Iconografia da História de Portugal em painéis azulejares: o caso da Estação de S. Bento no Porto
Cristiana Borges Ferreira
De entre todos os países europeus, foi em Portugal que o azulejo manifestou maior desenvolvimento e as formas mais originais e funcionais de utilização. Desempenhou um papel primordial na arquitetura, onde percorreram um longo e magnífico caminho juntos. Vila Nova de Gaia produziu nas suas fábricas cerâmicas muitos painéis, incluindo sobre iconografia histórica, espalhados pelo país, cuja apresentação ficará para outra oportunidade. Mas nesta comunicação vamos privilegiar o caso da Estação de S. Bento no Porto, palco dos painéis da autoria do pintor e ceramista Jorge Rey Colaço, hoje conhecidos em todo o mundo. Este artista utilizou o azulejo como suporte privilegiado, aplicando princípios e qualidades que refletiram os valores da época em que viveu e, sobretudo, as bases artísticas e plásticas das escolas que frequentou, nomeadamente em Espanha e França. Jorge Colaço trouxe para a azulejaria a designada “corrente dos tradicionalistas”, recuperando e citando os períodos áureos do azulejo em Portugal. Os painéis da Estação de S. Bento demonstram os valores tradicionalistas, nacionalistas e o amor pela Pátria, sendo ótimos exemplares da corrente protagonizada pelo seu autor e a sua “pincelada” inspirada na Arte Nova.
Entrar na reunião Zoom
ID da reunião: 898 7082 7485
Senha de acesso: 279707
Sem comentários:
Enviar um comentário