Occidente. Volumen de Estudios. Ourense:
Deputacion Provincial, p. 209-212.
– Atravessamentos antigos do Rio Douro entre Gaia e Porto/
Ancient crossing of Douro River between Gaia and Porto. In Atas do II Congresso Do Património Mundial
sobre “Pontes de Aço de Grande Arco do século XIX. Vila Nova de Gaia:
Gaiurb.
– Património
Cultural de Gaia. Património Humano. Personalidades Gaienses, 2.ª edição.
Vila Nova de Gaia: Câmara Municipal/Solar Condes de Resende/ ASCR – Confraria
Queirosiana/ Edições Afrontamento, 294 p..
- Vila Nova de
Gaia, a “Southwark do Porto” nos primórdios da época da indústria. In
FERREIRA, Antero; MARQUES, Alexandra, coords. tecs. – II Congresso Histórico
Internacional “As Cidades na História: Sociedade”, vol. 3: Cidade
Industrial. Guimarães: Câmara Municipal, p. 209-239. Disponível em <https://ch.guimaraes.pt/static/
uploads/actas/2CHI/vol3/ CHIv3art11.pdf>.
- O edifício de tradição romana sob a igreja
do Bom Jesus de Gaia destruído nos últimos dias do reino dos Suevos.
«Revista de Portugal», n.º 16. Vila Nova de Gaia: ASCR – Confraria Queirosiana,
p. 16-24.
2020
- Os biógrafos e os estudos biográficos
sobre Eça de Queirós. In Por Variadas
Terras Não Andadas (De poema de José Valle de Figueiredo). Porto: União das
Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, p. 35-40.
- Esboço. Boletim dos Jovens do Torne. 50 anos de
persistências 1970-2020; edição fac similada dos boletins Esboço
n.º 1 (1969); n.º2 e n.º 3 (1970); direção da edição e índices (em colaboração
com António Manuel S. P. Silva). Vila Nova de Gaia: Confraria Queirosiana/
Arquivo Histórico da Igreja Lusitana, 90 p..
- A legislação sanitária, de
Pombal ao Regime Liberal. «Revista de Portugal», n.º 17, p. 9-19.
2021
- Atravessar o Rio Douro antes de haver
pontes. «Douro Vinho, História e Património – Wine, History and Heritage»,
n.º 09, Porto, APHVIN/GEHVID, p. 121-145.
- A Frota Mercantil do Porto e o comércio com o Brasil entre 1818 e 1825;
tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do
Porto; 450 p. + 1362 p. (anexo I) + 193 p. (anexo II).
- Eça & Outras Crónicas Queirosianas.
Publicadas em O Primeiro de Janeiro
entre 2004 e 2008 coligidas por António Manuel Silva e Maria de Fátima
Teixeira. Vila Nova de Gaia: ASCR - Confraria Queirosiana, 120 p.; reimpressão,
agosto de 2022
- Arte Publicitária dos
Vinhos do Doro e do Porto: os artistas estrangeiros. In Atas do Congresso Douro e Porto
– Memória com Futuro. Peso da Régua: Instituto dos Vinhos do Douro e do
Porto, IP, p. 57-66.
- Uma Coleção Internacional de
Pratos-souvenir no Solar Condes de Resende (com Susana Guimarães). «Revista
de Portugal», n.º 18, 2021, p. 5-14.
- Alguns negociantes da praça do
Porto irmãos da Misericórdia no período constitucional (1818-1825). In SILVA,
Francisco Ribeiro da, coordenação (2021) – Misericórdia,
Liberdade, Património. Porto: Santa Casa da Misericórdia, p. 103-120.
- De braço dado pelo Brasil com Eça e
Dagoberto. «Revista da Academia Alagoana de Letras», nº 25. Julho de 2021,
Maceió, Alagoas, p. 18-20.
2022
- Património
Cultural de Gaia. Património de Gaia no Mundo (coordenação em colaboração com
Francisco Queiroz); textos de Alda Bessa; Ana Filipa Correia; Ana
Pessoa;
Ana Venâncio; André Dangelo; Andréa L.
Bachettini; Annelise Montone; António Conde;
Cláudia Emanuel; Cristina Moscatel; Daniele Fonseca; Fabiane R. Moraes; Fabíola
Franco Pires; Fernando Cerqueira Barros; Francisco
Queiroz; J. A. Gonçalves Guimarães; José Francisco Alves; José Guilherme Abreu;
Keli C. Scolari; Manuel Ferreira da
Silva; Margarete R. F. Gonçalves; Margarida Rebelo
Correia;
Maria Isabel Moura Ferreira; Mariana
Rodrigues; Marilene da Silva; Paula Santos Triães; Rosário Salema de Carvalho; Susana Moncóvio. Vila Nova de Gaia: Câmara
Municipal/ Solar Condes de Resende/ ASCR – Confraria Queirosiana, 350 p.; Textos
de J.A.G.G.: Património Cultural de Gaia
(PACUG). Espalhado pelo Mundo (Prefácio), p. 7-9; Os Escultores Gaienses e os Monumentos ao Povo e Heróis da Guerra
Peninsular no Porto, em Lisboa e em Arrifana, p. 224-229; A “Escola de Escultura de Gaia” e os
Monumentos aos Mortos da Grande Guerra (1914 – 1918) em Portugal, França e
Angola, p. 230-235.
Domingos Carvalho da Silva: poeta nascido português,
viveu e morreu brasileiro. In Livro da Academia Alagoana de Letras, edição n.º
26, abril de 2022. Maceió: Academia Alagoana de Letras, p. 63-65.
- A Frota Mercantil do Porto e o comércio com o Brasil
entre 1818 e 1825. Vila Nova de Gaia: Amigos do Solar Condes de Resende
- Confraria Queirosiana, 810 p..
- Centenário da 1.ª Travessia Aérea do
Atlântico Sul por aviadores portugueses em 1922. «Revista de Portugal», n.º 19. Vila Nova de Gaia: ASCR –
Confraria Queirosiana, p. 18-24.
- Os negociantes da praça do Porto e a Revolução de 1820. In PEREIRA, Miriam Alpern; ARAÚJO, Ana Cristina; ALVES, Daniel; ALVES, Jorge Fernandes; CARDOSO, José Luís; LOUSADA, Maria Alexandre; CASTRO, Zília Osório de, organizadores (2022) – A Revolução de 1820. Leituras e Impactos. Lisboa: Universidade/ Imprensa de Ciências Sociais, p. 429-443.
Todos os factos constantes neste curriculum podem ser confirmados por documentação que deverá existir no arquivo das instituições referidas, da qual o signatário possui cópias ou declarações (certificados) que a todo o tempo podem ser apresentados.
Vila Nova de Gaia, 29 de novembro de 2022
Joaquim António Gonçalves Guimarães