Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

J. A. Gonçalves Guimarães - Atualização bibliográfica 2013


Licenciado em História, Mestre em Arqueologia pela FLUP; ex-professor auxiliar convidado da Universidade Portucalense Infante D. Henrique; do Instituto Português de Sinologia; da Academia Eça de Queirós; da APHVIN/GEHVID; diretor do Solar Condes de Resende.

1 – Atividades profissionais em 2013:

- Gestor de Património como diretor do Solar Condes de Resende;
-  Coordenador do Gabinete de História, Arqueologia e Património (GHAP) da associação cultural Amigos do Solar Condes de Resende - Confraria Queirosiana (ASCR-CQ);
- Coordenador e investigador em projetos em curso no Solar Condes de Resende e no GHAP;
- Membro da Academia Eça de Queirós (ASCR-CQ) e nessa qualidade coordenador e docente no curso livre “Esplendor da Arqueologia: Ciência – Cultura - Turismo” iniciado em Outubro de 2012 e terminado em Abril de 2014;
-  Coordenador e docente do curso livre “História Empresarial e Institucional” organizado pela mesma entidade e certificado pelo Centro de Formação do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente (M. E.);
-  Co-diretor do projeto CASTR’UIMA 2009-2013 no Parque do Castelo de Crestuma (GHAP);
-  Diretor adjunto da Revista de Portugal (anual - ASCR-CQ) e do Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia (semestral);
-  Como jornalista (Carteira Profissional TE-638), editor e autor do blogue eca-e-outras.blogspot.com, postado ao dia 25 de cada mês, publicado também no jornal As Artes entre as Letras, do Porto.

2 – Participação em congressos e outras reuniões científicas:

Fevereiro
16     - Jornada Queirosiana da Câmara de Sintra, com comunicação e powerpoint.
22     - VIIIº Fórum Internacional de Sinologia, no Instituto Politécnico de Leiria, organizado pelo Instituto Português de Sinologia, de que é membro fundador, com comunicação e power point.
         (participou nas Semanas Culturais da China organizadas pelo Centro de Estudos Chineses do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Lisboa, desde a IV (2001) até à VIII e última (2005) e desde então no Fórum Internacional de Sinologia, desde o Iº (2006) até ao VIII (2013), realizados em Porto, Vila Nova de Gaia, Lisboa e Leiria, sempre com comunicações que tenciona reunir no livro Do Porto à China.
Maio
16     - Congresso Internacional O Cavalo e o Touro na Pré-História e na História, organizado pelas Câmaras Municipais da Golegã e da Chamusca, com comunicação e power point.
24     - Palestra para os alunos do Curso de Geografia da FLUP na Junta de freguesia de  Crestuma, com power point.
30     - II Encontro Científico Cidades, Espaços e Identidades na Universidade Lusófona do Porto, com power point.
Junho
 28    - 1.as Jornadas Arqueológicas do Castelo de Crestuma no Parque Biológico de Gaia e Parque do Castelo de Crestuma, organização e comunicação com power point.
Setembro
21     - Jornadas Europeias do Património no Solar Condes de Resende, organizadas pela Academia Eça de Queirós, com comunicação e power point.
Outubro
21     - Curso de Arquitetura Paisagística da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, palestra com power point.
Novembro
21     - Homenagem ao Professor Doutor Armando Coelho Ferreira da Silva, na FLUP, com power point.
24 -   Dia Nacional da Cultura Científica no Parque do Castelo de Crestuma, palestra ao ar livre.

3 – Palestras e conferências realizadas com power point e outros trabalhos científicos

Janeiro:
03 -        Palestra “De Gaia a Vila Nova de Gaia”, no Solar Condes de Resende.
07 -        Palestra “Artesanato em Vila Nova de Gaia: entre o passado e o presente”, na Escola Soares dos Reis, Vila Nova de Gaia.
10 -        Palestra “S. Gonçalo e S. Cristóvão em Gaia”, no Solar Condes de Resende.
17 -        Palestra “Evolução administrativa de Vila Nova de Gaia”, idem.
24 -        Palestra “Gaia e as Invasões Francesas”, idem.
31 -        Palestra “Republicanos, monárquicos e outros”, idem.
Fevereiro:
07 -        Palestra “O Porto e a China, uma antiga relação”, idem.
14 -        Palestra “O Núcleo chinês da Coleção Marciano Azuaga”, idem.
16 -        Jornada Queirosiana, Sintra: “Roteiros queirosianos, da biografia à ficção literária”, a convite da Câmara Municipal de Sintra.
22 -        VIII.º Forum Internacional de Sinologia: “Macau na Exposição Colonial do Porto em 1934: viagem à China ao pé da porta”, Instituto Politécnico de Leiria.
28 -        Palestra “Imagens antigas de Xangai”, no Solar Condes de Resende.
Março:
07 -        Palestra ”A obra do escultor luso-chinês Raúl Xavier, idem.
21 -        Palestra “As curandeiras chinesas que alvoraçaram Lisboa em 1911”, idem.
Abril:
04 -        Palestra “Legados oitocentistas gaienses à Misericórdia do Porto”, idem.
11 -        Palestra “Manifestações de religiosidade popular”, idem.
18 -        Dia Internacional dos Monumentos e Sítios: palestra “A Serra do Pilar ao longo dos tempos”, idem.
     -        Palestra sobre o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios na sede da Misericórdia de Gaia.
20 -        Curso Esplendor de Arqueologia: “A outra Arqueologia do Côa: a estação da Quinta da Ervamoira”, no Solar Condes de Resende.
Maio:
16 -        I.º Congresso Internacional o “Cavalo e o Touro”, Golegã e Chamusca: “Aprestos e representações equestres da Coleção Marciano Azuaga”, (com Susana Guimarães.
24 -        Palestra para o Curso de Geografia da FLUP: “Crestuma e a navegação no Rio Douro” na Junta de Freguesia de Crestuma.
30 -        II Encontro Científico Cidades, Espaços e Identidades, Universidade Lusófona do Porto, comunicação sobre: “Marquês de Soveral Homem do Douro e do Mundo”.
Junho:
28 -        I.as Jornadas Arqueológicas do Castelo de Crestuma, Parque Biológico de Gaia e Parque do Castelo de Crestuma: “O Castelo de Crestuma: a Arqueologia em busca da História” (com António Manuel Silva).
Agosto:
12 -        Co-direção das escavações arqueológicas no Castelo de Crestuma, levadas a efeito pelo GHAP com o patrocínio de Águas e Parque Biológico de Gaia.
Setembro:
21 -        Jornadas Europeias do Património no Solar Condes de Resende, apresentação de projetos do GHAP: “Património Gaiense: um ponto da situação”, e “Aprestos e representações equestres da Coleção Marciano Azuaga” (com Susana Guimarães).
22 -        Co-direção e apoio técnico à intervenção arqueológica no cais romano submerso no Castelo de Crestuma.
Outubro:
12 -        Palestra sobre os 125 anos de Os Maias para a Associação Cultural Amigos de Gaia, no Solar Condes de Resende.
21 -        Curso de Arquitetura Paisagística da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto: “Jardim do Morro de Gaia: um emplastro urbanístico?”.
Novembro:
16 -        Abertura do curso sobre História Empresarial e Institucional organizado pela Academia Eça de Queirós e certificado pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Gaia Nascente: “Âmbito, objetivos e interesse social, económico e cultural da História Empresarial e Institucional” no Solar Condes de Resende.
21 -        Faculdade de Letras da Universidade do Porto: “Homenagem ao Professor Doutor Armando Coelho Ferreira da Silva: além do mais, também um percurso gaiense”.
24 -        Dia Nacional da Cultura Científica, Parque Biológico de Gaia: “As escavações arqueológicas no Castelo de Crestuma”, no Parque de Crestuma.
Dezembro:
07 -        Curso sobre História Empresarial e Institucional: “Os arquivos das empresas do Vinho do Porto”, no Solar Condes de Resende.

4 – Bibliografia publicada:

- Guimarães, J. A. Gonçalves, «Ermo de São Salvador do Mundo, santuário duriense», Douro, Vinho, História & Património, n.º 2, Porto, APHVIN/GEHVID, 2013, pp. 155-182.
- Guimarães, J. A. Gonçalves, «Música e Músicos em Gaia», Boletim da Associação Cultural Amigos de Gaia (B.A.C.A.G.), nº. 76, Junho de 2013, pp. 27-31.
- Guimarães, J. A. Gonçalves (com Silva, António Manuel S. P.), Castelo de Crestuma. A Arqueologia em busca da história, Vila Nova de Gaia, Águas e Parque Biológico de Gaia/Confraria Queirosiana, Junho de 2013, 20 p., ilustrado.
- Guimarães, J. A. Gonçalves (com Silva, António Manuel S. P.; Sousa, Laura; Pinto, Filipe M. Soares, «Complexo arqueológico do Castelo de Crestuma. Resultados da primeira campanha de escavações arqueológicas», Terra de Santa Maria: espaços de cultura em debate no 10º aniversário da revista Villa da Feira, Santa Maria da Feira, LAF, Junho de 2013, pp. 45-68, ilustrado.
- Guimarães, J. A. Gonçalves, «O Ermo de São Salvador do Mundo, santuário duriense», O Rabelo, Outubro de 2013, pp. 06-23, ilustrado.
- Guimarães, J. A. Gonçalves (org.), Esplendor da Arqueologia, Ciência-Cultura-Turismo, CD com textos dos professores do Curso, e texto de introdução «Os cursos livres do Solar Condes de Resende: uma parceria frutuosa com a Academia Eça de Queirós» e «Ervamoira: da Granja romana à quinta medieval de Santa Maria, uma hipótese de musealização das ruínas» (2003) da autoria do organizador; Vila Nova de Gaia, Academia Eça de Queirós, outubro de 2013.
- Guimarães, J. A. Gonçalves (com Almeida, Graça Nicolau de), Adriano Ramos Pinto Vinhos e Arte, Vila Nova de Gaia, Adriano Ramos Pinto (Vinhos) SA, Outubro 2013, 375 p., ilustrado.
- Guimarães, J. A. Gonçalves, «Roteiros queirosianos: da biografia à ficção literária», Revista de Portugal, nº 10, Vila Nova de Gaia, Confraria Queirosiana, Novembro de 2013, pp. 48-57, ilustrado.
- Guimarães, J. A. Gonçalves (com Costa, Francisco Barbosa da), «Necrópoles antigas no território gaiense – a propósito da abertura do cemitério paroquial de Canelas em 1890», B.A.C.A.G., n.º 77, Dezembro de 2013, pp. 5-13, ilustrado.
- Guimarães, J. A. Gonçalves, direção e autoria de Eça & Outras (ecaeoutras.blogspot.com), publicados, IIIª série, n.º 53, 25 de janeiro, ao n.º 64, 25 de dezembro de 2013, também parcialmente publicados em As Artes entre as Letras.
- Guimarães, J. A. Gonçalves (com Silva, António Manuel S. P.), «O Castelo de Crestuma (Vila Nova de Gaia) e a ocupação tardo-antiga no Baixo Douro», Arqueologia em Portugal 150 anos, Lisboa, AAP, 2013, pp. 883-893, ilustrado.

5 – Trabalhos produzidos que aguardam publicação:

a)      Industria, Comércio e Serviços em Vila Nova de Gaia no século XX (com Susana Guimarães e Eva Baptista).
b)      Os Jovens do Torne: memória gaiense dos anos sessenta.
c)      Os dragões no imaginário nortenho.
d)      Fernão Magalhães e Vila Nova de Gaia.
e)      Caraterização etnográfica de Mafamude, Vila Nova de Gaia.
f)       A Quinta do Vale Meão no Douro Superior: arqueologia e história.
g)      Macau na Primeira Exposição Colonial Portuguesa – Porto, 1934.Viagem à China ao pé da Porta.
h)      A comercialização de Vinho Verde por empresas de Vinho do Porto: o caso da Casa Ramos Pinto (com Graça Nicolau de Almeida).
i)       Aprestos e representações equestres da Coleção Marciano Azuaga, (com Susana Guimarães) Atas do Iº Congresso Internacional o Cavalo e o Touro na Pré-História e na História, Golegã, Câmara Municipal.
j)       História Empresarial: uma recente disciplina académica.
















      

Sem comentários:

Enviar um comentário