Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

José Manuel Alves Tedim: membro da Academia Eça de Queirós


CURRICULUM VITAE (RESUMO)

1. DADOS PESSOAIS

Nome: José Manuel Alves Tedim
Data de nascimento: 7 de Agosto de 1953
Local: Freguesia de Coronado ( S. Mamede), Concelho de Santo Tirso.

2. ACTIVIDADES E CARGOS PEDAGÓGICO – CIENTÍFICOS

.Iniciou a sua carreira académica em 1976 na Escola Secundária João Gonçalves Zarco, Matosinhos.
.É Professor do Departamento de Ciências da Educação e do Património da Universidade Portucalense,na área da Licenciatura e Mestrado em Conservação e Restauro.
.Foi, durante dois mandatos, Tesoureiro da Direcção da Associação Portuguesa dos Historiadores de Arte.
.É sócio do CEIB (Centro de Estudos da Imaginária Brasileira).
.Foi Secretário Geral da Universidade Portucalense
.Foi Vice-Reitor da Universidade Portucalense – Infante D. Henrique.
.Foi Reitor em exercício da Universidade Portucalense, de Junho de 2007 a Janeiro de 2010.
.Foi Diretor do Instituto de História da Arte da Universidade Portucalense.
. Foi Diretor do Centro de Conservação e Restauro da Universidade Portucalense.
.Colaborou na Licenciatura e no Mestrado em História do ISE (Instituto Superior de Educação de Cabo Verde).
.Colaborou no Mestrado de Património e Desenvolvimento da UCV – Universidade de Cabo Verde.
.Foi responsável pelo Módulo, Festa e Arte Efémera, do Doutoramento em História organizado em parceria pelo Instituto Superior de Curitiba - Brasil e a Universidade Portucalense.
.Foi responsável pelo Seminário “Artes Decorativas” do Mestrado em História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
.Foi responsável pela Unidade Curricular do 3º ano da Licenciatura em História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, “Barroco e Rococó em Portugal”.
.Participou no Curso de Verão da Universidade de Valladolid/Cácers, em julho de 2012.
.Colabora, desde 2002, com o Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes.
. Foi o Coordenador Geral do II Congresso Internacional de História da Arte, organizado pela APHA (Associação Portuguesa de Historiadores de Arte)
. Participou em dezenas de Congressos, Colóquios e Seminários em Portugal, Espanha, Brasil, Cabo Verde, etc.

3. TRABALHOS CIENTÍFICOS (Resumo)

Arte portuguesa do Séc. XV, Revista do Jornal de Notícias. Porto: 4
Os Santeiros da Maia. Bracara Augusta, Braga: Câmara Municipal de Braga. (1978).
Obras e artistas no Concelho da Maia do Séc. XVIII, Revista de Ciências Históricas. Porto: Universidade Portucalense. Vol. I (1986). p. 289-320.
Subsídios para o estudo da ourivesaria privada em Portugal, Revista de Ciências Históricas. Porto: Universidade Portucalense. Vol. II (1987), p. 359-368.
Teatro da Morte e da Glória - Decorações fúnebres nas exéquias de D. João V na Sé de Braga. Revista de Ciências Históricas. Porto: Universidade Portucalense. Vol. IV (1989), p. 281-292.
Entrada Triunfal de D. José de Bragança na Sé Primacial de Braga. In Actas do Congresso Internacional comemorativo do IX Centenário da Sé de Braga, Braga: Cabido Metropolitano e Primacial de Braga, 1990. Vol. II/2.
Miguel Francisco da Silva - o arquitecto das escadas monumentais de Oliveira de Azeméis. Revista de Ciências Históricas, Porto: Universidade Portucalense. Vol. IV (1990), p.362-366.
Festas Barrocas no Brasil Colonial. Actas do V Simposium Luso - Espanhol de História da Arte. Valladolid: Universidad de Valladolid, 1990. p. 273-278.
A arquitectura Manuelina. Mundo da Arte: Coimbra: 1990.
Uma festa militar em Almeida na  2ª  metade  do  Séc. XVIII. Revista de Ciências Históricas. Porto: Universidade Portucalense. Vol. VI (1992), p. 229-246.
Arte portuguesa do Séc. XV, Revista do Jornal de Notícias. Porto: 4 de Março de 1994.
Festividades no Porto Medieval e o Baptizado do Infante D. Henrique. Henrique, o Navegador. Porto: Câmara Municipal do Porto, 1994, p. 199-200.
Aleijadinho. Dicionário da Colonização portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1995, p. 38-39.
Barroco. Dicionário da Colonização portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1995, p. 102-103.
Escultura. Dicionário da Colonização portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1995, p. 306-307.
Pintura. Dicionário da Colonização portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1995, p. 638-642.
Exéquias de D. João V na Sé do Porto, Revista Polígrafo. Arouca: Centro de Estudos D. Domingos de Pinho Brandão. Nº 4 (1995). p. 91-98.
Exéquias de Filipe II no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa. Actas do VII Simposio Luso Espanhol de História da Arte. Cáceres: CEXECI, 1994, p. 267-270.
Basílio do Rego um azulejador do Porto no Sec. XVIII. Actas do VI Simposio Luso - Espanhol de História da Arte. Viseu: Instituto Politécnico, 1996, p. 531-536.
Morte, poder e espectáculo barroco nas exéquias de D. João V no espaço Atlântico português. Actas do III Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte. Évora: Universidade de Évora, 1997, p. 71-77.
Teatro da Morte e da Glória: Francisco Xavier de Brito e as Exéquias de D. João V em Ouro Preto. Revista Barroco, nº 17, Minas Gerais: Centro de Pesquisa do Barroco Mineiro. Nº 17 (1996), p. 241-250.
Escultor Santeiro. As Idades da Madeira. Lisboa: IEFP, 1997.
A Festa Régia no tempo de D. João V. Poder. Espectáculo. Arte Efémera. Porto: Un. Portucalense, 1999. Tese de Doutoramento. Policopiada.
O catafalco, retábulo da morte Barroca.  Ourense, 2000.
Arte efémera em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000. Catálogo.
Esquemas do Barroco português nas exéquias Baianas do Séc. XVIII. Salvador, 2001
Porto património. Património do Porto. A Universidade Portucalense e a cidade. Porto: Univer. Portucalense, 2001.
Arte efémera e a Historiografia da Arte Portuguesa. Porto: Actas do II Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Historiadores de Arte, 2001.
A imaginária religiosa no Porto. Mariana: Actas do II Congresso Internacional do Centro de Estudos de Imaginária Brasileira, 2001.  
A cidade e a festa barroca em Portugal. Porto: Actas do Congresso Internacional O Barroco, 2001.
Grandes mestres escultores santeiros das antigas terras da Maia. Catálogo Mestres artesãos do Século. Lisboa: IEFP, 2002
Lendo o Barroco. Imaginária Religiosa Barroca em Paredes de Coura. Paredes de Coura: C. M. de Paredes de Coura, 2002. Catálogo.
40 Entradas. Imaginária Religiosa Barroca em Paredes de Coura. Paredes de Coura: C. M. de Paredes de Coura, 2002. Catálogo.
As Capelas dos Passos da Paixão de Ovar. Uma ideia para uma Exposição. Vivências da Paixão. Imaginária religiosa no Concelho de Ovar. Ovar: C. Municipal de Ovar, 2003. Catálogo.
25 Entradas. Vivências da Paixão. Imaginária religiosa no Concelho de Ovar. Ovar: C. Municipal de Ovar, 2003. Catálogo.
Imaginária religiosa. Fonte de Culto e Devoção. In, Santos que curam e protegem. Registos devocionais no Concelho de Ovar. Ovar: C. Municipal de Ovar. 2004. Catálogo.
Mestre Guilherme Ferreira Thedim, uma oficina de escultura religiosa em Matosinhos. Matosinhos: C.M.M., 2004.
Capelas de Passos e a imaginária religiosa devocional do Ciclo da Paixão em Ovar. In, Anais VI Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro, 2004.
A Festa e a Historiografia da Arte Efémera. In, Actas do II Congresso Internacional de História da Arte. Coimbra: Almedina, 2004.
A tradição da escultura religiosa no grande Porto. In, Mestre Guilherme Ferreira Thedim, uma oficina e escultura religiosa em Matosinhos. Matosinhos: C. Municipal, 2004. Catálogo.
Triunfo da Festa Barroca na Corte de D. João V. A Troca das Princesas. In, Revista Barroco. Belo Horizonte. N.º 19, Anos 2001/2004.
António José Machado de Teive: O escultor das Capelas de Passos de Ovar - Uma hipótese de trabalho. In, Dunas. Ovar: C. Municipal de Ovar. N.º 4, Nov. de 2004.
Sagrado Coração de Jesus. Uma Exposição. In, Catálogo da Exposição sobre o Sagrado Coração de Jesus. Ovar: C. Municipal de Ovar. 2005.
As estátuas de S. João de Deus da Responsabilidade da Oficina de José Ferreira Thedim. In, 75 anos da Restauração da Província Portuguesa as Ordem Hospitaleira de S. João de Deus. Alcalá: O.H. de S. João de Deus, 2006.
Iconografia de S. Cristovão, in, Eça de Queirós - S. Cristovão. V.N.de Gaia: Gailivro, 2006.
Arte éfemera. História da Arte em Portugal. Lisboa, 2009. Vol. 13.
Imaginária religiosa das igrejas da Misericórdia e Santo António dos Capuchos de Penafiel. Penafiel: Santa Casa da Misericórdia, 2009.
O Barroco do Norte. VNFamalicão: Fundação Cupertino de Miranda, 2011.
A Festa Barroca. VNFamalicão: Fundação Cupertino de Miranda, 2012. Catálogo
Arquitetura. VNFamalicão: Fundação Cupertino de Miranda, 2012. Catálogo.
Portugal no Mundo. VNFamalicão: Fundação Cupertino de Miranda, 2013

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Curso

Curso livre sobre
História Empresarial e Institucional
certificado pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Gaia Nascente

A partir de 16 de Novembro próximo, a Academia Eça de Queirós, grupo de trabalho profissional dos Amigos do Solar Condes de Resende – Confraria Queirosiana, vai realizar no Solar Condes de Resende um curso livre sobre o tema História Empresarial e Institucional.
Se é certo que sobre História Institucional existem muitas obras publicadas, algumas de grande valia, sobre a História Empresarial elas são muito escassas, sendo na realidade esta área historiográfica muito pouco cultivada pelos profissionais portugueses da História Moderna e Contemporânea. Daí a grande oportunidade deste curso, que decorrerá ao longo de 13 sessões, aos sábados à tarde, entre as 15 e as 17 horas, ao ritmo de duas por mês.
Serão conferencistas os investigadores Ana Cristina Correia de Sousa; Francisco Ribeiro da Silva, J. A. Gonçalves Guimarães, Joel Cleto, José Manuel Tedim, Laura Peixoto, Nuno Resende, Silvestre Lacerda e Susana Moncóvio.
O programa definitivo poderá ser visto em confrariaqueirosiana.blogspot.com
A todos os participantes será entregue no final do Curso um certificado de frequência e um CD com os textos dos professores.
A frequência do Curso implica a inscrição prévia e o respetivo pagamento:

J. A. Gonçalves Guimarães, diretor do Solar Condes de Resende
José Manuel Tedim, presidente da Academia Eça de Queirós

Ficha de inscrição: Curso livre sobre: História Empresarial e Institucional
certificado pelo Centro de Formação de Associação de Escolas Gaia Nascente

Nome_______________________________________________________________________

Morada______________________________________________________________________

Código postal_____________   ________ tel. de contacto______________________________

Profissão___________________________email_____________________________________
Preço da inscrição: Sócios dos ASCR-CQ – 70 €                    Não sócios – 80 €

Datas das sessões: a partir de 16 de Novembro de 2013, num total de 13 sessões, duas tardes de sábado por mês, entre as 15 e as 17 horas até Abril de 2014.

Assinatura_______________________________________________________

Data__________/_______/______


Pagamento por transferência bancária ou outro.


Programa do curso
2013 Novembro

Sábado,16 – 15h – Âmbito, objetivos e interesse social, económico e cultural da História Empresarial e Institucional
– J. A. Gonçalves Guimarães
Sábado,30 – 15h – Arquivos empresariais na Torre do Tombo e em outros arquivos públicos
– Silvestre Lacerda

2013 Dezembro

Sábado,07 – 15h – Os arquivos das empresas do Vinho do Porto
– J. A. Gonçalves Guimarães
Sábado,15 - 15h – Os Mourões, ourives do Porto
– Nuno Resende e Ana Cristina Correia de Sousa.

2014 Janeiro

Sábado,04 – 15h – A Casa Ramos Pinto
– J. A. Gonçalves Guimarães
Sábado,15 – 15h – Indústrias de Cerâmica oitocentistas do Porto e Gaia
– Laura Peixoto

2014 Fevereiro

Sábado,01 – 15h – História do Grupo Salvador Caetano
- J. A. Gonçalves Guimarães
Sábado,15 – 15h – A indústria conserveira de Matosinhos
– Joel Cleto.

2014 Março

Sábado,01 – 15h – O ensino das Belas Artes no Porto: da Academia à Faculdade
– José Manuel Tedim
Sábado,15 – 15h – O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia
– Susana Moncóvio
Sábado,29 – 15h – As fábricas de bolachas e chocolates na região do Porto
– Laura Peixoto

2014 Abril

Sábado,12 – 15h – Empresários e instituições gaienses
– J. A. Gonçalves Guimarães

2014 Maio

Sábado,03 – 15h – Empresários e instituições portuenses
– Francisco Ribeiro da Silva

As datas das sessões podem sofrer ajusteis pontuais.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Luís Manuel de Araújo: membro da Academia Eça de Queirós

(Outros membros da Academia Eça de Queirós: J. A. Gonçalves Guimarães: publicado a 28 de Agosto de 2013)



Currículo abreviado 
 e-mail: luisaraujo@fl.ul.pt

·        Doutorado em Letras (História e Cultura Pré-Clássica) pela Universidade de Lisboa, com agregação, e licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com estágio de pós-graduação em Egiptologia na Faculdade de Arqueologia da Universidade do Cairo.
·   Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Departamento de História (Instituto Oriental), lecionando cadeiras da área de História e Cultura Pré-Clássica.
·   Participação em diversos congressos nacionais e internacionais, encontros, seminários e jornadas arqueológicas, e apresentação de mais de cem conferências em Portugal (entre 1986 e 2010).
·        Secretário da Associação Portuguesa de Orientalismo e da Associação Cultural de Amizade Portugal-Egipto,
·         Membro da Academia Eça de Queirós e membro grão-louvado da Confraria Queirosiana.
·       Secretário de Cadmo, revista de História Antiga do Centro de História da Universidade de Lisboa (com vinte e dois números publicados).
·         Presidente do Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arqueologia.
·        Membro da Academia Portuguesa da História, Associação Portuguesa de Escritores, Associação dos Arqueólogos Portugueses, Associação Portuguesa de Museologia, Sociedade de Geografia de Lisboa, Associação Internacional de Egiptólogos, Conselho Internacional dos Museus e Comité Internacional para a Egiptologia (CIPEG).
·         Diretor do Dicionário do Antigo Egipto, Lisboa: Editorial Caminho, 2001 (com vinte colaboradores e cerca de 900 páginas; esgotado).
·      Diretor da Revista de Portugal, Confraria Queirosiana-Academia Eça de Queirós, Vila Nova de Gaia (com nove números publicados).
·        Membro do Rotary Clube de Lisboa.
·     Coordenador do álbum A Escrita das Escritas, Lisboa: Fundação Portuguesa das Comunicações, 1999 (esgotado).
·   Colaborador para revisões científicas de textos egiptológicos das Edições ASA, Editorial Bertrand, Editorial Caminho, Grupo Santillana, National Geographic, entre outras.
·     Comissário científico da exposição de antiguidades egípcias do Museu Nacional de Arqueologia e da nova sala de exposição da colecção egípcia da Universidade do Porto, e assessor científico de várias exposições.
·    Estudo das coleções egípcias públicas e privadas existentes em Portugal (cerca de mil e duzentos objetos), parte das quais já está publicada.
·    Condução de visitas de estudo ao Egito desde 2000 (grupos da Faculdade de Letras de Lisboa, Confraria Queirosiana, Museu Nacional de Arqueologia, entre outras).
·   Regência de vários cursos de temática egiptológica em diversas instituições, sobre arte, religião, topografia cultural e escrita hieroglífica.

Bibliografia essencial 

Livros:

Os Hititas, Lisboa: Plátano Editora, 1982 (104 pp.).
Eça de Queirós e o Egipto Faraónico, Lisboa: Ed. Comunicação, 1987 (287 pp.).
Antiguidades Egípcias, I, Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa: Instituto Português de Museus, 1993 (esgotado; prepara-se a 2ª edição) (402 pp.).
Estudos sobre Erotismo no Antigo Egipto, Lisboa: Ed. Colibri, 1995 (350 pp.).
O Clero do Deus Amon no Antigo Egipto, Lisboa: Ed. Cosmos, 1999 (404 pp.).
Imagens do Egipto Queirosiano, Vila Nova de Gaia: Gaianima, 2002 (312 pp.).
Egipto: As Pirâmides do Império Antigo, 2ª ed., Lisboa: Ed. Colibri, 2003 (290 pp.).
Estatuetas Funerárias Egípcias da XXI Dinastia, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2003 (1118 pp.).
Mitos e Lendas do Antigo Egipto, Lisboa: Centralivros - Livros e Livros, 2005 (esgotado) (360 pp.).
As Comunicações na Antiguidade, Lisboa: Fundação Portuguesa das Comunicações, 2006 (em colaboração com Nuno Simões Rodrigues) (460 pp.).
Arte Egípcia. Colecção Calouste Gulbenkian, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006 (200 pp.).
A Farmácia no Mundo Pré-Clássico e nas Culturas Tradicionais, Lisboa: Museu da Farmácia, 2008 (em colaboração com Paula Basso) (158 pp.).
A Coleção Egípcia do Museu de História Natural da Universidade do Porto, Porto: Universidade do Porto, 2011 (272 pp.).
Os Grandes Faraós do Antigo Egipto, Lisboa: A Esfera dos Livros, 2011 (366 pp.).
Erotismo e Sexualidade no Antigo Egito, Lisboa: Edições Colibri, 2012 (612 pp.).

Artigos:

1. Prefácio, suplemento central e glossário da obra Le Roman de la Momie, de Théophile Gautier, coleção «Plátano de Maio», Lisboa: Plátano Editora, 1980.                               
2. «Relembrar Kadech», História, 38, Lisboa, dezembro de 1981, pp. 34-51.
3. «O túmulo de Tutankhamon», História, 49, Lisboa, novembro de 1982, pp. 68-88.
4. «A cadeira de Sociedades, Culturas e Civilizações Pré-Clássicas», O Jornal da Educação, 54, Lisboa, abril de 1982, pp. 32-33.
5. «A Coreia Antiga. Do Estado de Kochoson ao Estado de Kogurio», História, 43, Lisboa, maio de 1982, pp. 36-50.
6. «Pinturas murais de Kogurio», História, 51, Lisboa, janeiro de 1983, pp. 38-55.
7. «A preservação do legado histórico do Antigo Egipto», O Jornal da Educação, 65, Maio de 1983, pp. 26-31.
8. «Os Muçulmanos no Ocidente Peninsular», em História de Portugal, I, sob a direção de José Hermano Saraiva, Lisboa: Publicações Alfa, 1984, pp. 244-289.
9. «A Colecção de Antiguidades Egípcias do Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia», O Arqueólogo Português, série IV, 5, Lisboa, 1987, pp. 175-191.
10. «O Antigo Egipto no Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia», O Estudo da História, II série, 5-6, Lisboa, 1988, pp. 99-104.
11. «Chauabtis da Sociedade de Geografia de Lisboa», Revista da Faculdade de Letras, V série, 10, Lisboa, 1988, pp. 13-23 (em colaboração com José Nunes Carreira).
12. «Crónica portuguesa de um Congresso de Egiptologia», Revista da Faculdade de Letras, V série, 10, Lisboa, 1988, pp. 81-94.
13. «O Egipto nas obras de Eça de Queirós», em Dicionário de Eça de Queiroz, organização e coordenação de A. Campos Matos, Lisboa: Editorial Caminho, 1988, pp. 220-224.
14. «Uma biobibliografia de Henry George Fischer: a Egiptologia total», Hathor: Estudos de Egiptologia, 1, Lisboa, 1989, pp. 7-8.
15. «Erotismo profiláctico no Egipto Faraónico», Hathor: Estudos de Egiptologia, 1, Lisboa, 1989, pp. 41-68.
16. «Chauabtis do Museu Nacional de Arqueologia», Revista da Faculdade de Letras, V série, 12, Lisboa, 1989, pp. 59-72.
17. «Erotismo demiúrgico no Egipto Faraónico», Revista da Faculdade de Letras, V série, 13-14, Lisboa, 1990, pp. 253-277.
18. «Motivos erotizantes e porno-concupiscentes no Antigo Egipto», Hathor: Estudos de Egiptologia, 2, Lisboa: Edições Cosmos, 1990, pp. 45-71.
19. «As múmias de Eça», em Eça e os Maias Cem Anos Depois, Actas do 1º Encontro Internacional de Queirosianos, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto: Edições ASA, 1990, pp. 23-29.
20. «O falcão egípcio», em Falcoaria Real, Exposição temporária realizada no Museu Nacional dos Coches, 17 de novembro de 1989 a 17 de janeiro de 1990, Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1990, pp. 55-57.
21. «De Charuhen a Kadech: Relações entre o Egipto do Império Novo e a Ásia», Cadmo, 1, Lisboa: Edições Cosmos, 1991, pp. 119-143.
22. «Mestrado em História e Cultura Pré-Clássica», Cadmo 1, Lisboa: Edições Cosmos, 1991, pp. 170-175.
23. «Conferência do Comité Internacional para a Egiptologia, Moscovo», Cadmo, 1, Lisboa: Edições Cosmos, 1991, pp. 230-232.
24. «Colecções egípcias em Portugal», em Cadmo, 1, Lisboa: Edições Cosmos, 1991, pp. 237-239.
25. «O Dilúvio de Quéops e torturas piramidais», Cadmo, 1, Lisboa, Edições Cosmos, 1991, pp. 179-183.
26. «Das Pirâmides do Egipto ao Dilúvio de Quéops», Hathor: Estudos de Egiptologia, 3, Lisboa, Edições Cosmos, 1991, pp. 103-115.
27. «Dois chauabtis numa colecção privada portuguesa (colecção Amaral Cabral)», Hathor: Estudos de Egiptologia, 3, Lisboa: Edições Cosmos, 1991, pp. 15-23.
28. «Josep Padró: vai bem a Egiptologia na Catalunha», Hathor: Estudos de Egiptologia, 3, Lisboa: Edições Cosmos, 1991, pp. 119-126.
29. «Epigrafia da Colecção de Antiguidades Egípcias do Museu Nacional de Arqueologia», em Actas das IV Jornadas Arqueológicas, Investigação e defesa do património, março 1990, Lisboa: Associação dos Arqueólogos Portugueses, 1991, pp. 381-393.
30. «Uma lição do curso de História: as Pirâmides do Império Antigo», Hathor: Estudos de Egiptologia, 3, Lisboa: Edições Cosmos, 1991, pp. 129-143.
31. «Aspectos do roteiro queirosiano no Egipto: Eça de Queirós na mastaba de Ti», Cadmo, 2, Lisboa: Edições Cosmos, 1992, pp. 101-116.
32. «Os estudos pré-clássicos em Portugal», Cadmo, 2, Lisboa: Edições Cosmos, 1992, pp. 135-144.
33. «Colecções egípcias da ex-União Soviética», Cadmo, 2, Lisboa: Edições Cosmos, 1992, pp. 197-209.
34. «A colecção egípcia do rei D. Luís», Hathor: Estudos de Egiptologia, 4, Lisboa: Edições Cosmos, 1992, pp. 17-28 (com Maria Helena Trindade Lopes).  
35. «Historiografia e sedimentação do poder no Egipto Faraónico», A Construção Social do Passado, Actas do Encontro de 27 e 28 de novembro de 1987, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Associação dos Professores de História, 1992, pp. 61-78.
36. «La collection égyptienne du roi D. Luís», em Atti. VI Congresso Internazionale di Egittologia, I, Turim, 1992, pp. 671-673 (com Maria Helena Trindade Lopes).
37. «Cinco cones funerários egípcios no Museu Nacional de Arqueologia», O Arqueólogo Português, série IV, 8/10, Lisboa, 1990-1992, pp. 341-355.
38. «Cones funerários da Colecção de Antiguidades Egípcias do Museu Nacional de Arqueologia», Cadmo, 3, Lisboa: Edições Cosmos, 1993, pp. 49-60.
«Eduard Toda, pioneiro da egiptologia espanhola», Cadmo, 3, Lisboa: Edições Cosmos, 1993, pp. 106-115.
39. «Abertura da exposição de antiguidades egípcias do Museu Nacional de Arqueologia», Cadmo, 3, Lisboa, Edições Cosmos, 1993, pp. 177-179.
40. «Eça na mastaba de Ti», Queirosiana. Estudos sobre Eça de Queirós e a sua geração, 5-6, Baião: Associação dos Amigos de Eça de Queirós, dezembro-julho de 1993-1994, pp. 125-143.
41. «Paletas egípcias do Museu Nacional de Arqueologia», O Arqueólogo Português, série IV, 11/12, Lisboa, 1993-1994, pp. 391-402.
42. «Um esboceto egipcizante do arquitecto António do Couto», O Casapiano, 411, Ateneu Casapiano, Lisboa, dezembro de 1994, p. 10.
43. «A colecção egípcia do Museu Nacional de Soares dos Reis», Museu, 3, IV série, Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis, 1995, pp. 7-20.
44. O núcleo egípcio da colecção Marciano Azuaga, Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Sector de Acção Cultural, Casa Municipal de Cultura, Vila Nova de Gaia: Solar Condes de Resende, 1995.
45. «De novo (e sempre) o Egipto: novas descobertas no país do Nilo», Almadan, 4, II série, Almada, 1995, pp. 170-172.
46. «Colecção Bustorff Silva. Núcleo Egípcio», em Um Gosto Privado, Um Olhar Público. Doações, Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa: Instituto Português de Museus, 1995, pp. 58-62.
47. «Colecção Barros e Sá. Núcleo Egípcio», em Um Gosto Privado, Um Olhar Público. Doações, Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa: Instituto Português de Museus, 1995, pp. 154-176.
48. «La collection égyptienne du Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto», em Proceedings of the Seventh International Congress of Egyptologists, Cambridge, 3-9 September 1995, Lovaina: Ed. Peeters, 1998, pp. 59-65. 
49. «Os escribas e o ensino no Antigo Egipto», Revista de Ciências Históricas, X, Porto: Universidade Portucalense, 1995, pp. 79-110.
50. «O núcleo egípcio da colecção Assis Ferreira», Cadmo, 4/5, Lisboa: Edições Colibri, 1995, pp. 75-94.
51. «Meios de comunicação no Antigo Egipto», Anais, Lisboa: Universidade Autónoma Luís de Camões, 1996-1997, pp. 39-68.
52. «Fotografia e Egiptologia no século XIX», Cadmo, 6/7, Lisboa: Edições Colibri, 1996-1997, pp. 92-98.
53. «O núcleo egípcio da colecção de antiguidades da Biblioteca Nacional», Leituras, 2, Biblioteca Nacional, Lisboa, outubro 1997-abril 1998, pp. 161-167.
54. «O núcleo egípcio da colecção Miguel Barbosa», Cadmo, 8/9, Lisboa, 1998-1999, pp. 89-134.
55. «O estudo e a instalação da colecção de antiguidades egípcias do Museu Nacional de Arqueologia», O Arqueólogo Português, 17, Lisboa, 1999, pp. 527-538.
56. «O núcleo egípcio da colecção Luís Teixeira da Mota», em Carlos Alberto Ferreira de Almeida, In Memoriam, vol. I, Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1999, pp. 117-124.
57. «O núcleo egípcio da colecção Fernando Freitas Simões», Clio, 4, Lisboa, 1999, pp. 7-25.
58. «Collections égyptiennes au Portugal», Nilus, 8, Barcelona: Societat Catalana d'Egiptologia, 1999, pp. 3-5.
59. «As escritas egípcias: eternidade e quotidiano», em A Escrita das Escritas, Fundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa: Estar Editores, 2000, pp. 59-70.
60. «Serpente solarizada. Udjat: Ollo de Horus», em Facies Deitatis. As Faces de Deus, catálogo da exposição no Mosteiro de San Martiño Pinario (de 15 de Setembro a 30 de Novembro de 2000), Santiago de Compostela: Consorcio de Santiago, Arcebispado de Santiago de Compostela, 2000, pp. 255-257.
61. «Egiptologia em Portugal», Cadmo, 10, Actas do Colóquio Internacional «Sociedade, Religião e Literatura no Próximo Oriente Antigo», Lisboa, 2000, pp.57-94.
62. «Um escaravelho do coração numa colecção privada portuguesa», em Museu, 9, IV série, Porto: Museu Nacional de Soares dos Reis, 2000, pp. 7-27.
63. «Museologia egiptológica em Portugal no século XX», Boletim da Associação Portuguesa de Museologia, 1/2, Lisboa, 2000, pp. 88-95.
64. «A escrita: traços e espaços», em Códice, 6, série I, Fundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa, 2000, pp. 34-42.
65. «Um milenar anseio humano: instruir, educar e amparar», em Casa Pia de Lisboa: 220 Anos a Instruir, Educar e Amparar, Centro Cultural Casapiano, Casa Pia de Lisboa, Lisboa, 2000, pp. 17-53.
66. «Um património a visitar: Antiguidades Egípcias no Museu Nacional de Arqueologia», Patrimonium, Lisboa, Direcção-Geral do Património, 2000, pp. 25-35.
67. «A viagem oriental de Eça», Camões, 9/10, Letras e Culturas Lusófonas, Lisboa: Instituto Camões, abril-setembro, 2000, pp. 68-74.
68. «Han-gul: a escrita coreana», em A Escrita das Escritas, Fundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa: Estar Editores, 2000, pp. 139-144.
69. «A escrita: traços e espaços», em Códice, 6, série I, Lisboa: Fundação Portuguesa das Comunicações, 2000, pp. 34-42.
70. «A imagem da mulher na arte pré-clássica», em A Mulher na História, Actas dos Colóquios sobre a temática da Mulher, 1999/2000, Moita: Câmara Municipal da Moita, 2001, pp. 53-77.
71. Prefácio ao livro de Rogério Ferreira de Sousa, Os Doces Versos, Fafe: Edições Labirinto, 2001, pp. 5-7.
72. «Da teoria à prática: O exercício do poder real no Egipto faraónico», Clio, 5, Lisboa, 2001, pp. 33-57.
73. «A colecção egípcia do Museu do Caramulo», Cadmo, 11, Lisboa, 2001, pp. 55-63.
74. «O núcleo egípcio da colecção Sam Levy», Artis, 1, Lisboa, 2002, pp. 31-56.
75. «Os primórdios da ciência egiptológica», Cadmo, 12, Actas do Colóquio Internacional «Orientalismo Ontem e Hoje», Lisboa, 2002, pp. 63-84.
76. «L’Égyptologie au Portugal: le passé et le futur», em Egyptology at the Dawn of the Twenty-first Century. Proceedings of the Eighth International Congresso of Egyptologists, vol. 3, Cairo, Nova Iorque: The American University in Cairo Press, 2002, pp. 275-280 (em colaboração com José Nunes Carreira).
77. «O túmulo de Petosíris: expressão da confluência cultural greco-egípcia», em Presença de Victor Jabouille, Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2003, pp. 313-344.
78. «Erotismo no Antigo Egipto: expressão de vida e de eternidade», em Santinho Martins (coord.), O Erotismo na Arte, Lisboa, 2003, pp. 95-110.
79. «Egiptologia», em Madalena Lacerda Gouveia (coord.), Colecção da Fundação Abel de Lacerda, Museu do Caramulo, Caramulo: Fundação Abel de Lacerda, 2003, pp. 20-23.
80. «Tecidos coptas no Museu Nacional de Arte Antiga», Cadmo 13, Lisboa, 2003, pp. 79-96.
81. «A propósito do capítulo 186 do "Livro dos Mortos": Hathor e as barcas», Revista Portuguesa de História, 36, volume de homenagem aos Professores Luís Ferrand de Almeida e António de Oliveira, Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2002-2003, pp. 469-476.
82. «Erotismo no antigo Egipto: assim na terra como no céu», História, 66, Lisboa, Maio de 2004, pp. 26-29.
83. «Há 25 anos na Fundação Calouste Gulbenkian: reconstituição do túmulo da rainha Nefertari», Artis, 3, Lisboa: Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 2004, pp. 327-334.
84. «Seis novos objectos da colecção egípcia do Museu Nacional de Arqueologia», Cadmo, 14, Lisboa, 2004, pp. 53-60.
85. «O "Livro dos Mortos" do antigo Egipto: um viático para o Além»», Códice, 1, série II, Lisboa: Fundação Portuguesa das Comunicações, 2004, pp. 26-35.
86. «Estatuetas funerárias reais egípcias do Império Novo», em Economia, Sociedade e Poderes, Estudos em homenagem a Salvador Dias Arnaut, Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2004, pp. 803-834
87. «Textos funerários do antigo Egipto», em Actas do Encontro Turres Veteras, VI, História da Morte, Torres Vedras: Câmara Municipal de Torres Vedras e Instituto de Estudos Regionais e do Municipalismo Alexandre Herculano, 2004, pp. 47-55.
88. «Biobibliografia de José Nunes Carreira», em Percursos do Oriente Antigo, volume de homenagem a José Nunes Carreira, Lisboa: Instituto Oriental da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2004, pp. 13-50.
89. «O sarcófago e a múmia egípcia», em José Morais Arnaud e Carla Varela Fernandes (coord.), Construindo a Memória. As Colecções do Museu Arqueológico do Carmo, Lisboa: Associação dos Arqueólogos Portugueses, 2005, pp. 534-545.
90. «A colecção egípcia do Museu Condes de Castro Guimarães», Arquivo de Cascais, 13, Cascais: Câmara Municipal de Cascais, 2005, pp. 11-22.
91. «O sarcófago egípcio do Museu da Farmácia», Cadmo, 15, Lisboa, 2005, pp. 23-32.
92. «Novos objectos egípcios em colecções privadas de Portugal», Cadmo, 15, Lisboa, 2005, pp. 203-207.
93. «As cores no antigo Egipto: um sensitivo meio de comunicação», Códice, 2, série II, Lisboa: Fundação Portuguesa das Comunicações, 2005, pp. 46-57
94. «Cronologia da História da Escrita», cartela comemorativa da Fundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa, 2006, grande formato em 4 pp.
95. «Egiptomania queirosiana e eçamania egiptológica», Revista de Portugal, 3, Vila Nova de Gaia: Confraria Queirosiana, Edições Gailivro, 2006, pp. 10-14.
96. «Estelas funerárias egípcias em Portugal», O Arqueólogo Português – Suplemento, 3: Actas do VIII Congresso Internacional de Estelas Funerárias, Lisboa: Museu Nacional de Arqueologia, 2006, pp. 35-45.
97. «Da escrita cuneiforme à escrita latina», Códice, 3, série II, Lisboa: Fundação Portuguesa das Comunicações, 2006, pp. 18-31.
98. «Vasos de vísceras em colecções egípcias de Portugal», Cadmo, 16, Lisboa: Centro de História da Universidade de Lisboa, 2006, pp. 123-135.
99. «Comemoração dos vinte anos do Instituto Oriental», Cadmo, 16, Lisboa: Centro de História da Universidade de Lisboa, 2006, pp. 295-298.
100. «O touro no mundo pré-clássico», em O Touro: Mitos, Rituais, Celebração, Alcochete: Câmara Municipal de Alcochete, 2006, pp. 28-39.
101. «Henut-taui: uma dama do antigo Egipto», em Estudos em Homenagem ao Professor Doutor José Amadeu Coelho Dias, vol. 2, Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2006, pp. 67-80.
102. «A batalha de Kadech», em António Ramos dos Santos e José Varandas (coord.), A Guerra na Antiguidade, I, Lisboa: Caleidoscópio, Centro de História da Universidade de Lisboa, 2006, pp. 55-102.
103. «Um túmulo paradigmático do Império Antigo: A mastaba do alto funcionário Ti», em Pedro Gomes Barbosa (coord.), Arte, História e Arqueologia – Pretérito (sempre) Presente. Homenagem a J. Pais da Silva, Lisboa: Ésquilo, 2006, pp. 37-52.
104. «A colecção egípcia do Museu da Farmácia», em Josep Cervelló Autuori, Montserrat Diaz de Cerio e David M. Rull (eds.), Actas del Segundo Congreso Ibérico de Egiptologia, Barcelona: Universidade Autónoma de Barcelona, Institut d’Estudis, 2006, pp. 27-32.
105. «Comunicar viajando. Viajar no mundo pré-clássico», em Códice, 4, série II, Lisboa: Fundação Portuguesa das Comunicações, 2007, pp. 28-43.
106. «O embalsamamento egípcio: homenagem a Rómulo de Carvalho no Museu Arqueológico de Odrinhas», Cadmo, 17, Lisboa: Centro de História da Universidade de Lisboa, 2007, pp. 269-274.
107. «Duas estatuetas do “Império Antigo” na colecção egípcia do Museu Calouste Gulbenkian», Artis, 6, Lisboa: Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 2007, pp. 47-60.   
108. «Estatueta funerária de Hui, preparador de unguentos de Amon», em Maria de Fátima Reis (coord.), Rumos e Escrita da História, Estudos em Homenagem a A. A. Marques de Almeida, Lisboa: Edições Colibri, 2007, pp. 473-480.
109. «A preservação dos afectos na arte figurativa do antigo Egipto», em Arte Pré-Clássica, volume comemorativo dos vinte anos do Instituto Oriental da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa: Instituto Oriental, 2007, pp. 197-223.
110. «O deus Chu e o "Livro dos Mortos"», em Avelino de Freitas de Meneses e João Paulo Oliveira e Costa (coord.), O Reino, as Ilhas e o Mar Oceano. Estudos em Homenagem a Artur Teodoro de Matos, vol. 1, Universidade dos Açores, Centro de História de Além-mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Ponta Delgada, 2007, pp. 17-24.
111. «A egiptologia britânica», em «And gladly wolde (s)he lerne and gladly teche». Homenagem a Júlia Dias Ferreira, Lisboa: Edições Colibri, 2007, pp. 345-362.
112. «O cônsul Benoît de Maillet no Egipto», em Ana Leal de Faria e Isabel Drumond Braga (coord.), Problematizar a História. Estudos de História Moderna em Homenagem a Maria do Rosário Themudo Barata, Lisboa: Caleidoscópio, Centro de História da Universidade de Lisboa, 2007, pp. 229-251.
113. «Novos objectos do núcleo egípcio da colecção Rui Assis Ferreira», Cadmo, 18, Lisboa: Centro de História da Universidade de Lisboa, 2008, pp. 107-120.
114. «Uma estatueta funerária egípcia no Museu de Aveiro», Cadmo, 18, Lisboa: Centro de História da Universidade de Lisboa, 2008, pp. 219-221.
115. «A batalha de Meguido», em António Ramos dos Santos e José Varandas (coord.), A Guerra na Antiguidade, II, Lisboa: Caleidoscópio, Centro de História da Universidade de Lisboa, 2008, pp. 89-133.
116. «Impressões do Oriente: de Eça de Queirós a Leite de Vasconcelos», em Impressões do Oriente, Lisboa: Museu Nacional de Arqueologia, 2008, pp. 9-13.
117. «O núcleo egípcio», em Roteiro do Museu Condes de Castro Guimarães, Cascais: Câmara Municipal de Cascais, 2008, pp. 144-151.
118. «As pirâmides do Egipto», em As Sete Maravilhas da Antiguidade, Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2008, pp. 13-23.
119. «Baixo-relevo de um faraó. Museu Calouste Gulbenkian», Newsletter, 100, Museu Calouste Gulbenkian, Fevereiro 2009, pp. 26-27.
120. «Escaravelhos egípcios em Portugal», Cadmo, 19, Lisboa: Centro de História da Universidade de Lisboa, 2009, pp. 97-130 (em colaboração com Júlia Pereira Almeida).
121. «Nova visita de estudo do Instituto Oriental», Cadmo, 19, Lisboa: Centro de História da Universidade de Lisboa, 2009, pp. 311-319.
122. «Objectos egípcios nas reservas do Museu Calouste Gulbenkian», em Miguel Ángel Molinero Polo e Covadonga Sevilla Cueva (eds.), Trabajos de Egiptología. Papers on Ancient Egypt, 5/1, La Laguna: Universidad de La Laguna, 2009, pp. 67-74.
123. «Comunicabilidades e empatias no advento da República», Códice, 6, série II, Lisboa: Fundação Portuguesa das Comunicações, 2009, pp. 28-47.
124. Prefácio ao livro de Alda Barata Salgueiro, Vilar dos Condes. A Terra e a sua Gente, Lisboa: Textiverso, 2010, pp. 11-12.
125. «Eça de Queirós en Égypte», em Res Antiquitatis, Journal of Ancient History, I, Lisboa: Centro de História de Além-Mar, 2010, pp. 83-106
126. «A Colecção Egípcia do Museu de História Natural da Universidade do Porto», em Boletim da Associação Cultural de Amizade Portugal-Egipto, 15, 2010, pp. 2-6.
127. «Três pequenas colecções egípcias particulares», Cadmo, 20, Lisboa: Centro de História da Universidade de Lisboa, 2010, pp. 141-148.
128. «A luta pela sobrevivência do Egipto: a expulsão dos “Povos do Mar”», em António Ramos dos Santos e José Varandas (coord.), A Guerra na Antiguidade, III, Lisboa: Caleidoscópio, Centro de História da Universidade de Lisboa, 2010, pp. 97-150.
129. «Christiane Desroches-Noblecourt. In Memoriam», Cadmo, 21, Lisboa: Centro de História da Universidade de Lisboa, 2011, pp. 241-244.
130. «O núcleo egípcio da Colecção Estrada», em Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, Actas das Jornadas, outubro de 2010. Abrantes: Câmara Municipal de Abrantes e Fundação Estrada, 2011, pp. 29-37.
131. «Paremiologia maética: a sapiência proverbial do antigo Egipto», em 4º Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios. 4th Interdisciplinary Colloquium on Proverbs, Tavira: Associação Internacional de Paremiologia, International Association of Paremiology, 2011, pp. 13-23.
132. «Paremiology of Maat: the proverbial wisdom of ancient Egypt», em 4º Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios. 4th Interdisciplinary Colloquium on Proverbs, Tavira: Associação Internacional de Paremiologia, International Association of Paremiology, 2011, pp. 23-29.
133. Colaboração no novo catálogo do Museu Calouste Gulbenkian na versão inglesa, com os artigos: «Low-relief depicting Princess Merytites» (p. 20), «Head of King Senwosret» (p. 21), «Statuette of the Lady of the House Henut-Tawi» (p. 22), «Torso of King Pedubast» (p. 23), «Statuette of the Official Bes» (p. 24), «Funerary Mask» (p. 25), «Solar barque of Djedhor» (p. 26), «Head of a courtier» (p. 27), em Calouste Gulbenkian Museum, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.
134. Prefácio ao livro de Telo Ferreira Canhão, Textos da Literatura Egípcia do Império Médio. Textos hieroglíficos, transliteração e tradução comentada, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012, pp. 7-9.
135. «O ka de Christiane», Boletim da Associação Cultural de Amizade Portugal-Egipto, 21, 2012, pp. 5-8.
136. Prefácio ao livro de Telo Ferreira Canhão, Textos da Literatura Egípcia do Império Médio. Textos hieroglíficos, transliteração e tradução comentada, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012, pp. 7-9.
137. Colaboração no catálogo da exposição Serápis nos Confins do Império. O Complexo Sagrado de Panóias, coordenação de Rogério Sousa e João Ribeiro da Silva, Vila Real: Direção Regional de Cultura do Norte e Município de Vila Real, 2013, com os artigos: «Sítula» (p. 32), «Deméter» (p. 33), «Ísis com Hórus» (p. 34), «Escaravelho» (pp. 51-52).

Entradas em dicionários e enciclopédias:

1. Colaboração no Dicionário Ilustrado da História de Portugal, vol. I e II, Publicações Alfa, Lisboa, 1985, com os artigos: Árabes no Ocidente Peninsular, Berberes no Ocidente Peninsular, Moçárabes, Reinos Taifas, Visigodos, David Lopes, Rosa Araújo, Serpa Pinto, Socotorá, Silva Porto, D. Maria Teles de Meneses, Tristão Vaz Teixeira, D. Luísa de Gusmão.

2. Colaboração nas Biografias da História Universal, Publicações Alfa, Lisboa, 1987, com os artigos: D. Afonso Henriques, Inês de Castro, D. Dinis, Isabel de Aragão, Chanceler Julião, Roberto Ivens, D. José, D. João III, D. João V.

3. Colaboração na Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura (nova edição atualizada), da Editorial Verbo, 1998, com os artigos: Chabaka, Edfu, Egipto, Egiptologia, Egipto-mania, Elefantina, Walter Emery, Adolf Erman, Ermant, Erotismo no Antigo Egipto, Esna, Faraó, Raymond Faulkner, Felá, Alan Gardiner, Guebelein, Guerza, Guiza, Hatitas, Hattusili, Heliópolis, Heracleópolis, Hicsos, Hieracômpolis, Hórus, Maet, Oxirinco, Psametek, Ré, Sais, Sakara, Seneferu, Senuseret, Seti, Taharka, Tânis, Tot, Tutankhamon, Tutmés.

4. Colaboração no Dicionário do Antigo Egipto, da Editorial Caminho, Lisboa, 2001, com os artigos: Aanen, Abertura da boca, Abido, Abu Gurab, Abu Mina, Abu Roach, Abusir, Acheru, Acróstico, Adoradora divina, Adultério, África, Aguilkia, Aha (deus), Aha (rei), Ah-hotep (I, II), Ahmés, Ahmés (filho de Abana), Akcha, Ai (rei), Aker, Akh, Akhmenu, Akhmim, Alabastro, Aliteração, Altar, Alto Egipto, Amada, Amara, Amásis, Amenemhat, Amenemhatsurer, Amenemnesu, Amenemope (rei), Amenherkhopechef, Amen-hotep (I, II, III), Amen-hotep (filho de Hapu), Amenmesés, Amentet, Amirteus, Amnistia, Amon, Amonet, Amuletos, Andjeti, Animais sagrados, Ankhesenamon, Ankhchechonk, Ankhenesmeriré, Ankhesneferibré, Antef (I, II, III, VIII), Antepassados, Anti, Antropofagia, Aparição, Apedemak, Apopi, Apriés, Arauto, Arquitecto, Arquitectura, Arquitrave, Arte, Artesão, Artista, Aspelta, Assassif, Athribis, Aton, Atum, Auaris, Avestruz, Ba, Bab el-Gassus, Babi, Babuíno, Bai, Baixo Egipto, Bakenkhonsu (I, II, III), Bakenrenef, Balança, Banebdjedet, Banho, Banquete, Barca processional, Barca solar, Barco, Basalto, Bat, Behedet, Beijo, Beit el-Uali, Beleza, Benben, Bentanat, Benu, Bés, Beset, Biga, Bolos, Brincos, Bronze, Bubasteum, Bubástis, Burocracia, Busíris, Cabeça de reserva, Cabeleira, Caixas para chauabtis, Calvície, Campos de Iaru, Canopo, Cantoras de Amon, Cão, Capela, Caricatura, Cários, Cartas, Cartas aos Mortos, Cartela, Cartonagem, Casa de Vida, Castração, Celeiros, Cenotáfio, Cerâmica, Cevada, Chabaka, Chabataka, Chai, Charuhen, Chasu, Chechonk (I-V), Chepseskaf, Chu, Chuva, Clero, Cnossos, Cobre, Colares, Colónias, Colossos, Coluna, Concubina, Cones funerários, Coptas, Cores, Dahchur, Dança, Deportação, Depósitos de fundação, Desenho, Dialecto, Dinastias, Djed, Djedefhor, Djedefré, Djedkaré, Djedkhonsuiuefankh, Djemdet Nasr, Djer, Djoser, Dra Abu el-Naga, Dromedário, Duamutef, Duas Senhoras, Duas Terras, Duat, Egipto, Egiptologia, Egiptomania, Electrum, El-Hiba, Embalsamamento, Enéade, Época Baixa, Época Greco-Romana, Erotismo, Escaravelho, Escola, Escribas, Esfinge, Espelhos, Estandartes, Estatuária, Estatuetas funerárias, Estela, Estojo fálico, Estrangeiros, Eternidade, Exílio, Faiança, Faium, Falo, Falsificação, Fila, Filhos de Hórus, Fórmula de oferenda, Fronteiras, Funcionalismo, Funerais, Ganso, Gato, Geb, Guiza, Gurnet Murrai, Ha, Hakor, Hapi, Hatiá, Hatmehit, Hauti, Heb, Hekaib, Heket, Heretkau, Herichef, Herihor, Hesat, Hetepsekhemui, Hibis, Hierático anormal, Hipogeu, His-tória, Hor, Horemheb, Horkhuef, Huni, Iah, Ihi, Império Antigo, Império Médio, Império Novo, Imseti, Inaros, Incenso, Incesto, Ipu-uer, Ititaui, Iusaés, Jardins, Justificado, Ka, Kaa, Kadech, Kamés, Karomama, Kasr Ibrim, Kebehsenuef, Khaba, Khaemuaset, Khafré, Khamerenebti, Khasekhem, Khasekhemui, Khemmis, Khentiamentiu, Khentikheti, Kherti, Kheti (I, II, III), Khufu, Kuch, Labirinto, Lago sagrado, Lágrimas, Lamentações, Lápis-lazúli, Lebre, Legiões, Líbia, Litanias, «Livro das Cavernas», «Livro das Portas», «Livro das Respirações», «Livro de Amduat», «Livro dos Dois Caminhos», «Livro dos Mortos», «Livros do Além», Maatkaré, Madeira, Maet, Mafdet, Mahés, Maia, Malaquite, Mão do deus, Masaharta, Máscara funerária, Medicina, Médicos, Medinet Habu, Mehen, Mehetueret, Mehit, Mendés, Menés, Mênfis, Menkauré, Menkheperré, Mentuemhat, Mercenários, Merenptah, Merenré, Meretseguer, Merikaré, Méris, Merit, Meroé, Mesa de Oferendas, Meskhenet, Min, Mirra, Múmia, Mumificação, Música, Napata, Narmer, Navegação, Nebet-hetepet, Nebka, Nebré, Necau, Necrópoles, Neferirkaré, Neferités, Nepri, Nilómetros, Niuserré, Noite, Nome de Hórus, Norte, Nove Arcos, Ocidente, Olho, Onomástica real, Onomatopeias, Oráculos, Oriente, Osíris, Osorkon, Ovo, Padibastet, Pakhet, Palmeira, Pão, Papiro Matemático Rhind, Papiro Pornográfico de Turim, Pátio, Pato, Pedreiras, Peixes, Pelúsio, Pergaminho, Peribsen, Perunefer, Petosíris, Pié, Pigmentos, Pilone, Pinedjem (I, II), Pirâmides, Piramidologia, Piramidomania, Pornografia, Portas do Além, Prostituição, Psametek (I, II, III), Psusennes, Ptah, Ptah-Sokar-Osíris, Punt, Quadrícula, Química, Quironomia, Rahotep, Ramés, Ramesseum, Rampa, Ramsés (I a XI), Ramsésnakht, Rechep, Recompensas, Ré-Horakhti, Rekhmiré, Relatórios, Relevo, Renascença (Era da), Renenutet, Retenu, Revoltas, Roberts (David), Rosellini (Ippolito), Rudamon, Sacerdotes, Sacerdotisas, Sacrifícios humanos, Sais, Sakara, Sala da barca, Sala do deus, Sanakht, Sarcófagos, Saúde, Sebekemsaf, Sebek-hotep (I a VIII), Sebekneferu, Sefekhetabui, Sekhemkhet, Semataui, Semenkhkaré, Semerkhet, Senenmut, Sennefer, Sepa, Serdab, Serekh, Set, Seti (I, II), Setnakht, Siamon, Silêncio, Sinuhe, Siptah, Sistro, Sitamon, Smendes, Sokar, Sopdit, Sopro, Sul, Taá, Taharka, Taiet, Takelot (I, II, III), Tamareira, Tânis, Tanutamon, Tarif, Tatenen, Tauseret, Tebas, Tefnakht, Tell el-Iahudeia, Templos divinos, Templos do vale, Templos funerários, Templos solares, Teos, Testículos, «Textos das Pirâmides», «Textos de Execração», «Textos dos Sarcófagos», Ti, Tié, Tijolos, Titulatura, Tradução, Túmulos, Turquesa, Tutankhamon, Uadj-uer, Udjahorresenet, Udjat, Uenamon, Uepuauet, Urbanismo, Useret, Userkaf, Vasos de vísceras, Zauiet el-Arian.

5. Colaboração na Grande Enciclopédia Planeta, Lisboa: Beta, 2004, com os artigos Egiptologia e Egiptologia em Portugal.