Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Curso livre evocativo dos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco - 24.01.2026

 


DOMINGOS CARVALHO DA SILVA (1915-2003) – UM GRANDE POETA LUSO-

BRASILEIRO, NASCIDO EM PEDROSO (VILA NOVA DE GAIA)

A comunicação, no âmbito do curso livre evocativo dos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco (1825-2025), evoca a vida e obra do poeta Domingos Carvalho da Silva. Nasceu em Leirós (Pedroso, Vila Nova de Gaia) em 21 de junho de 1915 e cedo partiu para o Brasil, com a família, tendo-se fixado na cidade de S. Paulo onde continuou os seus estudos e se formou em Direito em 1937. Na Universidade, ensaiou os primeiros poemas, publicados em antologias e publicou o seu primeiro livro de poemas, mais tarde repudiado. Foi advogado, professor e funcionário federal. Foi poeta, contista e ensaísta e professor de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira na Universidade de Brasília. Foi jornalista na área política e literária, participou em Conferências, congressos e membro de diversas comissões. Fez parte do movimento literário pós-modernista tendo fundado o grupo designado por “Geração de 45”, na senda de um primeiro modernismo fundado por Mário de Andrade, com quem privou.
Recebeu o prémio Olavo Bilac em 1950. Fundou a Revista Brasileira de Poesia e a Revista de Poesia e Crítica e foi um divulgador da obra de vários autores portugueses no Brasil. Manteve pontual contacto com Vila Nova de Gaia e com escritores portugueses.

António Conde

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Curso livre evocativo dos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco - 10 janeiro 2026


António Augusto Teixeira de Vasconcelos nasceu na freguesia da Sé na cidade do Porto a 1 de novembro de 1816 e faleceu em Paris em 1878.

A sua vida foi multifacetada; tendo sido nomeado capitão de milícias por D. Miguel participou nas Guerras Liberais e mais tarde na Patuleia.
Entre conflitos inscreveu-se na Universidade de Coimbra onde concluiu o curso de Direito. Ao mesmo tempo foi jornalista, escritor e diplomata. Fundador de jornais e revistas, autor de numerosos folhetins, romances, peças de teatro e de outros géneros de escrita a que poderíamos, à época, chamar histórica. Pertenceu a numerosas instituições portuguesas e estrangeiras tendo recebido várias medalhas e condecorações.
Casou muito jovem e muito jovem enviuvou tendo dele ficado uma única filha; casou em segundas núpcias, ligação da qual também resultou outra filha. Esteve ligado a Vila Nova de Gaia por motivos familiares e literários.
Biografar este homem de uma só vez é missão quase impossível dada a diversidade de “vidas”, por isso aqui pretendemos apenas analisar parte das suas obras e algum percurso pessoal para aferirmos em que medida António Augusto Teixeira de Vasconcelos é um “antepassado” literário de Camilo.

Maria Fátima Teixeira

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Palestra da primeira quinta feira do mês - 8 de janeiro 2026


Em 2026 é na primeira quinta-feira do mês!

(Desta vez na segunda...)

Os pilares da city mark gaiense
O conceito de city mark está hoje generalizado pelas grandes cidades internacionais, mas também em muitas outras urbes de grande, média e até pequena dimensão, quando não mesmo vilas e até aldeias. Pressupõe que disponibilize conteúdos únicos ou singulares. Nesta palestra vamos abordar os principais pilares que poderão caraterizar a city mark gaiense num mundo global.


Ingressar na reunião Zoom
ID da reunião: 859 8288 6246
Senha: 665846